O que é necessário para uma loja de auto peças?

Publicado por redator em

O primeiro passo para ter uma loja de auto peças é gostar de carros. Pode parecer algo supérfluo, mas, ter afinidade com o negócio que se pretende abrir faz toda a diferença. Quando há interesse na área, estuda-se mais sobre o assunto e se mante atualizado no mercado é uma atividade prazerosa.

Entender sobre peças de carro e sobre os automóveis no geral permite um melhor atendimento e melhores decisões estratégicas.

O que toda loja deve ter

Antes de tudo, pode-se pensar de forma mais genérica. Existe uma série de pontos em comum entre as lojas físicas que comercializam produtos, independente do setor.

Afinal, são empresas que possuem estoque, funcionários que atendem os clientes, outras para organizar as finanças das vendas e compras, entre as demais funções.

Assim, os equipamentos indispensáveis para qualquer loja são:

  • Registro eletrônico de ponto;
  • Vitrines, prateleiras e gôndolas;
  • Balcão vitrine;
  • Escrivaninha e cadeira;
  • Microcomputador;
  • Impressora;
  • Telefone ou celular.

Esses são equipamentos básicos que devem ser adquiridos sempre que se abre uma loja.

Neste ponto, vale destacar que o registro de ponto só é obrigatório quando a empresa contém mais de 10 funcionários, o que significa que uma loja pequena não precisa se preocupar em adquirir esse item.

Entretanto, é válido pontuar que o registro adequado dos horários de entrada e de saída do funcionário são muito úteis. Com um ponto eletronico, tanto a empresa quanto o funcionário estão resguardados em questões legais.

Assim, essa é uma forma de garantir que todas as leis trabalhistas sejam cumpridas além de ter mais controle sobre a empresa e o que acontece nela.

Existe uma série de aparelhos para registro de ponto, dos mais simples aos mais sofisticados. Nos dias de hoje, o registro de ponto cartográfico, que utiliza o papel, acabou ficando obsoleto. Mas ainda pode estar presente em empresas pequenas.

Os mais comuns são as versões eletrônicas, o que inclui o uso de impressão digital para “bater o ponto”. É uma tecnologia considerada avançada, que impede fraudes e torna o processo mais eficiente.

Também existem alguns equipamentos que nem toda loja precisa ter, mas que são um diferencial. Um exemplo prático é a maquina de cafe.

De fato, a menos que o estabelecimento se trate de um café ou restaurante, não há necessidade real dessa máquina. Ainda assim, é possível encontrar uma grande quantidade de estabelecimentos que a possuem.

Isso acontece por uma série de motivos. Primeiro, essas máquinas são formas efetivas e acessíveis de tornar a loja mais aconchegante.

Como se sabe, tudo o que for  visto pelo cliente na loja será associado à marca. Por isso, escolher uma Máquina de café expresso automática de qualidade é interessante.

Segundo, o café é uma bebida estimulante e que propicia maior concentração. A máquina pode ser usada tanto por clientes quanto por funcionários, melhorando as interações.

As auto peças

Obviamente, as peças automotivas são indispensáveis e fundamentais para uma loja desse nicho. Quanto mais variedade, melhor. Não apenas com diferentes modelos e tamanhos, mas também com diferentes marcas.

O objetivo é que a sua loja sempre ofereça aquilo que o seu cliente está procurando, mesmo que seja algo menos popular e difícil de achar.

A loja deve, então, possuir peças para o sistema de direção, para o sistema de suspensão, para os motores… Ou seja, para todos os sistemas do automóvel.

O foco deve ser nas peças que apresentam problemas com maior frequência, comprando mais unidades e se preocupando com a variedade delas de forma mais intensa.

Vale lembrar que uma loja de auto peças deve vender muito mais do que isso.

Os Acessorios para troller, por exemplo, devem marcar presença nesse negócio. Como os carros 4×4 (off-road) são feitos para aventureiros, os acessórios incluem pranchas para desatolagem, bagageiro, banheiro portátil e outros.

Além disso, espera-se encontrar produtos como óleo de lubrificação, bancos para o carro, tapetes e itens decorativos.

Algo muito positivo sobre o mundo automotivo e, sobretudo, sobre os amantes de carro, é que ele vai muito além do prático e funcional, diversas vezes focando na estética.

Dessa maneira, ter uma loja de auto peças é muito mais do que comercializar acessórios para hilux. É preciso se preocupar com as normas reguladoras de cada país, administrar os funcionários e proporcionar um trabalho mais confortável e produtivo para eles, dentre outras ações importantes.

Assim, destaca-se o objetivo de oferecer um grande número de peças automotivas por meio de um atendimento excelente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *