Música infantil amplia conhecimento de estudantes

Publicado por redator em

Música

A música é um elemento que está presente na vida das pessoas desde os primeiros dias de vida, até mesmo dentro da barriga da mamãe.

As canções de ninar existem em diversas culturas, como uma forma de ninar, na hora de dormir, assim como nas brincadeiras infantis.

Para os papais e mamães que precisam deixar seus filhos em creches ou berçários, é preciso visitar o local, conhecer funcionários, professores e cuidadores.

Caso o espaço ofereça atividades extracurriculares, perceber quais as que mais podem atrair e entreter as crianças

Há escolas que oferecem atividades esportivas para alunos a partir dos seis anos de idade, quando a musculatura e os ossos já estão melhor formados, e a prática de educação física ajuda no desenvolvimento corporal, entre outros ensinamentos pedagógicos.

Se há a presença de pelo menos um instrumento musical, significa que crianças mais novas podem aprender por meio de sons e melodias, inclusive sendo aplicada no dia a dia, como respeito ao próximo, alimentação saudável e higiene pessoal.

Escolha de escola depende da rotina familiar

O ambiente mais adequado para uma criança deve se somar à realidade dos pais e responsáveis. A proximidade de casa ou do ambiente de trabalho pode ser um facilitador no dia a dia, pois evita o deslocamento para bairros mais afastados.

Um berçario Freguesia do Ó pode oferecer os mesmos serviços que qualquer outro estabelecimento em outros bairros e cidades de país, contanto que esteja preparado para receber crianças que precisam de cuidado e atenção.

Dessa forma, os pais devem escolher entre as diversas opções, com cuidado e atenção, pois os filhos ficarão sob a responsabilidade de pessoas que, em um primeiro momento, não fazem parte da vida da criança.

Além de solicitar informações a outros pais, é preciso estar atento a alguns detalhes, e que devem ser observados durante uma visita:

  • Profissionais técnicas e capacitadas;
  • Estrutura física apropriada;
  • Iluminação natural controlada;
  • Circulação de ar e climatização.

As cuidadoras devem ter conhecimento em primeiros socorros, pois muitas vezes acidentes domésticos acontecem, como engasgos e joelhos ralados.

Um espaço preparado tem piso adequado, portas seguras e portões que impedem o acesso a lugares perigosos, como escadas e parquinho sem um acompanhamento de um adulto.

A creche berçario deve contar com funcionários zelosos, tomadas com acessórios de proteção, cozinha equipada com profissionais como nutricionistas e cozinheiros ou cozinheiras devidamente uniformizados, com a higienização de todos os espaços devidamente em acordo com as normas regulamentadoras.

Musicalização infantil permite maior interação

Após a escolha do melhor lugar para deixar os filhos, os pais devem estar atentos à grade curricular, mesmo a partir dos primeiros anos de vida. Atividades físicas ajudam na formação corporal, na aprendizagem espacial e no despertar para outros tipos de ensino.

A partir do maternal 3, ou seja, com crianças a partir dos três anos de idade, a musicalização já pode envolver os próprios alunos, apresentando os diferentes instrumentos musicais, a importância da sonorização, inclusive as que fazem parte da natureza, e estão presentes no dia a dia, como o uivo dos cachorros, o miado dos gatos e o canto dos pássaros.

As possibilidades de aprendizagem são grandes, e podem ser uma forma lúdica de introduzir outros assuntos da grade curricular, como português e matemática, sem que as crianças percebam que estão aprendendo poesia, nas letras das músicas, e sobre tempo entre as notas musicais.

Uma aula de piano pode ser o primeiro passo para que as crianças possam descobrir novos talentos para a arte e cultura, como uma forma de estímulo aos alunos que querem se expressar de diferentes formas.

Aulas extracurriculares fazem parte do aprendizado

Aprender nunca é demais e, por isso mesmo, muitas escolas oferecem outras atividades, que nem sempre estão relacionadas com a grade curricular obrigatória.

Mesmo para os pequenos e, depois, em continuidade para a vida, a aula teclado pode fazer parte dos estudos de um aluno, como uma forma de expandir os conhecimentos na área musical.

Isso é muito positivo, pois amplia a forma de enxergar o mundo, além de palavras e números, com sons e notas musicais que já fazem parte da sociedade há muito tempo. em diversos momentos da vida a música está presente, como já dito sobre as canções de ninar e brincadeiras de roda.

As festas temáticas não seriam a mesma coisa sem as cantigas juninas e nas celebrações de fim de ano. Um professor de teclado pode ensinar sobre cultura e arte por meio das partituras, tão importantes para a composição de músicas, contando histórias vividas por outras pessoas, em outros tempos e lugares, e isso é mágico, desde a primeira infância.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *