Melhores ferramentas para gerenciar uma escola

Publicado por redator em

A qualidade do ensino nas escolas está diretamente relacionada a uma gestão financeira escolar eficiente.

Gerenciar uma escola, não é tarefa das mais fáceis. Os gestores de escolas devem dispor de ferramentas que os auxiliem nas atividades financeiras, a fim de controlar o recebimento das mensalidades pagas pelos alunos, proceder com a cobrança dos inadimplentes, realizar o controle das contas a pagar, remuneração dos funcionários, entre outros.

A finalidade da gestão escolar é manter todas as áreas devidamente em ordem, a fim de garantir a aprendizagem eficaz dos alunos, reduzir custos operacionais e, consequentemente, otimizar o tempo, uma vez que uma gestão escolar traz facilidade na busca de informações e realização de processos.

Atualmente, é possível encontrar ferramentas úteis que visam facilitar a administração dessas questões pelos gestores e empreendedores da área escolar.

Mencionaremos, no decorrer do artigo, alguns softwares e planilhas incríveis para gestores e empreendedores que pretendem montar uma escola, que irão os auxiliar na gestão escolar e resultar em melhor controle dos recursos.

Planilha de controle de mensalidade

Utilizando-se dessa eficiente planilha de controle de mensalidades, é possível controlar todos os pagamentos recebidos, assim como é possível ver quem está inadimplente. Desse modo, as cobranças são devidamente direcionadas e torna a gestão financeira mais fácil.

WPensar

Um dos sistemas mais utilizados pelos gestores da área escolar é o sistema de gestão escolar WPensar. Esse sistema foi desenvolvido para a unidade escolar projetar planos de ação e, consequentemente, ter um futuro de sucesso.

O sistema também contempla processos de cobrança e controle de inadimplência, totalmente automatizados. Através dele, é possível acompanhar o desempenho de toda equipe, seja aluno, professor, coordenador ou diretor.

Planilha de gestão escolar

Uma outra opção de ferramenta extremamente útil para gerenciar uma escola, é a planilha de gestão escolar, pois ela auxilia os responsáveis nas atividades administrativas, financeiras e até nas atividades pedagógicas. Essa planilha conta com inúmeras funções:

  • Cadastro de alunos;
  • Registro de pagamentos recebidos;
  • Geração de lista nominal automática;
  • Geração de relatórios de pagamentos recebidos, receitas e pautas.

Sistema Galileu

É um sistema que gerencia todas as informações físico/financeiro da escola, como as turmas que estão em andamento, matrículas, rol de cursos, contratos vigentes, contas a pagar, emissão de históricos e certificados, entre outras inúmeras funcionalidades.

O sistema ajuda a organizar a rotina em todos os aspectos e o bom de tudo isso é que ele é totalmente online, sem a necessidade de realizar a instalação de software.

Proesc

O sistema Proesc é mais uma opção completa para modernizar e simplificar a gestão escolar.

Pode ser utilizado por escolas públicas, privadas, universidades e o mesmo ainda permite o gerenciamento integrado de várias escolas de uma mesma secretaria de educação.

Entre as vantagens de utilizar-se do Proesc, estão:

  • Facilidade na hora de receber pagamentos, pois o mesmo permite a geração de boletos registrados e aceita pagamento com cartão de crédito;
  • Reduz os gastos desnecessários na execução das tarefas;
  • Diminui a inadimplência, contemplando a integração com bancos, sendo possível obter informações em tempo real;
  • Possibilita o aumento no lucro da escola, pois as despesas diminuirão por conta da modernização dos processos.

Zeropaper

Zeropaper é um sistema de gestão escolar que contém a funcionalidade de emitir inúmeros relatórios financeiros.

É ótimo para realizar e administrar o fluxo de caixa da escola, através do controle das receitas e despesas. O diferencial do sistema Zeropaper, é que o mesmo está disponível na nuvem e o cliente pode acessar em qualquer lugar que estiver fazendo uso da internet nos computadores e celulares. E tudo sem se preocupar com a segurança, pois o mesmo utiliza a mesma tecnologia usada pelos grandes bancos.  O responsável por fazer a gestão escolar, vai poder:

  • Realizar o controle do fluxo de caixa, pois o mesmo é fácil e simples;
  • Ser auxiliado na tomada de decisões importantes, através dos relatórios gerados;
  • Baixar o aplicativo para celular Android ou IOS de forma gratuita;
  • Fazer envios de alertas via sms e e-mail;
  • Emitir notas fiscais e gerar boletos;
  • Administrar financeiramente todas as contas bancárias da escola.

Fazer uso das vantagens que um sistema de gestão escolar oferece, é essencial para tornar as atividades e rotinas diárias mais simples e eficientes. O investimento é necessário e compensador, pois traz melhores resultados no âmbito escolar e aumenta a eficiência operacional.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *