Mercado do mergulho e alguns cuidados

Publicado por redator em

equipamentos

Devido ao clima tropical o Brasil ganhou uma nova série de comportamentos como a limpeza de reservatório de água, e uma delas é a prática do mergulho nas mais diferentes partes do litoral.

O fato é que existem em diversas localidades o curso de mergulho profissional que forma tanto mergulhadores como instrutores de mergulho que podem atuar nesse setor.

Porém, mergulhar não é apenas fazer um curso, mas sim estar atento aos mais diversos detalhes que envolvem essa prática bastante prazerosas e que permite que as pessoas tenham experiências incríveis com a natureza.

Esse artigo falará sobre alguns dados e cuidados que as pessoas devem ter ao fazer a prática do mergulho como a feitura de curso de primeiros socorros e uso de equipamentos.

Equipamentos de mergulho

Existem diversos equipamentos feitos para que o mergulho seja seguro e bastante confortável são eles:

Roupa de neoprene

Essa roupa é uma das mais importantes quando se fala em mergulho, e ao mesmo tempo é um dos que mais exigem cuidados na hora da limpeza. Quando o mergulho é feito em água salgada é recomendável que haja a limpeza da roupa logo após a saída da água.

Essa limpeza deve ser em água corrente e não pode ser deixada de molho, já que a água parada ajuda a roupa a absorver sujeira, e então sua roupa acaba não ficando limpa. A secagem deve ser feita na sombra para não haver ressecamento do material.

A roupa deve ser seca tanto por fora como por dentro e ser guardada em um cabide em local seco e arejado para evitar proliferação de fungos.

Dessa forma, a roupa de neoprene se caracteriza por ser um dos mais importantes acessórios para mergulho.

Nadadeiras

As nadadeiras são importantes equipamentos da roupa de mergulho e devem ser bem cuidados para que sua duração seja longa. Como o material das nadadeiras geralmente são de borracha é preciso muito cuidado para que não rachem nem deformem.

Após o uso devem ser guardadas retas sem que haja a deformação. É importante lavar sempre em água corrente e deixar secar o sol para eliminação de fungos e bactérias.

Máscara de mergulho

A mascara de mergulho é um equipamento indispensável para que o mergulho ocorra com segurança. E como vimos é preciso cuidado de limpeza para que não ocorra proliferação de fungos e bactérias.

Cuidados no mergulho de praia

Um dos mergulhos mais comuns é o chamado mergulho de praia, que é feito perto do continente, porém, muitas pessoas fazem isso sem se preocupar com algumas características do mergulho, podendo ocasionar acidentes.

Por isso é sempre importante estar com alguém que fez o curso de primeiros socorros presencial. Um dos maiores riscos é as correntes que podem impedir o mergulhador de voltar a praia.

Por isso é preciso alguns cuidados com:

  • Embarcações;
  • Correntes;
  • Sinalizadores;
  • Distância da praia.

Ao fazer o mergulho de praia é necessário cuidado com o trânsito de embarcações. Por isso mergulhe em locais que possuem boia de sinalização que serve de alerta para os pilotos, já que alertam sobre a possível presença de mergulhadores.

Suba para superfície sempre olhando para cima.

Outro risco são as correntes que podem sofrer bruscas mudanças e repentinas marés, assim é aconselhado que se faça o mergulho no chamado “estofo da maré” que é quando a maré se mantém estável.

Caso você saiba que o local onde está tem possibilidades de correntes fortes a dica é não mergulhar, pois pode ter dificuldades em retornar a praia, e como não tem embarcação de apoio, sua situação será bastante complicada.

Por conta desses problemas é recomendável o uso de sinalizadores, os exemplo são variados como Dive Alert, Lanterna e até mesmo um CD podem ser usados. O uso de sinalizadores nesse tipo de mergulho é essencial.

Outro ponto que deve se atentar para o mergulho é avisar os seus familiares sobre o local, e o horário aproximado da sua volta. Isso ajuda quando houver um problema, sendo o familiar ou amigo acionar o resgate de forma mais rápida.

E por fim é necessário atentar-se para a distância da praia. Mergulhe perto da zona costeira e você poderá subir nas paredes e sair da água.

Como vimos é necessários diversos cuidados com o mergulho, mas ao fazê-lo a prática se tornará mais confortável e segura.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *