Cozinha bem equipada garante trabalho eficiente

Publicado por redator em

Cozinha

A padronização de uma cozinha industrial deve seguir normas regulamentadoras, que ficam sob a responsabilidade de fiscalização da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, por se tratar de manipulação alimentar.

Os trabalhadores desta área também devem ser capacitados tecnicamente, e utilizar equipamentos de proteção individual, para garantir a segurança no manejo de ferramentas como facas, garfos, fogões e refrigeradores.

Para este local funcionar de forma regular, é preciso que o empreendedor solicite a órgãos públicos todos os alvarás, para o funcionamento dentro das normas municipais, estaduais e federais.

Toda a burocracia é para garantir a segurança do estabelecimento e de todos os envolvidos, inclusive terceiros.

Equipamentos para preparar um cardápio

Com todo o espaço devidamente regularizado, é preciso equipar todo o ambiente, com ferramentas que vão ajudar no preparo dos alimentos, com um cardápio apropriado para atendimento aos clientes, seja um restaurante público ou voltado para empresas, fábricas e indústrias.

Equipamentos básicos, como fogão, geladeira, processador de alimentos profissional, facas, garfos, colheres, panelas, travessas e potes devem fazer parte de uma lista extensa, mas obrigatória, para iniciar os trabalhos.

A compra de ingredientes vai determinar o tipo de cardápio que será servido, que pode variar entre os mais diferentes tipos de culinária.

Organização de espaço torna tudo eficiente

A disposição do fogão e do refrigerador vai determinar a eficiência no ambiente de trabalho. Da mesma forma, a organização das ferramentas de trabalho, com panelas, ingredientes e talheres, vai ajudar no preparo dos alimentos.

Uma prateleira cozinha industrial pode ser bastante eficiente, pois muitos modelos permitem a alteração de altura das chapas de sustentação, que podem subir e descer, de acordo com a necessidade.

Panelas grandes podem ser dispostas em qualquer altura, dependendo da utilidade no dia a dia, ou apenas em ocasiões muito especiais.

A variedade de panelas também facilita os trabalhos dos cozinheiros e cozinheiras, pois muitas são destinadas apenas ao preparo de um determinado tipo de alimento, o que garante maior economia de gás de cozinha, já que o tempo de cozimento pode variar, se utilizar a panela errada.

A despensa dos alimentos também deve ser acessível e prática, com uma organização de temperos, insumos e alimentos do dia a dia sempre ao alcance.

A prateleira para cozinha industrial permite um espaço adequado, inclusive para garantir a qualidade dos produtos, que podem sofrer alterações e, até mesmo, estragar, se for acondicionado em um ambiente que não seja propício.

Metal impede aglomeração de impurezas

A preparação dos alimentos deve ser realizada em um ambiente adequado, com superfícies que não sejam porosas, que permitem a aglomeração de impurezas.

Para atender às normas regulamentadoras, a bancada inox cozinha industrial é a mais indicada por projetistas e pelos próprios agentes fiscalizadores.

O metal utilizado neste ambiente possui características apropriadas:

  • Resistente e de fácil manutenção;
  • Limpeza facilitada, com produtos específicos;
  • Superfície lisa e homogênea;
  • Material antiaderente e inerte a cheiros.

O aço é muito utilizado na indústria, e não poderia ser diferente dentro de uma cozinha industrial.

A presença de uma bancada de inox garante maior eficiência da equipe que prepara os alimentos, assim como facilita o trabalho de equipes capacitadas para a realização da limpeza de todo o ambiente.

Local deve estar limpo e protegido

Para garantir um ambiente totalmente organizado, ele precisa estar limpo, após a realização das tarefas. A segurança e controle de acesso também fazem parte de um local de trabalho em que a manipulação de alimentos é constante.

Para que o lugar seja adequado, com todas as bancadas e prateleiras devidamente posicionadas e limpas, as empresas de portaria e limpeza SP oferecem serviços exclusivos para cozinhas industriais, para que a preocupação fique somente na preparação de refeições que serão servidas aos funcionários de uma fábrica ou indústria.

A terceirização deste tipo de serviço garante diversas vantagens, para todos os envolvidos, como podemos destacar:

  • Ferramentas apropriadas para limpeza;
  • Mão de obra especializada em portaria e limpeza;
  • Custos com encargos e impostos mais baixo;
  • Segurança e limpeza apropriada para diversas áreas.

Na área de portaria, as responsabilidades dos porteiros estão associadas à segurança de todo o ambiente. O trabalho consiste na recepção, checagem de autorização de entrada de pessoas autorizadas, cadastramento em um banco de dados e o encaminhamento aos lugares corretos.

A equipe responsável pela limpeza pode cuidar dos trabalhos na cozinha industrial após a limpeza de outras áreas correlatas, como pátios e passeios internos.

Desta forma, a organização e a praticidade se tornam aliadas das tarefas do dia a dia, com tudo em lugares apropriados, de acordo com a disposição de funcionários e equipamentos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *