NR 9 ou NR 20: qual o curso mais vantajoso?

Publicado por redator em

A NR 9, ou norma reguladora 9, é uma das várias normas regulamentadoras que visa a segurança do trabalhador e do ambiente que o cerca. Por sua vez, há um curso para o profissional se especializar nesse tipo de ocupação.

Essas normas têm como principal foco, de maneira resumida, realizar a orientação do trabalhador e a empresa a respeito de qualquer tipo de risco ambiental que pode ser causado no cargo de atuação.

Ao pesquisarmos, em qualquer tipo de motor de busca, ppra nr 9 veremos uma coisa notável: o programa de proteção de riscos ambientais tem ligação direta com essa norma.

Para melhor entendimento, segue a abaixo de um trecho escolhido desta norma no site do Ministério do Trabalho:

“[…] Afirma a obrigatoriedade da criação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, na qual objetiva à preservação da saúde e da da índole dos trabalhadores, feito pelo processo de recursos, aplicações de metas e resultados […]”.

Importância do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é importante em diversos aspectos para uma grande maioria de empresas, pois avalia e reconhece todo tipo de problema que pode, de alguma forma, prejudicar a integridade do trabalhador.

Todo o tipo de agente biológico entra nessas análises e eles são tidos como: ruídos altíssimos, tremores, temperaturas muito altas ou muito baixas, contato com fungos ou bactérias prejudiciais à saúde, gases nocivos etc.

O ppra pode, e deve, ser desenvolvido por conta da própria empresa, geralmente consultando um tecnico em segurança do trabalho e com o auxílio geral dos trabalhadores, como prediz este trecho da norma também tirado do site do Ministério do Trabalho:

“Os projetos do PPRA necessitam ser realizados no âmbito de cada instituição do ramo empresarial, sob a conduta do empregador, com o auxílio dos trabalhadores, sendo seus métodos e desenvolvimentos dependentes dos requisitos dos riscos e das obrigatoriedades de controle.”

Mais sobre a NR 9

O curso de NR9 pode ser encontrado em várias escolas técnicas, sendo, muitas vezes, requerido por empresas dentro do currículo do trabalhador.

Para trabalhadores de instalações elétricas e laboratórios, a existência desse curso dentro currículo carrega um grande peso, no sentido positivo.

O curso desta norma regulamentadora traz consigo um vasto conhecimento sobre uma variedade de possíveis problemas que podem ocorrer dentro de um ambiente de trabalho.

Todavia, é importante também que o profissional que busque esse conhecimento também seja instruído a saber como agir com esses acontecimentos.

Podemos concluir que a nr 9 é responsável por configurar, para o trabalhador, uma maneira mais prática de trabalho.

O que é o NR 20?

A norma regulamentadora 20, assim como o curso nr 20, tem como principal objetivo preparar o trabalhador para qualquer tipo de atividade seja de extrato, transferência ou armazenamento de produtos altamente inflamáveis, visando sempre a segurança no ambiente que o cerca.

Podemos, então, afirmar que a norma regularizadora tem como principal objetivo proteger todo o trabalhador que estiver em contato direto com qualquer tipo de inflamável, no caso, os próprios frentistas.

Existem muitos acidentes relacionados a queimaduras na pele e alergias causadas pela exposição constante destes funcionários a gasolina.

O curso nr 20 para frentistas é um diferencial importante que deve ser requerido durante o processo de contratação pelas empresas.

É importante ressaltar, também, que frentistas que fizeram esse curso se envolvem em menos acidentes do que a grande maioria.

Isso porque eles têm total conhecimento do equipamento que manuseiam e a forma correta de fazê-lo, que são assuntos que podem ser encontrados nas grades de ensino do curso.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *