Equipamentos básicos para administração de uma empresa

Publicado por redator em

Ter uma empresa é o desejo de muitas pessoas. Afinal, quando você é dono de um negócio está trabalhando pelo seu próprio sonho e o seu crescimento depende de você. Sendo funcionário, no final das contas, trabalha-se pelo sonho de outra pessoa.

Para embarcar nesse desafio, porém, é necessário ter preparação.

A administração da empresa deve ser feita com rigor e atenção para que ela obtenha sucesso. Neste artigo, você vai conferir equipamentos que proporcionam uma administração consistente e de qualidade, com os quais toda empresa, independente do ramo, precisa contar.

A tecnologia em seu favor!

Se você quer que a sua empresa tenha espaço no mercado deve se render à tecnologia. O fato é que essas inovações tecnológicas na área de administração empresarial garantem mais eficiência, produtividade e, no geral, são aliados de peso para crescer.

Um ótimo exemplo é o chamado Leitor de tag.

Se a sua empresa trabalha com etiquetas, essa é a melhor forma. Basicamente, o leitor de tag é um leitor de etiquetas eletrônicas e a sua função é identificar informações por rádio frequência. É uma alternativa para o tradicional código de barras que se mostra superior pelas seguintes vantagens:

  • O fim das falhas humanas;
  • Maior controle do estoque;
  • Gerenciamento do estoque em tempo real;
  • Processo decisório mais assertivo;
  • Redução de perdas de ativos;
  • Reduz custos dos processos;
  • Maior produtividade da equipe.

Assim, entende-se o porquê das empresas que adotam o sistema estarem na frente.

Mas, afinal, como funciona o leitor de tag?

A estrutura das etiquetas é simples. Elas são formadas por uma antena e por um microchip, sendo que a antena capta informações e o microchip as armazena. Os dois elementos são protegidos por plástico ou silicone, adquirindo a aparência de etiqueta.

O leitor, então, não precisa encostar na etiqueta para fazer a leitura. O sistema pode ler várias etiquetas ao mesmo tempo, fazendo o registro adequado de todas no software, o que faz dele bastante produtivo.

Outra tecnologia recente que pode fazer da sua empresa muito mais eficiente é a biometria. A leitura da digital se torna cada vez mais popular, já presente nos celulares para o desbloqueio da tela e usada em diversos sistemas de segurança.

Para a administração empresarial, existe o chamado ponto biométrico.

Registrar os horários de entrada e saída dos funcionários é muito importante, não apenas por questões de organização, mas por questões legais. Antigamente, utilizava-se apenas um caderno e se registrava os horários nele. Como se pode imaginar, confiabilidade e praticidade desse método deixavam muito a desejar.

Com o Registro eletrônico de ponto houve maior agilidade, confiabilidade e controle nesse processo indispensável em qualquer empresa.

A biometria é o que há de mais novo na área e a sua principal vantagem é garantir que a presença está sendo cumprida no contrato de trabalho e que os dados são confiáveis. Isto é, há certeza de que foi o funcionário quem registrou aquele horário, pois apenas ele possui sua digital.

Com a biometria não é preciso decorar senhas e não há problemas com esquecimento de cartão. A perda de cartão, exigindo a compra de novos itens também deixa de ser um incômodo. É um sistema rápido, com registros detalhados e eficazes e com uma alta confiabilidade, resguardando tanto a empresa quanto seus funcionários.

Segurança é prioridade

Toda empresa precisa de um cofre e é necessário escolher sabiamente qual comprar. Quanto ao material, é inegável que o Cofre de aço é a melhor opção. O aço é um material resistente, com alta dureza, durável e com uma estética agradável.

Quanto ao funcionamento, há o cofre manual, usado com chave. Esse cofre é seguro e tradicional, mas há alguns problemas em utilizá-lo. Primeiro, sempre existe a possibilidade de que alguém tome posse da chave. Depois, há o risco de esquecer ou perder a chave, o que pode gerar grandes transtornos.

O cofre eletronico é uma opção mais prática e segura. Geralmente funcionam com uma senha numérica, que pode ser colocada em um painel digital ou manual, mas sempre com abertura eletrônica.

Em casos mais extremos, há cofres ainda mais seguros, aqueles com tecnologia de leitura da íris ou reconhecimento facial.

Em conclusão, investir em equipamentos tecnológicos para melhor administrar a empresa pode ser muito vantajoso. Mesmo que não seja diretamente ligado à atividade-fim da companhia, é algo que melhora seu desempenho como um todo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *