O papel dos sistemas de incêndio em vários ambientes

Publicado por redator em

Um projeto de edificações, principalmente de ambientes de condomínios, edifícios ou prédios, sejam eles de cunho residencial, empresarial ou comercial, os profissionais da construção civil que são arquitetos, engenheiros, mestre de obra e a sua equipe de funcionários, precisam trabalhar para garantir que o imóvel não fique sem algum detalhe.

A elaboração de um projeto, com a planta que contém os desenhos e elementos que serão feitos é muito importante, seguido de um planejamento financeiro.

Com a quantidade de materiais que serão necessários para a construção, um cálculo com o tempo de obra e outros detalhes pertinentes que ajudam a realizar a obra com segurança, eficiência e agilidade.

Detalhes necessários nos projetos de edifícios

Questões de segurança nas construções merecem uma atenção especial, porque, priorizar essas questões durante a obra, garante a segurança das pessoas que circularam no espaço, evitando acidentes e problemas para as empresas responsáveis pelo projeto.

A montagem de um sistema de alarme de incêndio, equipamento extremamente importante para evitar acidentes, ajudando na proteção contra situações de incêndios, em espaços com grande circulação de pessoas, é extremamente importante.

É este sistema que tem a função de avisar as pessoas que há algum tipo de incêndio, situação de risco, acidentes ou outros fatores que possam colocar a vida das pessoas em ameça.

A presença de sistemas de detectores e alarmes de incêndio é obrigatório nos seguintes espaços:

  • Escolas;
  • Galpões;
  • Indústria;
  • Prédios;
  • Empresas;
  • Condomínios;
  • Entre outros estabelecimentos.

A importância dos equipamentos de segurança

O sistema de detecção e alarme de incêndio é composto por acessórios que podem ser analógicos, digitais e endereçáveis.

A criação dos sistemas, variam de acordo com o local que necessita da instalação.

Por isso, pesquisar informações, dicas e referências de empresas que atuam no segmento de equipamentos e sistemas de incêndio é a melhor maneira de conseguir um aparelho de qualidade, excelente custo-benefício e que promove segurança nos ambientes.

Um sistema convencional de alarme, possui detectores de incêndio, que são instalados nos ambientes e possui a possibilidade de serem alocados em uma central de alarme.

Esse aparelho, proporciona o acesso às informações que são enviadas dos detectores e sensores, que avisam quando há uma situação grave está por perto, ajudando, nas questões de evacuamento das pessoas do estabelecimento.

Os modelos disponíveis de centrais de alarme no mercado são: digitais com luzes, desarme de alarme, quando necessário, e a possibilidade de sinais sonoros que podem ser silenciados. A versão analógica é controlada com um controle remoto.

A presença dos sistemas para a prevenção é muito importante, mas, não dispensa o uso de um bom extintor de incendio, produto específico que é usado para a extinguir, controlar e apagar princípios de incêndio e em casos de emergência.

Este item é um cilindro que tem pode ser carregado até o ambiente que esteja com um princípio ou alguma situação com chamas ou fogo.

Os extintores de incêndio precisam de uma manutenção, ou seja, precisam ser recarregados, de acordo com as especificações do fabricante, para estarem em excelentes condições em casos de emergência.

Esse item é obrigatório em prédios residenciais, comerciais; nas empresas, independentemente do segmento de atuação, a presença do extintor deve ser decidida durante a elaboração do projeto.

O posicionamento do extintor é definido, de acordo com a NBR 12693, que define uma demarcação mínima de solo para os extintores.

Uma brigada de incendio, grupos que são treinados para solucionar problemas e acidentes de incêndio.

Os profissionais que compõem esse grupo, recebem uma série de treinos e testes, onde recebem a capacitação necessária, para atuarem em empresas e estabelecimentos, ajudando a controlar incêndio, na evacuação de pessoas e na prestação de primeiros socorros.

Além dos itens de Um projeto luminotécnico, é essencial para garantir iluminação aos ambientes, porém, não consiste apenas em realizar uma instalação de lâmpadas. Os profissionais que atuam nesta área, elaboram cálculos para fazer a distribuição de luminosidade, de forma correta aos ambientes.

Durante a realização do serviço, alguns fatores são considerados como: cores das paredes e pisos, medida do pé direito do ambiente, função do local, tipo de luminária e outras questões que fazem toda a diferença.

O projeto luminotécnico preço pode variar de acordo com as necessidades do cliente e o tipo de ambiente.

Sendo assim, pesquisar informações de empresas ou profissionais autônomos que realizam um trabalho de qualidade, com experiência e preço acessível, é uma solução para conseguir um ótimo projeto de iluminação e segurança para a sua empresa.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *