5 ideias empreendedoras para um novo negócio

Publicado por redator em

Uma empresa é considerada uma unidade econômico-social, que tem o objetivo de obter lucro através da sua participação no mercado de bens e serviços.

De acordo com a constituição jurídica, ela pode ser individual, limitada, uma sociedade anônima aberta ou fechada, estatal, privada, de capital misto.

Atualmente, os modelos de negócios estão mudando esses limites.

A prática do empreendedorismo é cada vez mais comum. O empreendedorismo envolve habilidades para ideação, construção, gerenciamento e desenvolvimento de projetos e negócios, tanto no ambiente social como empresarial.

Existem pessoas faturando cerca de 26 milhões de reais com ensino de computação gráfica, dentre eles o pacote adobe photoshop.

Ser empreendedor significa iniciar algo novo, sair da zona de conforto e partir para a ação. Alguns empreendedores buscam alternativas diferentes, de inserirem seus produtos no mercado.

Um dos serviços mais procurados no mercado é o conserto de celulares, especialmente o Iphone conserto, cujos empreendimentos faturam mais de cinco milhões de reais.

Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso reunir imaginação, determinação, habilidade de organizar, liderar pessoas e conhecer – de maneira técnica – etapas e processos.

A taxa de empreendedorismo no Brasil foi de 39,3%, o maior índice dos últimos catorze anos e quase o dobro do que foi registrado em 2002, que foi de 20,9%.

O mercado de impressão

O empreendedorismo abrange as mais diversas áreas. Existem pessoas que investem, por exemplo, no mercado de impressão a laser colorida.

A atividade gráfica apresenta um grande crescimento no Brasil, sendo assim, existem muitos campos de atuação e muitas maneiras de faturar. Confira abaixo alguns trabalhos que podem ser desenvolvidos:

  • Impressão de apostilas: muito utilizadas em cursos pré-vestibulares, profissionalizantes, escolas e creches;
  • Fotos: uma boa impressora a laser colorida faz toda a diferença na qualidade fotográfica em papéis especiais;
  • Etiquetas personalizadas para lembrancinhas: atualmente, muitas pessoas preferem comprar as lembrancinhas e fazer a personalização em gráficas, além de adesivos autocolantes personalizados;
  • Menus: para pequenas lanchonetes, bares e restaurantes;
  • Cartões de visita: para comerciantes e escritórios;
  • Encartes para CD’s e DVD’s: muitos fotógrafos profissionais precisam que alguém imprima seus trabalhos em CD’s ou DVD’s, por isso impressora a laser de qualidade é ideal para esse tipo de revelação.
  • Além das impressoras a laser, existe uma alternativa mais tecnológica e que vem ganhando espaço no empreendedorismo.

Com preço cada vez mais acessível e uma abrangente quantidade de materiais, que podem ser utilizados em seu equipamento, a impresora 3D é uma fonte inesgotável de ideias de negócios, tudo depende da criatividade do empreendedor.

A terceirização da limpeza de espaços

Um bom empreendedor, considera irresistíveis os novos empreendimentos e propõe sempre ideias criativas, seguidas de ação. Afinal, boas ideias são realmente boas se forem executadas fora do papel.

Um terceiro tipo de empreendimento é uma empresa de limpeza. É comum que escritórios e até mesmo residências, recorrerem a essas agências.

O trabalho pode ser focado em higienização de tapetes, estofados, cortinas, cômodos. Um diferencial é montar essa empresa em segmentos de pontos turísticos, que existam hotéis e ambientes de hospedagem, onde a procura é maior.

Decoração e paisagismo

Agências de decoração de ambientes e paisagismo, também são muito procuradas e ótimas opções para empreendedorismo.

O mercado imobiliário é um constante procurador de profissionais qualificados, para decorar os ambientes, muitas vezes requisitando jardins bem planejados.

É interessante, pois além da forte demanda e pouca concorrência, permite que a empresa seja formada por poucos funcionários, tendo assim, um baixo custo.

A produção de conteúdo

Um empreendimento pouco explorado, porém com retorno rápido e satisfatório é a criação de uma revista. Para isso, é necessária uma pequena equipe de redatores para colaborar com textos e reportagens.

Para obter o lucro, pode ser cobrada uma assinatura mensal ou a publicação de publicidades – oferecer espaços da revista para empresas, que queiram divulgar seus serviços, é uma ótima forma de receber retorno financeiro.

Por que abrir um pet shop?

Um pet shop também é excelente para um empreendimento de longa data. Um investimento desse porte, deve oferecer cuidados higiênicos (como banho e tosa), produtos para animais (ração, brinquedos, petiscos, camas) e assessoria veterinária.

O custo de montagem é baixo, não chega a atingir R$4.000,00, com o acréscimo de que o retorno do valor costuma chegar aos primeiros meses de funcionamento.

As características ideais de um comportamento empreendedor, são:

  • Estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos;
  • Persistência, comprometimento, busca de informações;
  • Correr riscos calculados, busca de oportunidades e iniciativas;
  • Exigência de qualidade e eficiência;
  • Persuasão e rede de contatos;
  • Independência e autoconfiança.

Concluindo, um empreendedor é motivado pela realização própria e pelo desejo de assumir responsabilidades e alcançar a independência.

Deve ser um realizador, que produz novas ideias através da criatividade e imaginação.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *