Dicas para empreender pensando no pós-pandemia

Publicado por redator em

Empreender tem sido a solução encontrada por centenas de milhares de brasileiros para enfrentar a crise econômica. 

Com coragem, a população têm feito investimentos em tempo e dinheiro nos pequenos negócios, como lojas de brinquedo e deliveries.

Com o rastro de destruição material e humana que o novo Coronavírus deixou, temos passado por uma situação sem precedentes na economia brasileira. 

Nesse contexto, milhões de empregos foram perdidos e inúmeras grandes empresas, sólidas, fecharam as suas portas depois de muitos anos de história.

Aos desempregados restaram poucos recursos, mas sobraram garra, força de vontade e boas ideias. A grande resposta dada ao difícil período da pandemia tem sido o empreendedorismo criativo.

Contudo, a pandemia há de ser superada em algum momento. As limitações às interações físicas entre as pessoas também.

Contudo, cabe dizer que muitos costumes nascidos diante da crise do Coronavírus perdurarão, como o home office. Por isso, ao pensarmos em empreender, temos de também pensar no pós-pandemia e as mudanças de cenário.

Se você tem vontade de empreender para superar essa crise e quer construir um negócio sólido, pronto para enfrentar os desafios mais à frente, em tempos normais, veio ao lugar certo! 

Confira aqui dicas valiosas de negócios para empreender pensando no pós-pandemia!

Empreender com loja de brinquedo

Pensar fora da caixa e consolidar um empreendimento diferenciado pode ser a chave para destacar-se e sobreviver agora e no pós-pandemia.

Para isso, a primeira dica é considerar abrir uma loja de brinquedo como solução diante da crise.

Os brinquedos nunca saem de moda, e continuam sendo o objeto de desejo de todas as crianças. As ocasiões para presentear crianças também não cessam, como os aniversários. 

Assim, você terá em mãos um item sempre necessário, sempre desejado, e que sempre encontrará saída nas vendas.

Existem, aliás, diversos modelos de loja de brinquedo possíveis de serem utilizados. 

Você pode optar, por exemplo, por uma loja física pequena; ou uma loja inteiramente virtual.

Contudo, a melhor possibilidade para encontrar sucesso e empreender pensando no pós-pandemia seria trabalhar com um modelo duplo de negócios: uma loja física com presença no mundo virtual.

Com uma forte presença virtual, como nas mídias sociais e nas plataformas distintas de vendas, você poderá encontrar novos consumidores constantemente.

Ao mesmo tempo, com uma loja física, poderá conquistar uma clientela fixa, expor sua marca e dispor de um estoque.

Muitos são os modelos possíveis de negócio, mas a verdade é uma só: a loja de brinquedo serve tanto para a pandemia quanto para o pós-pandemia, tendo possibilidade de crescimento.

Deliveries para empreender

Outra grande saída encontrada para empreender em um período tão difícil da economia, especialmente com intuito de crescer no futuro e se preparar para os novos hábitos e costumes, é investir em deliveries.

Opção de custo razoavelmente baixo, os deliveries buscam atender os desejos daqueles que, por conta do home office, ou da comodidade, não podem deslocar-se para comprar objetos diversos.

Os modelos mais interessantes, com maiores chances de sucesso, são:

  • Delivery de refeições e lanches;
  • Entregas de bebidas;
  • Mini-loja de conveniência;
  • Delivery de sobremesas.

A comodidade dos deliveries são um diferencial. Basta você se associar a uma plataforma de entregas, como o iFood, Rappi ou UberEats, pagando as taxas e os pedidos começarão a vir. 

Com isso, um motoboy ou um ciclista independente, chamado pela própria empresa, virá buscar o pedido.

Delivery de refeições e lanches

Um segmento que cresceu exponencialmente durante a quarentena e que tem espaço para novos empreendimentos é justamente o do delivery de refeições e lanches.

Mesmo estando em casa, no caso dos profissionais que não estão na linha de frente do combate ao COVID-19, as pessoas continuam trabalhando. 

Aliás, dupla-jornada, no caso das mães e pais de família: o escritório é em casa e ainda têm de dar conta dos filhos.

Falta tempo, portanto, para cozinhar ou fazer refeições, haja vista que sempre estamos muito ocupados. 

Ainda mais, não dá para arriscar, por conta da pandemia, ir sempre a restaurantes.

Por isso, empreender em um restaurante ou lanchonete virtual que forneça refeições é um excelente negócio.

Se você sabe cozinhar bem, tem uma receita de família diferente e difícil de ser encontrada em outros lugares, esse pode ser o negócio ideal para você.

Delivery de bebidas e conveniência

Outra forma interessante de empreender é montar uma lojinha de conveniência em casa, que fará o delivery dos pedidos.

Bebidas, refrigerantes, cigarros, sempre há alguém que precise e que não possa se deslocar até um mercado para pedir.

Essa opção não demanda um grande investimento financeiro e possibilita retorno rápido. 

Contudo, o que você precisará para se firmar no mercado, aqui, é de um bom atendimento e preços razoáveis, além de ter sempre a bebida mais gelada e uma boa gama de opções.

Delivery de sobremesas

Muitas vezes as pessoas desejam um bolo prontinho, um mousse de maracujá, uma sobremesa diferente e não podem preparar, ou deslocar-se, para comprar em uma doceria próxima. 

Já pensou que essa pode ser a sua opção ideal para empreender?

É uma ótima forma, também, de desenvolver um passatempo interessante. A confeitaria é relaxante e traz resultados maravilhosos.

O investimento nesse tipo de delivery pode ser um pouco maior. Afinal, você precisará de utensílios específicos e de cursos de atualização.

Contudo, o delivery de sobremesas pode ser o mais indicado para você construir um negócio mais sólido no pós-pandemia.

Outras possibilidades para empreender

Existem inúmeras outras possibilidades de negócios que você pode empreender visando, também, o período posterior a pandemia do novo Coronavírus. 

Tudo depende, é claro, de suas habilidades manuais, ou de você encontrar o fornecedor certo.

Venda de artesanatos específicos, sem nicho ou concorrência na sua região, mas que despertem interesse do público, podem ser uma saída interessante. 

Isso ocorre porque lojinhas virtuais de artesanato têm encontrado bom crescimento durante esse período.

Outra forma interessante de empreender é no ensino de suas habilidades a outros. 

Nesse caso, abrir cursos virtuais que ensinam técnicas nas quais você é muito bom, por exemplo, podem lhe firmar no mercado para o pós-pandemia.

Seja qual for a possibilidade encontrada, o que vale é ter coragem e dedicação! Prepare-se, verifique a concorrência e construa seu empreendimento com base no que você tem de melhor!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog UpSites, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *