A segurança do trabalho em ambientes agrícolas

Publicado por redator em

Os ambientes agrícolas demandam a utilização de uma série de máquinas e equipamentos especiais, sem falar em medidas de segurança que possam atender de forma resolutiva e eficiente esse segmento tão importante.

Por isso, é fundamental conhecer os recursos disponíveis no mercado para que as operações diárias nessa área sejam conduzidas conforme as normas regulamentadoras, sem falar nos benefícios promovidos com relação à rentabilidade e à eficiência da produção.

No artigo que você confere a seguir, saiba mais sobre algumas máquinas essenciais para as atividades agrícolas e entenda como torná-las mais otimizadas e práticas.

Além disso, conheça as vantagens dos serviços de consultoria e saiba como eles podem gerar muito mais desempenho e agilidade no cotidiano produtivo.

Máquinas importantes

São muitos os equipamentos empregados todos os dias no segmento de produção agrícola para que todas as operações realizadas na área sejam mais simplificadas, automatizadas e práticas.

Dessa forma, é necessário saber utilizar cada um deles conforme as demandas existentes no campo.

No geral, as máquinas que trabalham nesse setor são bastante pesadas, como tratores e colheitadeiras, e precisam fornecer alto desempenho para que seja possível completar todas as etapas de produção, de plantação, colheita atée a distribuição.

Por falar em colheita, você conhece o funcionamento das colheitadeiras? Também chamadas de ceifadeiras ou colhedeiras, essas máquinas são destinadas, como sugere seu próprio nome, à procedimentos eficazes de colheita em lavouras diversas, tais como de:

  • Cana-de-açúcar;
  • Algodão;
  • Trigo;
  • Arroz;
  • Café;
  • Soja;
  • Milho.

Cuidados importantes com máquinas pesadas

Máquinas pesadas como os tratores, que apresentam a robustez necessária para a execução de atividades que ficariam limitadas se operadas de forma manual pelos trabalhadores, devem contar com serviços especiais de reparo e manutenção para que possam garantir a produtividade sem transtornos ou surpresas.

Afinal, interromper um procedimento por conta de danos operacionais é altamente arriscado, gerando prejuízos para a produtividade e atrasando o desempenho no campo.

Sendo assim, vale a pena acompanhar de perto os variados tipos de desgaste que esses equipamentos podem sofrer com o decorrer do tempo e do uso.

Em caso de necessidade de troca ou reposições, ou mesmo de reparos mais complexos, é importante contar com Peças para tratores agrícolas de boa qualidade e que sejam compatíveis com o sistema de funcionamento do aparelho em que estão sendo instaladas.

Essas peças são extremamente úteis na hora de realizar uma manutenção corretiva, de forma que prolongam a qualidade da máquina e também sua vida útil.

Tipos de peças

Existem diferentes tipos de Peças para máquinas pesadas, pois os equipamentos também variam de formato, mecanismo e demanda de acordo com o uso e o sistema interno.

Desse modo, pás carregadeiras, colheitadeiras, retroescavadeiras e demais tipos de máquina pesada que são presença constante em ambiente agrícolas ou da construção civil, devem contar com itens específicos para a promoção do seu desempenho mais elevado.

Os eixos, por exemplo, são peças que transmitem potência por meio do movimento do motor e podem ser encontrados na articulação de elementos em máquinas variadas.

Já os discos são produzidos em materiais extremamente resistentes e podem ser aplicados em transmissão de embreagem ou freios, o que é ideal para as máquinas mais pesadas.

As cruzetas, por sua vez, são outro exemplo de peça essencial, pois transmitem a energia gerada pelo trator e proporciona níveis de estabilidade mais satisfatórios para o trabalho das molas e dos eixos.

É possível contar, ainda, com muitos outros tipos de peças, tais como rolamentos, dentes, engrenagens, pinos, correntes, cabeçotes, pastilhas de freio, etc.

Segurança

Não podemos falar de uso de máquinas pesadas e do setor agrícola sem mencionar as medidas essenciais de segurança do trabalho, que envolve uma série de ações voltadas para a saúde dos colaboradores e a preservação de sua integridade física.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre esse tipo de atuação, de modo que é importante consultar profissionais habilitados e com o devido preparo para instrução nesse sentido.

O ideal, portanto, é contratar os serviços qualificados de uma boa Consultoria em Segurança do Trabalho, que vai, por meio ações direcionadas e efetivas, se responsabilizar pela elaboração de:

  • Programas de Prevenção de Riscos Ambientais;
  • Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional;
  • Laudos técnicos;
  • Auditorias;
  • Palestras e treinamentos de segurança;
  • Procedimentos de gestão ambiental.

Tudo isso vai proporcionar muito mais controle de qualidade e gerar uma expansão considerável para a empresa, pois o cumprimento das normas e o uso de máquinas eficientes possuem um reflexo direto no ambiente de trabalho e nos resultados produzidos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *