Montando o serviço de estacionamento ideal

Publicado por redator em

Nos centros de grandes cidades, é cada vez mais difícil estacionar na rua. Além da falta de vagas, muitas prefeituras têm optado por cobrar pelos espaços, de modo a encorajar a maior rotatividade delas. Se isso, por um lado, é uma dor de cabeça para os motoristas, por outro, gera uma oportunidade de negócio bastante interessante: abrir um estacionamento.

Contudo, assim como a abertura de qualquer outra empresa, é preciso ficar atento à alguns aspectos, que aumentam as chances de sucesso do empreendimento. Confira algumas dicas para isso a seguir:

  1. Escolha uma boa localização para o estacionamento

As chances de que estacionamentos localizados em bairros eminentemente residenciais deem certo são reduzidas. O motivo é que, para que ele esteja sempre cheio, é preciso que o espaço para abrigá-lo seja bem localizado, próximo a locais como:

  • Edifícios comerciais;

  • Shoppings;

  • Ruas comerciais;

  • Hospitais, casas de shows e outros locais de grande fluxo.

Deste modo, as pessoas que visitarem tais lugares não terão outra opção para deixar os veículos.

  1. Ofereça uma boa estrutura no estacionamento

Ao escolher entre dois estacionamentos, motoristas não avaliam apenas a conveniência: para eles, também é essencial que seus carros estejam seguros.

Assim, locais com muros altos, além de um motor para portão que garanta uma abertura e um fechamento rápido, tende a chamar a sua atenção.

Por mais que isso seja apenas um exemplo, ele vale para explicar que, ao contrário do que muitos pensam, um estacionamento precisa ter uma boa estrutura.

Isso significa manter o local limpo, arrumado e conservado é um diferencial perante outros estabelecimentos que não levam isso a sério.

Do mesmo modo, é interessante que haja uma tenda que cubra ao menos algumas vagas: por mais simples que isso pareça, este item será um diferencial para os proprietários que são especialmente cuidadosos com seus veículos.

  1. Calcule um preço competitivo pela estadia

Entretanto, oferecer um espaço adequado para que os clientes mantenham seus carros com tranquilidade não é o suficiente para que estacionamentos deem certo: é preciso que o valor cobrado pela estadia seja, ao mesmo tempo, competitivo e suficiente para cobrir os custos operacionais do empreendimento. Assim, cabe aos proprietários fazer as análises os cálculos.

Vale ressaltar que, ao contrário de outros estabelecimentos, estacionamentos podem comprometer uma margem maior de seu fluxo de caixa com o aluguel – afinal, é essencial que ele seja bem localizado. Assim, especialistas afirmam que 50% do orçamento pode ser comprometido com esta despesa com tranquilidade.

Da mesma forma, é preciso ter em mente que, nos primeiros meses de funcionamento, será preciso arrecadar fundos para cobrir os investimentos feitos, como a cancela para estacionamento e a contratação de funcionários.

Por conta disso, é interessante que haja uma reserva financeira para este período crítico: o lucro pode demorar alguns meses a chegar.

  1. Contrate empregados de confiança

Apesar de em estacionamentos o espaço e a localização sejam os principais fatores, isso não significa que uma equipe de qualidade seja algo dispensável.

Muito pelo contrário: como praticamente todos estarão em contato constante com o público, é essencial que eles sejam cordiais e profissionais.

Da mesma maneira, no caso dos manobristas, é fundamental que eles sejam habilidosos e tenham carteira de habilitação. Assim, as chances de que eles causem danos aos carros dos clientes cai drasticamente.

  1. Não se esqueça do conforto dos clientes

Em estacionamentos grandes e em horários de pico, pode demorar até que os carros dos clientes cheguem até eles. Portanto, para evitar queixas e stress, é preciso que haja uma estrutura mínima para manter o seu conforto durante a espera. De quebra, ela também passará uma impressão mais profissional ao espaço.

A boa notícia é que isso não é complexo, e tampouco exige um investimento muito alto. Em grande parte das vezes, uma sala de espera, com uma máquina de café automática, sofás e uma televisão, dão conta do recado. Assim, o período durante o qual os clientes esperam passará muito mais rápido.

No caso de estacionamentos que não dispõem de nenhum local coberto para construir esta estrutura, também há soluções.

Pode-se, por exemplo, contar com uma cobertura próxima a entrada, que sirva de área de espera, mesmo que seja de forma provisória.

Caso esta seja a opção deste estabelecimento, ele pode pesquisar o aluguel de tendas preço junto a fornecedores especializados.


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