Indústria de materiais plásticos: como reduzir riscos de acidentes?

Publicado por Redator Convidado em

Garantir a segurança dentro do trabalho é uma prática essencial para os gestores da indústria de materiais plásticos

Toda a precaução do mundo ainda não é o suficiente, afinal, o custo de manutenção e prevenção é menor do que se ocorrer algum acidente que coloque a saúde dos funcionários em risco. 

Evitar custos extras referente a recompor alguma área danificada, recuperação dos acidentados ou ausência se torna importante.  

Uma vez que algum incidente acontecer, a organização perderá um tempo precioso para encontrar, treinar e substituir os trabalhadores ausentes, além de perder muito avanço por conta das investigações. 

Os custos podem ser muito altos por incluírem perdas salariais, custos administrativos, danos materiais e despesas médicas.  

Acidentes com frequência podem afetar a moral dos funcionários, causando danos emocionais e físicos no local de trabalho. 

Um deslize leva a muitos outros danos, o que devemos evitar a todo custo. Por isso, preparamos algumas informações importantes referentes a como reduzir os riscos de acidentes na indústria de materiais plásticos. 

Segurança do trabalho na indústria do plástico é mais do que necessária!

Em uma área com tantos riscos como na indústria do plástico, os acidentes são quase que impossíveis de evitar completamente, mesmo os mais pequenos ou bobos acontecem, mas nem por isso devem ser ignorados. Independente do risco, sendo ele baixo ou alto, medidas de prevenção são obrigatórias. 

Todos os funcionários, sendo eles novos ou antigos precisam saber de todos os riscos de saúde, os padrões comuns de segurança, medidas necessárias e os procedimentos de conformidade. 

Como reduzir os riscos de acidentes na indústria de materiais plásticos

Atualmente, o número de profissionais que participam da indústria do plástico e se acidentam todos os dias vem subindo constantemente, chegando a milhares, mesmo que reduzir os números seja uma obrigação geral. 

Sabendo disso, nem é preciso dizer que o uso de dispositivos de segurança deveria estar presente da melhor maneira possível, como por exemplo os acionamentos duplos em máquinas, que se fecham sobre a alta pressão. 

Eles contribuem para evitar que a mesma seja acionada enquanto alguma parte do corpo de um funcionário esteja abaixo. 

Mas se é tão importante e necessário, quais são as medidas para reduzir os riscos e acidentes dentro da indústria de plástico? Existem diversos cuidados para se tomar, e listamos alguns deles abaixo para você. 

É importante que siga todas as dicas e tente gravar da melhor maneira, já que se precisar ensinar para alguém ou se deparar com as situações, saberá o que fazer. 

Roupas longas devem ser evitadas!

Equipamentos de segurança são obrigatórios, mas o uso de roupas longas pode ser um problema.

Camisas de mangas cumpridas, cabelos soltos ou acessórios podem acabar prendendo em algum lugar, arrastando o trabalhador para dentro das máquinas. Os riscos são graves, podendo ser fatais. 

Não se arrisque

Em todos os lugares existem aquelas pessoas com longos anos de experiência, que confiam muito no seu trabalho e dispensam medidas de segurança. Isso é bem comum, e infelizmente, o excesso de confiança por nunca terem sofrido acidentes antes provoquem graves problemas no futuro.

Mesmo que a sabedoria por uma área seja grande, nunca subestime ou se arrisque de forma desnecessária, afinal, tudo pode acontecer em um piscar de olhos. Uma vida vale mais do que alguns minutos de precaução. 

Sempre que a confiança extrema suba a cabeça, tente pensar na sua família, e que algo muito ruim pode acabar acontecendo. Respire, e tente tomar cuidado. 

Proteção nas máquinas

Um dos recursos de segurança são as proteções, que servem para cobrir partes mais perigosas do maquinário que sejam capazes de provocar ferimentos aos trabalhadores, além das pessoas próximas. 

Desta forma, é necessário que no chão da fábrica, todas as máquinas sejam avaliadas para ver se a proteção consegue ser adequada e, assim, evitar ferimentos ou outros acidentes. 

Ambiente seguro de trabalho

Se o trabalhador tem um ambiente seguro que possa confiar, provavelmente trabalhará com muito mais empenho, mas um local de trabalho longe de riscos requer a criação e a manutenção de um local em que os funcionários consigam trabalhar com segurança. 

A adição de todos no treinamento dos gerentes, assim como a limpeza geral pode contribuir para um ambiente mais seguro de trabalho.  

Vale lembrar que uma motivação baseada em recompensas por um bom serviço pode ser uma boa estratégia para ver empenho na forma segura de trabalho. 

Seguindo esta lógica, a atenção sobre os riscos no trabalho pode mostrar o compromisso dos funcionários, deixando claro a responsabilidade das operações.  

Funcionários bem treinados

Garantir que os funcionários sejam treinados da melhor maneira é um dos principais passos para melhorar a segurança dentro da sua indústria. Responsabilidades e técnicas seguras devem ser cobradas. 

Equipamentos de proteção adequados

Os  EPI’S (Equipamentos de Proteção Individual) usados na indústria geralmente incluem:

  • Roupas especiais
  • Óculos
  • Calçados
  • Proteções para a cabeça

É necessário avaliar os equipamentos usados para cada situação, mas sem antes ver se o empregado está qualificado para utilizar o recurso. O EPI precisa ser avaliado e atualizado com frequência. 

Categorias: Empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *