Home office: quais as principais vantagens

Publicado por redator em

Muitos profissionais, especialmente aqueles que prestam serviços a uma base de clientes regionais, nacionais ou globais, podem escolher entre trabalhar de um escritório em casa ou de um escritório externo.

É verdade que, se você se encontra regularmente com clientes ou precisa de disponibilidade, um escritório em casa pode não ser a escolha certa, por motivos comerciais e familiares.

Contudo, em muitos setores e profissões a tecnologia torna a reunião de clientes em um escritório menos ou mesmo completamente desnecessária. De qualquer forma, é importante escolher o ambiente em que você terá mais sucesso. 

Cabe ressaltar neste ponto que à medida que você começa a trabalhar mais e constrói mais experiência, se concentrar em qualquer ambiente é uma habilidade valiosa que surge e só ajudará sua carreira profissional a longo prazo.

Dizer que você tem um escritório em casa não carrega uma conotação negativa do mesmo jeito que antes. Afinal, “trabalhar em casa” não implica mais falta de profissionalismo ou sucesso nos negócios. 

Portanto, se você tiver a opção, porque não escolher trabalhar em um escritório em casa do que em um escritório externo? Confira neste artigo algumas vantagens do home office. 

A despesa é significativamente menor 

Um espaço sofisticado em um endereço de prestígio, como uma sala para alugar no Brooklin pode até impressionar clientes em potencial. Atualmente, no entanto, todas as empresas são julgadas unicamente pela qualidade de seus serviços ou produtos. 

Quando sua empresa faz um ótimo trabalho, os clientes não se importarão com a localização do seu escritório. 

Além do mais, para uma empresa iniciada ou estabelecida, o pagamento de aluguel, serviços públicos e outros custos de um escritório externo soma uma quantia significativa por mês que deve ser compensada pela receita. 

Desse modo, um escritório em casa também pode oferecer vantagens fiscais. Embora as diretrizes sejam bastante rígidas, a maioria das pessoas pode deduzir parte dos serviços públicos, manutenção e até depreciar a parte da casa usada para um escritório em casa. 

Vale mencionar neste ponto que a depreciação pode tornar as considerações contábeis e fiscais um pouco mais complicadas quando você vende a casa. 

Portanto, converse com seu contador antes de decidir se deprecia o espaço do escritório em casa.

Sua disponibilidade aumenta e se torna mais flexível 

Se você tem clientes em fusos horários diferentes, é seu trabalho ajustar sua programação à disponibilidade deles. 

Com um escritório em casa, é mais fácil organizar os horários para encontrar com os clientes, no que seria considerado fora do seu expediente.

Desse modo, usar um escritório em casa por uma hora é muito mais conveniente do que dirigir para um escritório externo. 

Além do mais, você tem horário flexível. Assim, com organização, você pode fazer pausas a qualquer momento e almoçar nos horários em for mais confortável para sua rotina e de acordo com a disponibilidade com a agenda de clientes.

Disciplina e motivação são postas à prova

A ordem em que você realiza as tarefas no trabalho quase nunca é a ordem em que você as faz em casa. 

Isso porque pode ser difícil espelhar sua agenda e processos quando está fora do escritório. Por esse motivo, muitas pessoas ficam preocupadas com a falta de autodisciplina e foco se trabalharem em casa. 

Claro, você pode achar que precisa da motivação resultante de ter um aluguel de sala comercial, mas quando seu salário é baseado apenas em sua produção, a motivação não deve ser um problema. Se for, possuir o seu próprio negócio provavelmente não faz sentido.

Assim, se você está pensando em iniciar um negócio paralelo, mas não sabe ao certo o que é preciso, a criação de um escritório em casa é a maneira mais barata de avaliar sua motivação empreendedora.

Você pode agregar valor à sua casa e focar em objetividade

Transformar uma sala de casa em um escritório pode afetar negativamente o valor da sua casa. 

Contudo, se você aproveitar o espaço não utilizado ou adicioná-lo à sua casa, você automaticamente agregará valor.

Mesmo que você converta uma sala existente, os escritórios para home office estão se tornando cada vez mais populares e podem ser apenas o recurso que um potencial comprador está procurando. 

Desse modo, você não precisará se esforçar para encontrar uma sala de conferências ou lidar com um colega de trabalho particularmente falador.

Você investirá em qualidade de vida

Tanto você quanto o meio ambiente se beneficiarão com essa escolha: sem deslocamento, não há emissões de carbono na natureza. 

Além disso, você terá um ambiente adequado para as suas demandas, isso sem mencionar que ganhará o tempo que usava em deslocamentos até o trabalho para praticar um esporte ou estar ao lado da família. 

Mesmo que seu trajeto de ida e volta seja de 20 minutos, são pelo menos 160 horas em potencial que você perde todos os anos.

Além do mais, poderá cuidar de uma pessoa doente em casa, preparar-se para estar com seus filhos no início e no final do dia, aconchegar-se com seu animal de estimação, ou simplesmente relaxar!

Desse modo, as principais vantagens e competências para ter um escritório em casa são:

  • Flexibilidade no horário;
  • Não demanda deslocamento;
  • Promove a concentração;
  • As prioridades e atividades são definidas por você;
  • Exige organização;
  • Há maior tempo hábil para afazeres domésticos e a família.

Em linhas gerais, sejamos realistas, não importa o local em que você está trabalhando, você ainda estará fazendo exatamente isso: trabalhando. 

Ter um escritório em casa não é apropriado para todos os tipos de negócios. Mas, se um escritório em casa é apropriado para o seu negócio ou a escolha é pessoal, quando você é criativo e disciplinado, os pontos positivos superam os negativos.

Se você é motivado, adere bem a uma rotina e evita as distrações (mesmo que mínimas), trabalhar em casa é a escolha certa para você. 

Se você prospera nas interações sociais, sentir-se inspirado por ver outras pessoas trabalhando e permanecer no caminho certo se as outras pessoas o virem, então trabalhar no escritório é o caminho a percorrer.

Ocasionalmente, existem projetos que exigem mais tempo de silêncio ou mais colaboração e planejamento de recursos.

Nesse sentido, pode ser interessante poder experimentar tudo, dependendo de onde você acha que será mais produtivo, para ver se o home office é ideal para você. Afinal, agora você já sabe quais são as suas vantagens.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *