Maneiras de melhorar o atendimento de um açougue

Publicado por redator em

Com ou sem crise, é raro ver um açougue com baixo movimento. O motivo por trás disso é o fato de que tais estabelecimentos vendem algo considerado essencial na alimentação dos brasileiros: as carnes, como as de boi, frango e outros tipos de animais.

Por mais que muitas pessoas considerem a venda desse produto algo meramente prático, há várias técnicas que os proprietários de tais estabelecimentos podem adotar para melhorar o atendimento, e, consequentemente, fidelizar clientes.

Vale ressaltar que, em um contexto de crise, isso é fundamental para se sobressair perante a concorrência e manter o negócio a salvo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo e confira algumas dicas para melhorar o atendimento em seu estabelecimento:

  1. Tenha instalações atrativas

Especialistas afirmam que o ponto onde o negócio funciona é um dos principais fatores que fazem com o que o público o visite ou opte por ir a um estabelecimento concorrente para fazer as suas compras. Os açougues não são exceção: uma fachada profissional e bem elaborada é fundamental para atrair  – ou repelir – clientes.

A boa notícia é que há diversos recursos no mercado que podem ser usados para deixar uma loja com um aparência mais profissional. Um deles é construir uma fachada em acm: trata-se de um núcleo de plástico (mais especificamente, polietileno) recobertas com chapas de alumínio.

Como esse material pode passar por processos como o tingimento e a dobra, isso torna tal solução versátil e muito útil para a montagem da fachada dos mais diversos estabelecimentos.

  1. Conte com pessoal qualificado

Apesar de algumas pessoas pensarem que certas profissões não precisam de qualificação, a verdade é que, em quase todas, é fundamental que quem atua na área passe por algum tipo de qualificação.

É o caso dos açougueiros: além de simpáticos, é preciso que eles entendam de carne e saibam como manipulá-la, colocando-a sobre o balcão de açougue e fazendo os cortes da maneira correta. Do contrário, por mais alta que seja a qualidade da matéria-prima, ela poderá ser comprometida pelo procedimento.

Por conta disso, ao fazer as contratações, é importante preferir pessoas que tenham passado por um curso na área. Quando já houver uma equipe que entende do assunto, será possível contar com funcionários com menos expertise, mas que estão dispostos a aprender.

  1. Forneça EPIs aos funcionários

Funcionários felizes e motivados trabalham mais e melhor. Essa foi a conclusão de diversos estudos na área de recursos humanos, e que têm feito com que diversas empresas repensem o tratamento e os benefícios dados aos funcionários.

No caso dos açougues, há uma maneira de, ao mesmo tempo, manter os funcionários satisfeitos e cumprir a lei trabalhista: proporcionar equipamentos de proteção individual (EPIs) a eles, de modo que todos trabalhem com mais tranquilidade. Entre os itens a serem fornecidos, estão:

  • Bota epi;

  • Avental;

  • Luvas;

  • Proteção para os olhos.

Vale ressaltar que, de acordo com a legislação brasileira, o empregador não pode exigir pagamento ou descontar o valor de tais itens dos salários: cabe a ele arcar com o custo.

  1. Mantenha o local sempre limpo

Nem sempre o bom atendimento está relacionado ao contato com funcionários em si: o aspecto geral de um estabelecimento também é capaz de fazer com que a equipe tenha uma boa impressão a respeito do local – ou não.

No caso de negócios que atuam na área alimentícia, como os açougues, um dos fatores mais críticos referentes a isso é a higiene: é fundamental que os clientes tenham sempre a impressão de que o local é limpo. Além de uma rígida rotina de higienização, é interessante que os funcionários usem uma bota branca ao invés de modelos em outras cores, assim como aventais e roupas, já que a cor ajuda a passar uma impressão de limpeza.

  1. Exponha as carnes com segurança

Em açougues, é muito interessante que os clientes possam ver os produtos que estão comprando: afinal, é difícil resistir a uma peça de carne bonita para um churrasco ou um almoço com os amigos. Por conta disso, é de praxe que tais estabelecimentos deixem suas mercadorias em vitrines.

Entretanto, é preciso ter em mente que isso deve ser feito com segurança, por meio de um balcão expositor refrigerado para açougue. Desse modo, as carnes ficam em uma temperatura adequada e a sua qualidade não é afetada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *