O que é preciso para abrir uma loja de joias

Publicado por redator em

joias

Existem vários tipos de negócios e estabelecimentos, entre eles, as joalherias, que apresentam algumas particularidades. Uma joalheria pode comercializar diversas joias, com diferentes valores, materiais de composição (prata, latão, cobre, ouro), associadas a diferentes pedras preciosas, como é o caso das diamantes, esmeraldas e a safira.

Os materiais que podem ser comercializados diariamente são os mais variados, desde um anel de diamante para noivado, até brincos, colares, anéis variados e alguns braceletes.

O mais interessante é que este tipo de joia faz parte do dia a dia das pessoas e de momentos especiais, como é o caso do pedido de noivado, casamento e até mesmo em uma formatura ou colação de grau.

As joias, que são confeccionadas há muitos anos, antes de existir tecnologia presente para isso, já utilizavam metais preciosos em sua composição.

Com o passar dos anos e os avanços tecnológicos, a fabricação das joias evoluiu. Por isso, é possível investir neste negócio e até mesmo desenvolvê-lo por meio da inserção da produção e confecção de joias.

A produção de joias

Diversos tipos de joias podem ser confeccionadas, com variação do seu elemento de composição, seu tamanho, o tipo e a forma do material, assim como se ocorrerá a inserção de pedras preciosas ou detalhes manuais.

Diante disso, o cenário da produção de joias vai desde um anel de noivado diamantes feito com ouro, brincos em diferentes modelos ou com a inserção de pedras preciosas, assim como os colares que serão entregues como um presente.

A primeira dica que um empreendedor deste segmento precisa ter, é conhecer o processo de produção e a necessidade de ter equipamento e uma equipe especializada no segmento. Isso é fundamental para que todo o material tenha muita qualidade e precisão.

Em resumo, o processo de fabricação de joias com metais preciosos tem início com a laminação deste item, ou seja, a verificação de seu formato e espessura.

O metal também precisa ser exposto a um processo de recozimento, ou seja, um aquecimento para que os moldes ocorram. Em alguns casos, é necessário fundir o metal para transformá-lo em líquido para a inserção nos moldes pré-definidos.

Existe também a utilização de equipamentos de solda, lixamento e polimento do metal para que as imperfeições sejam removidas e o metal possa ficar perfeito.

Para aumentar a resistência e a durabilidade de um anel de brilhante noivado, que não seja feito à base de elementos como ouro ou prata, é aplicada uma pintura conhecida como galvanoplastia, que consiste em revestir o material com essa pintura, evitando problemas com a corrosão e a ferrugem.

No processo final, o foco é no acabamento do elemento metálico. Ou seja, a ideia é verificar se a intenção é que este material seja mais brilhoso ou até mesmo, tenha um tom mais fosco.

Para que todo este processo ocorra com muita precisão e qualidade, é fundamental ter um design de joias que realize os projetos de confecção, assim como uma equipe e equipamentos especializados.

Melhore cada vez mais sua loja

Além de conhecer o processo de produção das joias, é fundamental refletir sobre os serviços oferecidos em uma loja para melhorar o contato e a experiência do cliente.

Alguns itens são importantes, como:

  • Ter um local climatizado;
  • Contar com uma equipe que tenha um bom atendimento;
  • Uniformizar os colaboradores;
  • Oferecer um café ou outro tipo de bebida ao cliente.

Em relação à estrutura da loja, é possível fazer um ambiente muito mais acolhedor através da escolha dos acabamentos.

Um deles, é o perfil de plastico rigido. Este tipo de material é um termoplástico, que está disponível em vários formatos, como um T ou U e que pode ser utilizado em diversos acabamentos, podendo, inclusive, ser personalizado.

O material, que é feito à base de PVC (Policloreto de Vinila), é flexível e durável, apresentando outras características como ter um baixo custo, ser fácil de instalar e de manter, além de ser resistente diante das variações de temperatura.

Personalize o serviço

Por fim, o uso de um caderno de anotacoes personalizado pelos colaboradores de uma loja pode servir para um controle de vendas, ou entregue como um brinde para os clientes.

A estratégia da entrega de brindes pode ser muito importante, levando em conta não somente a entrega de caderno anotações personalizado, mas também de outros produtos como canecas e mochilas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *