Dicas relevantes para um açougue

Publicado por redator em

Considerado um dos maiores produtores e fornecedores de carne mundial, o brasil tem uma grande porcentagem de seu PIB (Produto Interno Bruto) arrecadado por esse segmento diariamente.

O ramo industrial da carne, assim como o da construção civil e agrícola, possui diversas subdivisões dentro de seu sistema e, com isso, dá a oportunidade de geração de emprego de todos os tipos.

Um grande investimento a se fazer nesse mercado de carne é abrir um açougue, estabelecimento que proporciona a venda de todos os tipos e cortes de carnes, desde os mais simples até os mais valiosos e rebuscados.

No entanto, o setor não se limita somente a essas peças, essa casa de carnes também vende carvão e utensílios para churrascos e cozinha, para que você tenha os temperos e alimentos necessário para sua refeição, como arroz e farofa.

Mas, para abrir um comércio como esse, é necessário muito planejamento e investimento, para que ele funcione corretamente perante as normas da vigilância sanitária e possua produtos de qualidade vindo dos melhores fornecedores.

Hoje daremos algumas dicas sobre alguns itens e serviços essenciais que esse tipo de ambiente deve conter para ser completo. Acompanhe este artigo e saiba mais sobre o universo dos açougueiros.

Materiais básicos para uma casa de carnes

Como citado acima, o setor é bem amplo e, para suprir as necessidades do mercado e dos clientes, é preciso contar com uma variedade de equipamentos e ferramentas.

1 . Balcão para açougue

Como sabemos, há diversos utensílios que devem ser adquiridos para o funcionamento do estabelecimento, principalmente pelo fato do produto a ser vendido ser comida e algo perecível – e que precisa de cuidados.

Ou seja, é necessário que alguns maquinários como o balcão para açougue, sejam especializados para preservar as peças para a venda.

Para que haja sempre qualidade em seu ambiente de trabalho, é necessário que o balcão a ser implantado seja de inox e também possua uma qualidade certificada.

Esse modelo costuma ser refrigerado por um compressor que transporta energia para o objeto e ajuda na qualidade de conservação dos alimentos.

Procure usar um balcão que ofereça uma estrutura plana, seja resistente, ajude no resfriamento no produto, auxiliando na preservação do alimento e evitando que ele estrague rapidamente e que seja de fácil manutenção e higienização.

2. Balcão expositor

Com uma função diferenciada do balcão citado acima, este utensílio tem como objetivo armazenar todas as carnes em um ambiente refrigerado e com vidro transparente, para que os produtos possam ser escolhidos pelos seus clientes.

Eles são muito práticos e ajudam na organização de todo material que será vendido, pois pode separar as carnes em grupos de animais, por exemplo.

Ele pode ser tanto fechado quanto ser um balcão expositor refrigerado aberto. Essa outra opção possibilita aos fregueses que peguem os produtos já cortados e embalados para levar para casa, sem ter a necessidade de esperar o corte e ter seu preço colocado após ser pesado.

O expositor aberto pode ser encontrado em outros diversos lugares, como:

  • Supermercados;
  • Postos de gasolina;
  • Padaria;
  • Lanchonetes;
  • Restaurantes.

Geralmente ele está presente nesses lugares por possuir uma enorme praticidade, dando autonomia aos clientes, que não necessitam depender de atendimento para alcançar seus pedidos.

3. Bota de borracha

O açougue é um ambiente de trabalho que pode oferecer alguns riscos para a saúde e integridade física dos funcionários, pois em seu ambiente de trabalho há alguns equipamentos perigosos, como facões e moedores.

Ou seja, para que ninguém corra riscos, o dono do açougue deve seguir algumas normas regulamentadoras como disponibilizar EPI’S (Equipamentos de Proteção Individual) e cobrar a realização do serviço com tais equipamentos..

Esse processo se consiste em treinamentos e utensílios que devem ser dados para os açougueiros, como as bota de segurança masculina ou feminina, avental branco de pvc, luva de aço, óculos e máscara, para que eles possam se prevenir de qualquer acidente.

Lembre-se que esse processo é obrigatório e seu comércio só funcionará se todos os trâmites estiverem corretos e já disponibilizados para início de serviço.

Conclusão

Todo negócio pode ser lucrativo, seja ele qual for. Mas, o que irá diferenciar seu conteúdo e seus produtos, será a qualidade e como você irá designar todos os seus serviços prestados.

Contrate profissionais especializados e confiáveis, esteja sempre disposto a oferecer o melhor tipo de treinamento e produtos de proteção para eles. Com toda essa dedicação, em pouco tempo tornará seu ambiente em uma referência.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *