Marketing digital: Transformação digital e impacto no marketing

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Como uma primeira definição, poderíamos dizer que a  transformação digital  é a aplicação de recursos digitais para processos, produtos e ativos para melhorar a eficiência, o valor para o cliente, gerenciar riscos e descobrir novas oportunidades de geração de renda.

Em conjunto com o marketing digital, contribui para o sucesso de empresas. Saiba mais sobre transformação digital e impacto no marketing, aqui neste artigo.

O que é transformação digital?

A Transformação Digital é o processo pelo qual as organizações ou empresas, reorganizam seus métodos de trabalho e estratégias em geral, para mais benefícios através do processo de digitalização e implementação dinâmico de novas tecnologias.

Para começar a entender melhor essa definição, deve-se esclarecer, que esse é um complexo processo de evolução, uma vez que a transformação digital basicamente tenta aplicar inovações digitais à pesquisas e ao uso de oportunidades, além de:

  • Automatizar processos
  • Minimizar custos
  • Melhorar a comunicação
  • Quebrar fronteiras geográficas.
  • Maximizar a eficiência.

O que devemos considerar em um processo de transformação digital?

A transformação digital é um processo disruptivo, mas sua implementação deve ser personalizada e adequada ao ritmo de cada empresa, para assumir mudanças de maneira mais natural.

Sua implementação, por sua vez, deve ser gradual para que todos os membros da organização possam assimilar suas implicações.

Algumas vantagens da transformação digital

Melhor comunicação com os clientes

A transformação digital de uma empresa coloca-a no mesmo nível de digitalização que seus clientes. Isso permite que a organização use os mesmos canais de comunicação, facilitando o entendimento entre ambas as partes.

Acesso a novas oportunidades de negócios

Ela traz estruturas de negócios para mercados aos quais não tinha acesso por meio de modelos tradicionais.

Assim, novas portas são abertas para o comércio em um mundo global, onde a facilidade de lidar com um cliente não depende dos quilômetros que separam os interlocutores.

Reduz os custos

A otimização dos processos internos em todos os departamentos gera economia de tempo, design, materiais, transporte e, em geral, todas as variáveis ​​envolvidas na execução das tarefas.

Tudo isso significa que a venda do seu produto ou serviço é realizada com mais facilidade e rapidez.

O potencial da transformação digital no marketing

Antes de se tornarem totalmente digitais, os profissionais de marketing tendem a mapear sua estratégia em direção ao ‘consumidor geral’ ou a um mercado-alvo.

Uma estratégia de marketing, nesse contexto, visa orientar o consumidor nas várias etapas da jornada do comprador. Aumenta a conscientização por meio de canais de transmissão, satisfaz o interesse por meio do conteúdo, cria desejo por meio da comunicação de valor e impulsiona a ação por meio de ofertas, por exemplo.

Após a transformação digital, estudos mostraram que os profissionais de marketing devem não apenas repensar a estratégia, mas também todo o modelo de marketing. Ou seja, em vez de planejar liderar um consumidor geral por meio do funil de compras, os profissionais de marketing devem agora elaborar uma estratégia que vise observar o comportamento dos indivíduos através de suas jornadas exclusivas de clientes e reagir de acordo.

E com sua nova estratégia, os profissionais de marketing devem identificar os ‘pontos de inflexão’ que indicam uma mudança nas necessidades do cliente ou uma mudança na sua aspiração. Os pontos de inflexão mostram que o marketing mudou com sucesso o senso de um indivíduo de simplesmente estar ciente, para que se interesse ou compreenda o valor do produto e pergunte como ele pode se inscrever para participação ou comprar o mesmo.

Então, usando pontos de inflexão e novas tecnologias digitais, os profissionais de marketing podem reagir em tempo real ao indivíduo e entregar o anúncio, e-mail, publicação em mídia social etc., que reconhece a mudança de perspectiva do consumidor e o mantém altamente engajado.

Por exemplo, se um consumidor clica em um anúncio de ‘conscientização’ e depois navega nas informações do produto, ele deve agora ser considerado ‘interessado’. Toda publicidade futura, e-mails e outras interações com eles devem se concentrar em movê-los ainda mais para um desejo ou compra.

Ou seja, usando o digital, os profissionais de marketing agora podem estruturar a conversa para que cada indivíduo obtenha as informações adicionais necessárias em cada estágio da jornada do comprador.

Como os profissionais de marketing podem começar com a transformação digital

Existem algumas etapas que uma organização precisa executar para aplicar as estratégias de marketing transformadas digitalmente. Confiram algumas delas a seguir:

1) Dados otimizam canais de vendas

O potencial de alcançar novos clientes é um fator crítico na adoção da digitalização. Mas, a digitalização dos canais de vendas ou transformação digital é simplesmente uma resposta à mudança das preferências do cliente. Por exemplo, o uso generalizado de smartphones e as velocidades mais rápidas da Internet mudaram a maneira como os consumidores compram produtos e fazem uso de serviços. 

As empresas tiveram que responder transformando seus canais de vendas e adicionando sites de comércio eletrônico e aplicativos móveis aos seus canais tradicionais, como lojas físicas. 

Os dados são essenciais para entender os clientes e suas preferências, pois ajudam as organizações a gerar informações sobre seus clientes com base em compras anteriores e transações históricas. 

As organizações também podem coletar dados não estruturados de clientes de mídia social e ouvir o que seus clientes desejam através de suas postagens e comentários online no site e redes sociais. Esse entendimento maior permite que as organizações otimizem suas estratégias de canal de vendas para se adaptarem às necessidades e preferências de seus clientes.  

2) Alimentado por automação

Para oferecer a experiência de marketing individualizada, os profissionais de marketing precisarão de um alto nível de controle sobre seus canais. Somente então eles serão capazes de identificar pontos de inflexão e garantir que o que estão entregando satisfaça as necessidades do cliente em cada estágio.

3) Otimizado pela análise

Por fim, nada disso funciona sem ser capaz de capturar e analisar o comportamento do consumidor nos canais digitais. Experiências, mudanças interativas e melhorias graduais trabalham para uma estratégia de marketing ideal baseada no cliente.

4) Seja inovador

Qualquer empresa ou organização que esteja em processo ou que já tenha passado por isso deve saber a importância da inovação disruptiva para criar um modelo de negócios que forneça uma dose extra de valor ao consumidor.

Categorias: Marketing

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