O papel da segurança nas empresas

Publicado por redator em

segurança

A segurança é uma questão muito importante no ambiente empresarial. Garantir condições adequadas e que não prejudique a saúde física e mental dos colaboradores é um dos principais objetivos que as empresas precisam ter.

O sucesso e reconhecimento dos clientes acontece quando há um bom desempenho na produção de mercadorias ou execução de serviços.

Os indivíduos que desejam empreender e ter uma empresa ou comércio de pequeno ou médio porte, devem atentar-se as questões relacionadas a segurança do trabalho.

Antes de investir em produtos, equipamentos e na contratação de profissionais para auxiliar nos cuidados das questões de seguridade, resolver algumas burocracias podem fazer a diferença na sua empresa.

Funcionários especializados em segurança e que tenham feito um curso NR 33 é um diferencial para a sua empresa. Esse curso capacita os profissionais da área de prevenção de acidentes, ensinando procedimentos e medidas de proteção no ambiente de trabalho.

O conhecimento específico sobre esse assunto é um ponto positivo e que pode agregar bons frutos para a sua empresa.

A abertura de negócio é um grande desafio, pois, necessita de muita pesquisa, estudo e dedicação para conseguir um resultado satisfatório.

Ter ajuda de pessoas próximas a você com vivência no mundo corporativo, por exemplo, é interessante para conversar sobre as suas ideias e desejos em relação ao negócio.

Fazer o plano de negócios para definir o momento presente da sua empresa e traçar metas para o futuro é muito importante para organização e cria um registro importante, com todas as informações que podem ser consultadas a qualquer momento pelo proprietário do negócio.

Além de trazer benefícios em fechamento de parcerias e negociações em um futuro próximo.

A importância dos investimentos em segurança para as empresas

O objetivo de fazer investimentos e dedicar tempo a criação de projetos para a segurança é reduzir o número de acidentes que acontece no trabalho.

Manter a integridade física e psicológica, combatendo os perigos e riscos que podem prejudicar os funcionários.

Um método simples para a segurança é a compra de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual).

O EPI é usado para proteger o colaborador e reduzir os riscos em casos de acidentes.

O Ministério do Trabalho e Emprego determina, de acordo com a NR 6 (Norma Regulamentadora), que o uso de equipamentos de proteção individual é obrigatório nas empresas, sendo sujeito a punições em caso da não utilização.

Com essa informação, a compra de: botas, luvas, capacetes, protetores auriculares, máscaras, roupas especiais, óculos.

Esses são os mais básicos que todas as companhias, independente do segmento deve oferecer gratuitamente aos seus colaboradores.

Algumas atividades, exigem o uso de equipamentos de segurança trabalho em altura como: cinto de segurança simples e tipo paraquedista, talabarte de posicionamento, luvas especiais, capacete com jugular, talabarte simples, trava-queda, polia, corda, talabarte Y e outros equipamentos auxiliares que ajudam na redobrar a proteção no trabalho.

O papel das instalações nas empresas

Um trabalho de qualidade faz toda a diferença quando o assunto é instalação. Uma empresa ou estabelecimento só pode iniciar as suas atividades ao conseguir um laudo AVCB dos bombeiros, documento que relata os equipamentos e sistemas de segurança que a empresa têm.

Por este motivo, comprar:

  • Alarmes e detectores de incêndio;
  • Hidrantes;
  • Mangueiras;
  • Sprinklers;
  • Extintores.

Uma empresa de instalação de sprinklers pode ajudar a colocar esse dispositivo contra incêndio no local adequado, de maneira simples e rápida, graças aos seus colaboradores experientes e o uso de ferramentas corretas para o serviço.

Contratar empresas que atuam no segmento de equipamentos de segurança é muito importante para os casos de manutenção dos dispositivos e itens.

Os extintores, por exemplo, com o decorrer do tempo precisam de um cuidado especial. Cada modelo possui um tempo de recarga determinado pelo fabricante.

Pesquisar informações sobre recarregar extintor preço é a solução para deixar o equipamento com um bom funcionamento, pois, em casos de acidentes, ter o extintor com qualidade, pode minimizar o problema.

Segurança externa

Um supervisor de espaço confinado na sua empresa, pode fazer as funções de vigia e ajudar na questão da segurança interna e externa, andando por todos os ambientes e verificando se está tudo bem com os funcionários e se não há nada de errado acontecendo que possa prejudicar a rotina de trabalho na empresa.

Outra medida relacionada ao bem-estar dos funcionários que o dono da empresa pode adotar é a instalação e manutenção de cameras de segurança, equipamento essencial para o monitoramento dos espaços.

Dessa forma o seu negócio sempre terá várias possibilidades de controlar a seguridade, garantindo bem-estar de todos, que sentindo tranquilidade, podem trabalhar exibindo o seu melhor e gerando bons lucros para a empresa.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *