Limpeza e manutenção de espaços verdes nas empresas

Publicado por redator em

Apostar em áreas verdes na sua empresa pode trazer benefícios que vão além da questão estética, incluindo a redução dos níveis de estresse e o aumento da produtividade dos colaboradores.

Entretanto, para que essas e outras vantagens sejam aproveitadas, a limpeza e a manutenção desses espaços é fundamental. Dessa forma, é essencial que os produtos de limpeza para empresa sejam de qualidade. 

Neste artigo, falamos com mais detalhes sobre o papel dos espaços verdes nas organizações e a importância da manutenção e da limpeza das áreas para a companhia de forma geral. Confira!

Os benefícios das áreas verdes para as empresas

As plantas podem trazer impactos positivos para o espaço de trabalho, a qualidade de vida e a eficiência dos seus funcionários. Saiba mais sobre esses benefícios.

Purificação e umidificação do ar

As plantas renovam o ar dos ambientes internos. Algumas espécies conhecidas como purificadoras são: 

  • Aranha;
  • Antúrio;
  • Ficus;
  • Lírio da Paz;
  • Espada de São Jorge;
  • Hera Inglesa;
  • Gérbera;
  • Palmeira Bambu.

Com isso, elas podem ajudar pessoas com problemas respiratórios, visto que elevam a umidade do ar, que normalmente é excessivamente seco devido ao ar-condicionado.

Ou seja, escolhendo as plantas certas, o escritório se torna mais úmido, fresco e com menos poluição, o que contribui para a qualidade de vida e o bem-estar dos funcionários.

Aumento da produtividade

De acordo com alguns estudos, funcionários que têm vasos com plantas no espaço de trabalho são 12% menos estressados e mais produtivos. 

Já segundo dados da Universidade de Washington, quem trabalha próximo de plantas desempenha suas atividades com mais eficiência e concentração.

Além disso, a depender de como as plantas estejam posicionadas no ambiente, elas podem ser uma barreira contra o som, diminuindo o barulho e, consequentemente, ajudando as pessoas a se concentrar mais.

Assim, os profissionais trabalham melhor, exercem sua criatividade sem interrupções e produzem mais, trazendo mais retornos para a empresa.

Traz um charme para decoração

Embora não seja o principal benefício, é inegável que as plantas deixam o ambiente corporativo mais bonito, aconchegante, convidativo e receptivo. 

Por que é importante fazer a manutenção dos espaços verdes?

A manutenção das áreas verdes é fundamental para que os benefícios mencionados acima sejam aproveitados e, assim como os serviços de segurança, a terceirização do paisagismo e da jardinagem, por exemplo, traz benefícios para as organizações. 

E, como os valores são acordados em contrato, há uma previsibilidade em relação aos gastos, o que evita despesas extras e imprevistos, que podem prejudicar o fluxo de caixa. 

Ou seja, a limpeza e a manutenção garante que as áreas verdes estejam sempre conservadas. Veja os principais benefícios. 

Transmite os valores da empresa

Hoje em dia, é fundamental que as empresas adotem práticas sustentáveis e se posicionem sobre questões ambientais. 

Dessa forma, incluir o verde no ambiente de trabalho reforça que a organização está atenta aos temas, tanto para os colaboradores, beneficiados em bem-estar, quanto para possíveis clientes que visitam a empresa.

Tudo isso reflete positivamente na imagem da sua organização, pois uma área verde bem cuidada passa a impressão de preocupação com as pessoas, responsabilidade, cuidado, qualidade de vida e atenção aos detalhes.

Reduz gastos 

Conforme mencionamos acima, a previsibilidade em relação aos gastos, proporciona uma grande economia para a empresa. Caso você deixe a limpeza e a manutenção da área verde para depois, pensando em economizar, pode correr o risco de lidar com um gasto maior no futuro. 

Dessa forma, é importante ter em mente que, quanto mais frequente for a manutenção da área verde, mais baixo será o gasto com o espaço.

Texto: Gustavo Marques

Categorias: Limpeza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *