Venha conhecer mais sobre içamento de cargas em geral

Publicado por redator em

O içamento de cargas é um processo que requer muito cuidado e atenção do profissional responsável, já que o risco de que aconteçam acidentes durante a execução deste tipo de atividade é grande.

Na construção civil e na indústria, essa atividade é muito realizada por diferentes equipamentos, como:

  • Guindaste;

  • Grua;

  • Empilhadeira;

  • Entre outros.

Desde que, sejam capazes de elevar e posicionar cargas. Por mais que tenha um impacto considerado maior nesses setores, não é apenas aí que o içamento é demandado.

No dia a dia ele se configura como um importante mercado para auxiliar em processos cotidianos e de suma importância para a vida de diversas pessoas.

Içamento de móveis

A primeira coisa que uma pessoa deve providenciar quando deseja se mudar é uma transportadora. Nesse contexto, um dos casos mais clássicos do cotidiano é o Içamento de Móveis.

Empresas que oferecem esse serviço se estabelecem por meio do diferencial. Podem ser móveis em si, máquinas, vidros ou outros objetos pesados.

Para que o serviço seja feito de forma segura, acessórios adequados, funcionários capacitados e o completo domínio das técnicas de amarração e movimentação são indispensáveis.

O içamento é uma solução para quem precisa transportar itens como sofás, geladeira, mesas, pianos, racks, dentro outros elementos volumosos que não passam pelas áreas comuns do prédio.

O intuito com isso é, justamente, realizar a locomoção tendo a preocupação de preservar os objetos e evitar prejuízos.

Porém, é importante destacar que esse o transporte vertical de móveis é um procedimento de risco e, por isso, na maioria dos condomínios, se faz necessário solicitar uma autorização prévia.

Esse serviço costuma ser contratado porque, normalmente, alguns itens não passam no vão da escada ou, ainda, não cabem no elevador. Ou seja, a única saída para colocá-los dentro da casa é pela janela ou porta da sacada.

O procedimento demanda a embalagem fortificada, até mesmo para evitar danos durante a subida.

Seja para mudanças residenciais ou comerciais, é fundamental a contratação de uma empresa que ofereça serviço qualificado, aliando maquinário específico.

Material da mais alta qualidade e uma equipe experiente, para que o transporte dos objetos seja feito sem que eles sejam danificados e sem que haja riscos para as pessoas envolvidas no processo.

Procedimento

O transporte costuma ser feito por um Sistema de içamento de cordas ou de cabos de aço, o que vai depender do peso do objeto e altura a ser içado.

Porém, além das técnicas manuais, o procedimento também pode ser feito utilizando equipamento elétrico, como o guincho ou mesmo uma plataforma elevatória. Isso torna o trabalho mais fácil, reduzindo o esforço tanto quanto o tempo de ação.

Porém, esse tipo de técnica pode elevar o custo da atividade, além do mais, não é toda a empresa voltada para mudanças que é capaz de realizar essa tarefa.

Ainda assim, é possível encontrar empresas especializadas que cobrem por hora, peça ou estabeleçam um preço fixo.

Também pode ser considerado comum encontrar diferenciação de valor em consequência do andar para o qual o objeto será transportado.

Para quem trabalha no setor, oferecer variedade de opções é uma boa saída para acompanhar o bolso do cliente. Em alguns casos, um Carretel enrolador será mais efetivo e pertinente, por exemplo.

Dicas

Para realizar o içamento, é fundamental seguir algumas sugestões para preservar a segurança dos funcionários da empresa, dos moradores do prédio e também dos móveis em si.

É possível listar algumas: realizar vistoria prévia no local; isolar a área para que não haja passagem de pessoas durante o trabalho; verificar as condições climáticas; equipamentos em perfeito estado de conservação; operadores capacitados; e utilização e embalagens especiais.

Além disso, é fundamental levar em consideração questões com o peso do elemento; eventual repartição assimétrica no caso de peças com esse formato; entre outros. Isso ajudará na hora de escolher o melhor sistema e materiais para o procedimento.

Ser uma empresa que oferece todos esses itens para que o consumidor não tenha dor de cabeça é uma boa alternativa para quem deseja se destacar no mercado.

Esse com equipamentos de última geração ou um carretel, é fundamental que haja preocupações e cuidados com as necessidades e individualidades de cada cliente.

Por isso, é fundamental estudar o nicho de atuação, as necessidades do público alvo e o que se espera desse mercado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *