O que é e para que serve o nobreak

Publicado por redator em

A tecnologia está presente no cotidiano das pessoas e traz um impacto sobre a cultura de ser. Desde a criação dos equipamentos, cada ano, os modelos apresentam avanços e inovações.

Um dos equipamentos mais importantes e utilizados em diversos aparelhos é o nobreak. Mas, você sabe o que é esse equipamento e para que serve? Não se preocupe que trabalharemos nesse artigo. Confira!

Você já ouviu falar em nobreak? Confira sua importância

O nobreak, também chamado de UPS, é um equipamento que tem como objetivo realizar a regulação da voltagem, assim como a pureza da energia, diante dos eletrônicos que são conectados a essa ferramenta.

Além disso, esse equipamento também é responsável pela alimentação dos aparelhos utilizando uma bateria, quando existe uma queda brusca de energia.

Existem equipamentos que são parecidos com o nobreak. Um exemplo seria o estabilizador, apesar do nobreak apresentar um resultado mais eficiente, por conseguir fornecer energia elétrica diante de apagões, por exemplo.

Um estabilizador é utilizado para proteger equipamentos eletrônicos dos chamados “picos de energia”. Existem equipamentos que são sensíveis diante do excesso de eletricidade, como é o caso dos computadores e dos eletrodomésticos.

Com isso, é necessário ter uma fonte de energia que seja estabilizadora. É importante que o mesmo seja conectado diretamente na tomada, além de ser exposto ao sol e também locais com muita umidade.

Voltando ao nobreak, ainda, esse equipamento apresenta diversas características, por exemplo:

  • Pode ser conectado em vários equipamentos;
  • Apresenta numeração com grau de potencia;
  • Informa ao cliente o tempo que ele continuará funcionando;
  • Precisa da troca de baterias a cada 2 ou 3 anos;
  • Evita a queima dos aparelhos eletrônicos.

Um dos equipamentos que pode ser conectado a um nobreak é o ar condicionado. O nobreak para ar condicionado. Esse equipamento é bastante sensível a variações de energia e no caso de uma sobrecarga, pode vir a queimar.

Por isso, associá-lo a um nobreak é tão importante, para evitar uma queima tanto total como parcial desse eletrodoméstico.

Manutenção do nobreak: a importância da prevenção

Diante da importância desse equipamento, é importante também se preocupar com a manutenção de nobreak SMS.

De modo geral, equipamentos que trabalham com energia elétrica precisam ser monitorados, visando evitar uma sobrecarga energética, ou maior corrente e tensão elétrica.

De modo geral, no caso dessa ferramenta, existem basicamente 3 tipos de manutenção: preventiva, preditiva e corretiva. No caso da preventiva, o equipamento é monitorado antes que ocorra de fato um problema técnico.

Na preditiva, já é necessário realizar alguma intervenção de forma mais assertiva, nesses casos, o aparelho pode ter disparado um alarme.

No caso da corretiva, o problema já existe, sendo necessário um conserto ou até mesmo uma possível reposição do sistema.

Dentre as três, a que atua de forma mais estratégica, sem dúvidas, é a manutenção preventiva. Com isso, o proprietário consegue também economizar e reduzir custos, aumentando a produtividade da peça e seu funcionamento de forma segura.

Mas, além do nobreak, existem outros equipamentos de cunho elétrico que podem ser importantes para sua residência.

Essa manutenção pode ser feita em uma assistência técnica, que seja especializada nesse tratamento e cuidado com equipamentos elétricos. É importante buscar pela assistência técnica e não por terceiros, para evitar danos ao equipamento.

A importância dos transformadores monofásicos

O transformador monofásico é utilizado para transformar a energia elétrica, de modo que proporcione a redução ou até mesmo uma elevação da tensão elétrica. Esse transformador tem a função de reduzir a tensão diante dos circuitos eletrônicos.

Por exemplo, muitas vezes um equipamento necessita de uma tensão mais baixa e se não houver a presença do transformador, chegará ao equipamento uma tensão muito maior do que ele suporta. Isso pode trazer diversos danos ao equipamento, ocasionando sua queima.

Dentre as principais características desse equipamento podemos citar que ele é muito importante e está presente em praticamente todas as instalações elétricas.

Além disso, esse equipamento pode ser considerado como de segurança porque evita um acidente por conta de sobrecarga de tensão e ainda aumenta a vida útil dos equipamentos.

Para realizar esse tipo de instalação, recomenda-se buscar por uma empresa especializada em eletricidade, que possua eletricistas qualificados para a realização do serviço. Com isso, é possível ter uma instalação elétrica com qualidade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *