Os cuidados importantes com os funcionários de açougue

Publicado por redator em

É muito importante ter em vista os cuidados citados ao longo do artigo, seja para manter a integridade de funcionários, bem como garantir o aumento produtivo da empresa.

Todo trabalhador merece ter as condições necessárias para o exercício de suas atividades. No caso daqueles que trabalham em açougue, esses cuidados devem ser redobrados.

Nesse ambiente, o trabalhador está em contato diário com carnes cruas de animais e, além disso, necessitam lidar com cortes diariamente, e essas ferramentas que utilizam são de corte preciso e letal.

Dado isso, o proprietário de um estabelecimento como este, necessita estar preocupado com alguns cuidados que são importantes para a realização dos serviços pelos funcionários, para que esses fiquem protegidos de acidentes, e também em casos da ocorrência deles, a empresa possa se isentar da culpa por displicência ou por descaso com os funcionários que ali trabalham.

Por isso, colocamos aqui neste texto, algumas medidas eficazes para que se evite acidentes graves ou problemas relacionados ao trabalho desempenhado no local que se encontra o açougue.

Continue com sua leitura, e venha se informar sobre como manter você, seu açougue e seus funcionários protegidos contra possíveis acidentes de trabalho e suas consequências.

Perfil profissiográfico previdenciário (PPP)

O Perfil profissiográfico previdenciário ppp é devidamente pelo artigo número 271 da instrução normativa do INSS, do ano de 2010.

Nele, é definido como um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne em si informações diversas, dados de administração, registros de condições ambientais e biológicas, no específico período que a função foi exercida.

Basicamente, ele se trata de um grande histórico da vida do funcionário, contendo em si os registros de atividades e períodos em que ele as realizou, os aspectos nocivos nos quais foi exposto, exames médicos e os dados referentes às específicas empresas.

Ele é obrigatório desde o ano de 2004, sendo de extrema importância a todos os tipos de trabalhadores, principalmente àqueles que exerceram suas funções expostos a condições nocivos, como periculosidade e insalubridade, condições presentes nos açougues.

Como um histórico contendo toda a vida laboral de determinado trabalhador, ele pode ser utilizado sempre que for preciso.

Ele também tem a função demonstrar em quais condições o ambiente de trabalho se deu no período em que ali ele exerceu suas funções e qual é o impacto disso na saúde do trabalhador.

Devido a isso, esse histórico se mostra essencial para quem deseja recorrer a algum tipo de aposentadoria especial.

Luva para açougueiro

O ofício de açougueiro, exige que o profissional constantemente maneje facas e outros instrumentos cortantes em sua rotina de trabalho.

Dado isso, o risco de acidentes e corte nessa atividade é alto e constante, e por isso, é fundamental que se utilize a Luva de malha de aço para açougueiro.

Ela é produzida com aço inoxidável, trançada em elos que oferecem ao usuário, uma eficiente proteção contra cortes de facas e outras lâminas lisa de corte agudo e moderado, como as que podem vir a ser utilizadas em açougues e indústrias alimentícias.

Elas se tratam de um equipamento de proteção individual (epi) e é tido como uso obrigatório por lei para a realização do serviço de desossa e corte de carnes, então sua utilização no meio açougueiro é dada rotineiramente.

Com o uso contínuo do equipamento, e em situações perigosas, a luva deve possuir qualidade máxima para que sua funcionalidade seja plena durante o tempo em que for utilizada.

Os benefícios da Luva resistente a corte, são inúmeros, e podem ser definidos como:

  • Maleabilidade, para que o açougueiro realize seu trabalho com normalidade;

  • Total resistência a cortes de lâminas afiadas;

  • Higiene para a manipulação das carnes;

  • Durabilidade, trazendo um bom custo-benefício.

Numa função perigosa e complicada como a de um açougueiro, não se pode abrir mão de equipamentos necessários para a proteção individual, e por isso as luvas de proteção são item primordial para o uso diário deste profissional.

É necessário se adquirir esse equipamento de empresas que demonstram seriedade e que tenham um histórico de boa qualidade na confecção de seus produtos.

É necessário garantir a qualidade, segurança e tranquilidade, dos funcionários e também do gestor que comanda o açougue.

Assim como as luvas, outros equipamentos e cuidados também são necessários, como as botas, a máscara de proteção, o avental e etc.

Os funcionários de um açougue necessitam ter olhares redobrados para as tarefas que realizam, para que se possa exercer com segurança as atividades e oferecer aos clientes o melhor corte de carne possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *