Saiba como demarcar um playground de modo simples

Publicado por redator em

O playground é uma área de recreação desenvolvida para crianças, onde possam ter um momento de lazer e usar a imaginação na hora de criar brincadeiras.

A palavra playground advém de uma palavra inglesa que foi adotada pelo Brasil para se referir a este tipo de local que, além das crianças brincarem, é repleto de diversos brinquedos.

Veja alguns na lista abaixo:

  • Balanço de ferro,
  • Brinquedos de plásticos;
  • Cama elástica;
  • Casinha de boneca;
  • Cavalinhos de brinquedos;
  • Gangorras e escorregadores.

Além dos brinquedos já montados, o playground oferece brinquedos que podem ser montados e construídos envolvendo materiais tradicionais (madeira, ferro, etc.) ou materiais recicláveis (plástico, pneus, etc.).

Com isso, estimulam o cognitivo das crianças e a conscientização do meio ambiente.

Como escolher um ambiente adequado para playground?

Não são todas as construções que em suas plantas já vêm habilitadas de playground para a diversão das crianças. Os edifícios antes dos anos 90, em sua maioria, não continham tais projetos.

Como adaptar esses espaços? Divertindo-se com segurança.

A NBR 16.071 de 2012 – é uma norma da ABNT que exige teste de atenuação (redução) de impacto.

Significa que será feito um teste através de um equipamento (acelerômetro) que confere se o piso dá segurança o local.

Além das normas de segurança é necessário analisar a estrutura do local e montá-lo adequadamente ao terreno escolhido. Veja algumas dicas para orientá-lo na montagem:

1. Local para montar o playground

Analise o ambiente e veja se o local escolhido está apto ou se necessita de algum ajuste, como instalação de grama ou areia.

Além de averiguar se o ambiente é seguro para acomodar as crianças, verifique as áreas destinadas aos brinquedos como o Balanço de ferro duplo de forma e área correta.

Evite montar essa área de recreação perto de estacionamentos onde o fluxo de veículos automotivos e pessoas é alto, por exemplo.

Também veja se o ambiente é arejado propício à entrada de raios solares para que as crianças possam absorver os nutrientes que o sol (vitamina D) disponibiliza.

2. Calcule a área do local

Leve em consideração o “cada caso é um caso”.

Aqui é importante calcular a área onde os brinquedos serão disponibilizados se possível utilize uma Fita demarcação de solo para projetar onde ficarão os brinquedos.

Porque dependendo do tamanho disponível, será de ajuda na escolha futura dos brinquedos.

3. Material dos brinquedos

Os brinquedos comercializados, ou construídos artesanalmente, podem ser construídos com acabamentos diferentes ou mesclados.

Por exemplo: madeira, plástico, ferro e madeira plástica.

Em um playground se pode até perceber um mesmo brinquedo, como o balanço duplo, como acabamentos diferentes: de uma ponta você o encontra com borracha (material reciclável)

E na outra ponta da área de lazer um feito totalmente de ferro.

Assim, dando mais versatilidade e opções à criançada para se divertir mais e explorar novas possibilidades.

Montagem simples e barata de um playground

Idealizar um playground e querer colocá-lo em funcionamento em um local, seja praça ou parque, não é barato.

Pois um Balanço duplo infantil de ferro custa acima de R$ 600 um modelo simples, entretanto, no mercado existem vários modelos e preços.

Mas se o seu sonho é montar um playground para as crianças de sua comunidade, saiba que há opções baratas e fáceis de fazer uma área dessas. Veja alguns materiais que você pode usar:

  • Fita de demarcação preta: vai te ajudar a visualizar onde cada brinquedo vai ficar;
  • Pneus: eles podem se transformar em vários tipos de brinquedos como: balanço, gangorra, caixa de areia, muralhas para escaladas, entre outros;
  • Cano PVC: com esse material pode ser construído casinhas, raquetes, estantes para livros (se caso o playground disponibilizar área de leitura) ou de brinquedos, etc.,
  • Garrafas Pet e latinhas: esse material se pode construir um brinquedo chamado “vai e vem”, boliche, bilboquê, pega vareta, jogo de dama, e vários outros.

Essas ideias, além de serem baratas e fáceis em seu desenvolvimento e ter de maneira fácil os materiais, ainda existe outro fator que a deixa mais atrativa: o fator sustentável.

Ou seja, quem optar por essa versão de playground estará ajudando o planeta e, ao mesmo tempo, dando um destino a materiais que poderiam ser descartados de maneira inadequada.

Portanto, se estiver com planos de montar uma área dessas em sua comunidade ou em outro local, pesquise, crie e reinvente possibilidades e lugares, assim, garantindo a diversão e a recreação das crianças.