Entenda como uma rotina de relaxamento pode melhorar o seu sono

Publicado por redator em

É fácil e bem certeiro dizer que o brasileiro dorme muito pouco. Inclusive, segundo dados da Associação Brasileira do Sono, o indivíduo passou de 6,6 horas por dia em 2018 para 6,4 horas em 2019. 

Em 2017, uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Neurologia (ABN) feita com 500 pessoas mostrou que cerca de 60% delas dormem entre 4 a 6 horas, um tempo muito abaixo daquele recomendado pelos médicos.

Melhorar a qualidade de sono não é apenas uma questão de conforto, e sim de saúde. Além de aumentar o risco cardiovascular (chances de sofrer com derrames e infartos), a insônia também pode contribuir para problemas de saúde mental, como a depressão.

Para melhorar a hora de dormir, é essencial criar uma rotina de relaxamento para fazer o sono chegar com mais rapidez e ter uma noite de descanso pleno. Coloque seu pijama e acompanhe as dicas:

1 – Faça um bom alongamento

O corpo precisa de alongamento para se manter flexível com o passar do tempo. A prática deixa os músculos menos rígidos e melhora o fluxo sanguíneo nas áreas trabalhadas.

Antes de dormir, esses benefícios se mantêm, mas a intenção é diminuir a sobrecarga das articulações. Quando aliado a técnicas de respiração, o alongamento também melhora a qualidade do sono. 

E para quem sofre de cãibras noturnas, a técnica também ajuda a preveni-las. Nesse contexto, o ideal é se concentrar nas áreas mais exigidas durante o dia, como pescoço e ombro (onde se acumulam as tensões, além da região lombar).

2 – Fique de olho no ambiente

O local de sono também precisa ser relaxante. Por isso, é fundamental dormir em um quarto bem arejado (visto que o calor faz com que o indivíduo acorde várias vezes durante a noite), com colchão adequado às suas necessidades, lençóis e travesseiros limpos e macios. 

3 – Pratique exercícios

Ter uma prática constante de atividades físicas evita o sedentarismo e proporciona uma série de benefícios para a saúde física e mental. Um deles é ser um aliviador do estresse cotidiano, que ajuda a diminuir a insônia durante a noite. 

No entanto, é fundamental que essa rotina de atividades não seja pouco antes de dormir — senão, o efeito será exatamente o contrário: o corpo estará hiperestimulado e você não conseguirá descansar.

Certifique-se de terminar seus exercícios pelo menos duas horas antes de dormir. 

4 – Banho pode ajudar

O banho também ajuda a criar uma aura de relaxamento, independentemente do clima. Em dias quentes, ele refresca e ajuda a aguentar as altas temperaturas; no frio, relaxa — um jato de água morna em uma área dolorida, como as costas, pode ajudar a diminuir a tensão.

Outra forma de relaxar é fazer um escalda-pés com água morna e sais de banho. Embora seja constantemente ignorado, o pé é uma região bastante sensível e, quando massageada, relaxa o corpo por completo.

5 – Meditação guiada

Para quem tem um pouco mais de dificuldade de relaxar, fazer uma meditação guiada pode ajudar bastante. A técnica auxilia o indivíduo a  “esvaziar” a mente e se livrar das preocupações que afastam o sono. 

Há diversos canais no YouTube e aplicativos que ajudam a fazer a meditação guiada de maneira gratuita. Lembre-se de também de colocar uma playlist com músicas voltadas ao relaxamento, que vão ajudar a entrar no estágio de relaxamento profundo.

6 – Listas são úteis

Outro fator que acaba tirando o sono é a preocupação com o que fazer no dia seguinte. Esse excesso de tarefas acaba sobrecarregando o cérebro, que não consegue descansar.

Uma forma de tirar esse estresse da mente é fazendo uma lista com tudo o que é necessário fazer no dia seguinte, por exemplo:

  • Ir à academia;
  • Pagar contas;
  • Fazer compras;
  • Entre outras atividades.

 É possível organizar por prioridade, horários e até separar por categorias (tarefas do trabalho, casa, contas e mercado, por exemplo). 

7 – Que tal ter um diário?

Nem sempre o que polui a mente é o que vai acontecer no dia seguinte, e sim o que já aconteceu e estressou o indivíduo. 

Ter um diário pode ajudar a organizar os pensamentos e a “limpar” da mente aquilo que não a deixa descansar. Coloque frustrações, sonhos, motivos de ansiedade e tudo o que vier à cabeça.

Categorias: Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *