Logística: Dicas de entrega, frete e cargas fracionadas

Publicado por redator em

logística entrega

A logística empregada nas empresas deve atender a uma série de fatores, como carga e descarga em veículos apropriados para o transporte dos produtos fabricados.

Vale destacar que para que isso ocorra adequadamente, o distanciamento entre o abastecimento e os pontos de venda também devem ser verificados.

Isso de modo a adequar os veículos que serão utilizados, para contribuir com a mobilidade urbana das rodovias, estradas, ruas e avenidas.

A acessibilidade nos grandes centros urbanos ficaram mais restritos para caminhões de carga muito grande. Por isso, a adequação correta aplicada pela equipe de logística é primordial dentro das empresas.

Planejamento estratégico de entrega

Para atender um mercado amplo, é preciso identificar as necessidades de transporte que uma empresa precisa. Muitas vezes, o transporte fracionado de cargas pode ser a solução ideal para atender a regiões específicas.

Este modelo de logística atende a uma série de empresas, que precisam cuidar do abastecimento de produtos em diferentes regiões.

Elas são transportadas por diferentes veículos, como caminhões, navios e aviões. A proteção das cargas deve constar na logística para não alterar as características principais de um produto.

A segurança também é um motivo para realizar o transporte fracionado de produtos. Muitos equipamentos eletrônicos são encaminhados em grande quantidade, mas devem ser disponibilizados para diferentes pontos de venda, como lojas e magazines.

Mesmo com embalagens desenvolvidas para garantir a proteção de um produto, é preciso que garantir que os produtos chegarão intactos na mão do cliente e considerar os imprevistos que podem ocorrer durante o transporte.

Por isso, é preciso contratar uma empresa especializada, que possa fazer a entrega com garantias de proteção e armazenamento correto e eficiente.

As empresas que trabalham no setor de logística já estão adaptadas a estas novas formas de entrega e trabalham com a carga fracionada de diferentes produtos, com um serviço voltado à dinâmica de equipamentos para coleta e entrega diversificada.

A documentação e as taxas de cobrança também devem estar de acordo com o mercado de transportes, que possuem tabelas específicas para este setor de serviços.

Custos com o transporte de cargas

A equipe responsável pela logística de uma empresa pode terceirizar os serviços, evitando custos com veículos e funcionários que podem ficar ociosos em determinados períodos.

Por isso, o orçamento de profissionais que trabalham com transporte deve atender a ambas as partes.

Para a empresa que contrata, o preço do transporte não deve interferir no custo final do produto. Para os profissionais, os valores devem atender a uma tabela de frete fracionado 2019, por exemplo, identificando os seguintes detalhes:

  • Tipo de carga a ser transportada;
  • Origem e destino da carga e descarga;
  • Tarifas relacionadas a peso da carga e pedágios;
  • Necessidade de serviços extras.

Os serviços prestados devem englobar desde o momento do carregamento do veículo até a entrega no ponto final.

Outras taxas podem ser agregadas ao orçamento final, como seguro da carga e gerenciamento de riscos. A contratação de mão de obra e equipamentos especializados também pode constar no custo final dos serviços.

Cuidados com a saúde do profissional

O tempo de exposição ao trabalho deve ser definido entre as empresas e os profissionais contratados para a carga e descarga de produtos, incluindo a viagem entre os postos de abastecimento e os pontos de venda.

Para atender às determinações relacionadas às leis trabalhistas e acordos sindicais, o planejamento de paradas de manutenção dos veículos e descanso de motoristas deve ser respeitado.

O horário para almoço e jantar também devem constar no planejamento e no trajeto percorrido. Desta forma, os profissionais trabalham de forma correta e as estradas e rodovias ficam mais seguras.

A manutenção dos veículos também deve ser realizada durante as paradas para verificação de condições de detalhes fundamentais, como lubrificação do motor, abastecimento para ida e volta e condições do sistema elétrico e dos pneus.

Caso seja observado qualquer avaria, como uma lâmpada queimada, a substituição deve ser realizada imediatamente.

Os profissionais que trabalham de maneira autônoma podem realizar uma cotação de seguro veicular Itau e contratar os serviços disponíveis, como guincho, socorro em caso de pane seca, entre outros sinistros que podem surgir durante uma viagem ao longo da estrada.

A garantia de entrega das cargas em localidades próximas ao abastecimento, ou cidades e estados mais distantes, ficam garantidas de acordo com o contrato firmado entre empresa e caminhoneiro. A saúde do profissional não é prejudicada e os veículos funcionam de forma regular.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *