Equipamentos essenciais no setor alimentício

Publicado por redator em

Um dos ramos do segmento industrial mais importante é o ramo alimentício. Ele atua não somente no preparo de vários alimentos, como também com os equipamentos e máquinas que são necessárias para o preparo da comida.

Com o crescimento do ramo da gastronomia, estudos se aprofundaram envolvendo a temática.

Além disso, muitas pessoas sonham em ser empreendedoras e abrir seu próprio negócio, voltado para a comercialização de alimentos. Mas, para isso acontecer, exige mais do que uma formação técnica em gastronomia, mas também noção de administração, estar dentro das normas técnicas de regulamentação, dentre outros detalhes.

Para você que trabalha com o ramo de alimentos ou que pretende abrir um, confira alguns equipamentos que você pode obter na indústria, além de algumas dicas de como abrir seu negócio.

Desejo trabalhar com o ramo alimentício: como abrir meu restaurante?

É um grande desafio realizar um investimento no setor de alimentos. Abrir seu restaurante implica em investir na compra de alimentos, em máquinas para o seu preparo, em um bom local, no cardápio e definição do público-alvo, na contratação de profissionais e na regulamentação necessária em órgãos do município.

Uma dica importante é realizar um planejamento, buscando orientação em como abrir seu próprio negócio com empresas que ajudam o empreendedor.

Outro detalhe importante se refere a verificação de tendências e o que está em alta no mercado do preparo de alimentos.

A definição do segmento dentro da cozinha e do público-alvo são fundamentais, porque o empreendedor precisa saber com que tipo de comida ele pretende trabalhar e quem irá comprar esses alimentos.

O local em que a comida será comercializada também precisa ser regulamentado, inclusive, na prevenção contra incêndios.

Existem alguns documentos que são aprovados pela Prefeitura e órgãos municipais, além da vistoria e certificação do corpo de bombeiros.

Outro detalhe importante para quem trabalha com o manuseio de alimentos é conseguir a certificação de funcionamento da ANVISA- Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

É importante buscar também por bons fornecedores, não somente de alimentos, mas também dos equipamentos, visando investir em material de qualidade para os clientes.

Seguindo essas dicas e definindo seu seguimento, fica mais fácil conseguir comprar os equipamentos necessários.

Os equipamentos: da indústria para o seu restaurante

Quando o empreendedor decide com qual seguimento trabalhar, o próximo passo é buscar por indústrias ou outros locais que trabalhem com a venda de equipamentos com qualidade e, ainda, bons fornecedores de matéria-prima para que o produto oferecido ao cliente apresente bastante qualidade.

Como muitos restaurantes e lanchonetes trabalham com massas. Por isso, é tão importante para um restaurante comprar uma Extrusora de massas.

Essa máquina é muito importante por ajudar no formato das massas. Com isso, seu restaurante conseguirá oferecer um trabalho com mais qualidade e mais artístico. Esse tipo de máquina possui as seguintes características:

  • É feita com aço inox, considerado resistente;
  • É um material durável;
  • Apresenta um processo tecnológico e preciso;
  • É prático na sua montagem e desmontagem;
  • Pode ser utilizado no preparo de várias massas;
  • Consegue dar formato a diferentes tipos de massas;
  • Item muito ágil e dinâmico.

Desse modo, comprando uma Extrusora de massas é bem provável que o cliente consiga aumentar sua produtividade e o seu lucro.

Ainda falando sobre o preparo de massas, um dos desafios é deixar a massa fininha ou cortá-la igual, no caso de servir um pastel ou um macarrão, por exemplo.

Por isso, um equipamento que pode ajudar bastante é o Cilindro de massa. Esse material possui várias laminas, com formatos diferenciados, sendo que o cilindro consegue ser utilizado até para abrir e esticar a massa.

Esse tipo de equipamento pode ser encontrado no mercado tanto de forma manual como o modelo elétrico, que apresenta funcionalidades mais avançadas, trazendo menos cansaço em abrir uma massa para os cozinheiros.

Ainda para quem trabalha com máquinas, uma Máquina de biscoito pode ser muito interessante ao ajudar a preparar diferentes tipos de biscoitos, como cookies até os mais salgados.

Outros equipamentos importantes

Além desses equipamentos, existem alguns mais gerais, até para uso dos funcionários.

Nesse cenário, é possível destacar itens como um Bebedouro industrial.

Contar com itens como esse é essencial, afinal, ter água disponível é fundamental para o preparo de alimentos e até para o consumo humano. Por isso, é importante investir em um Bebedouro industrial.

Para empresas e restaurantes que pensam em trabalhar com bebidas alcoólicas, uma recomendação é comprar uma Chopeira para servir um chopp com qualidade aos clientes.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *