Maquiagem para crianças: quais cuidados você deve ter?

Publicado por Parceiros em

Maquiagem para crianças quais cuidados você deve ter

Todos os pais já sabem de cor que o ideal é que as meninas somente usem as maquiagens a partir da adolescência, e talvez na pré-adolescência. 

Porém, nem sempre é possível controlar a vontade de se maquiar, pois muitas meninas se encantam com as cores para o rosto. 

Há algum tempo, diversas marcas de brinquedos estão disponibilizando para o público infantil alguns produtos de maquiagens.

Mas, surge a dúvida das seguintes perguntas: será que a maquiagem é feita para a pele das crianças? Será que pode afetar a pele e causar alergia? 

Felizmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, tem uma cartilha de cosméticos destinada para o público infantil com diversas recomendações com o objetivo de facilitar a vida dos pais e mães. 

Seguindo as dicas que vamos lhe passar, pode ter certeza que a filha pode ter um dia de princesa com bastante tranquilidade na hora de se maquiar.

Primeiramente, indicamos que você faça um Curso de Maquiagem Online, pois você entenderá tudo que será preciso para compreender sobre os produtos. Além do curso, você precisa compreender sobre o número de registro, que contém de 9 a 13 número e começa com 2. 

Assim será possível compreender se a substância está dentro dos padrões legais e se passou pelos testes exigidos. A maquiagem infantil deverá ser bem leve e deverá sair com água, portanto, sempre confira a textura antes de comprar. 

Um sabor amargo também poderá ser característico do produto, sempre busque evitar que a criança faça a ingestão indevida. Os esmaltes vão seguir a mesma lógica e não têm solventes, o que vai dispensar as necessidades de acetona para remoção.

Sempre fique de olho nas embalagens, elas devem ter dosadores para liberação de pequenas quantidades. Porém, os aerossóis são proibidos para a maquiagem infantil. Jamais deixe a sua filha colocar o rosto nos produtos feitos exclusivamente para as bonecas, pois são repletos de substâncias nocivas para a pele.

Com que idade os cosméticos são indicados

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, antes dos 3 anos, o uso de maquiagem em crianças deverá ser totalmente evitado. Isso irá se justificar pelo fato de que a pele ainda é muito sensível e, portanto, está propensa a desencadear reações alérgicas. 

Entre 4 e 8 anos, diversas crianças gostam de brincar de “ser gente grande”. Porém, se houver esse interesse, os produtos hipoalergênicos, que são feitos com ingredientes que normalmente não causam alergias para as pessoas. Sempre após o uso, é necessário remover todos os cosméticos da pele com água e sabão neutro.

Como escolher a maquiagem infantil

A partir dos 4 anos de idade, se a menina deseja começar a brincar com maquiagem, os batons de cor clara e gloss são os mais adequados. Sombras suaves e de pigmentação leve também podem ser liberadas. 

Em todos os casos, é fundamental procurar por algum registro do produto na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Cuidados na hora de comprar

Sempre na hora de escolher a maquiagem infantil, você sempre deve procurar na caixa do produto pelo selo do INMETRO. O selo que irá garantir que a maquiagem foi devidamente testada e aprovada, portanto sendo totalmente segura para usar em crianças.

Outra dica importante que devemos mencionar que é ideal que a maquiagem seja antialérgica e feita sempre à base de água. Isso fará com que as maquiagens desse tipo saiam com muita mais rapidez e sem dificuldades do rosto da criança.

Cuidados na hora de passar

É fundamental ter um bom cuidado na hora de passar a maquiagem, como, por exemplo, se a pele da criança estiver machucada, é indicado que você evite de usar a maquiagem, pois a pele poderá irritar a região que está machucada, e dificulta a cicatrização.

E se a pele da criança for muito seca, sempre passe um hidratante infantil antes de aplicar a maquiagem.

Tempo de uso

Sempre quando a criançada começa a brincar com a maquiagem infantil, é difícil dizer qual será a hora de acabar com a brincadeira, não é mesmo? Porém, é sempre importante que você troque a maquiagem pelo menos 2 vezes ao dia. Isso irá ajudar a pele a respirar.

E outra dica que é fundamental é jamais deixar a criança dormir com a maquiagem infantil.

Mesmo que o produto seja indicado para as crianças pequenas, é muito importante que a pele tenha um tempo de descanso, ainda mais por ser mais bastante sensível.

Cuidados na hora de tirar

Sempre quando a brincadeira chegar ao fim. Sempre tire a maquiagem com bastante água junto com um algodão e um pouco de hidratante caso ela não queira sair.

Os lencinhos umedecidos para bebê também são indicados para ajudar na retirada de maquiagem. Além de hidratar a pele da criança.

Jamais use o removedor de maquiagem de adulto, pois ele poderá fazer mal para a pele dos pequenos.

Na hora de guardar

Outra dica útil é saber como se deve guardar a maquiagem infantil. Os Cursos Online de maquiagem indicam que você deverá guardar sempre em um lugar seco e que não tenha exposição ao sol.

Depois de ler sobre maquiagem para crianças, quais cuidados você deve ter, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *