Conheça a importância da profissão de advogado

Publicado por Parceiros em

Você já parou para pensar sobre a importância de um advogado para a sociedade e se perguntou quais são as perspectivas para o sucesso da profissão?

A advocacia é uma atividade essencial para o desenvolvimento da justiça é uma das profissões mais antigas que conhecemos.

Assim também como as demais profissões ela evolui e necessita se adaptar às transformações que acontecem na sociedade.

Essa atividade é regulada pela Ordem dos Advogados do Brasil da OAB.

Qual a importância de um advogado?

Para se tornar um advogado, primeiramente é preciso cursar a faculdade de Direito por cinco anos.

No final dessa fase, é importante que o profissional passe no Exame da OAB para poder atuar.

Esse curso exige que o estudante leia bastante, pois são muitas páginas de leis, estudos jurisprudenciais e doutrinais com o intuito de se tornar um bom advogado e cumprir um excelente papel na sociedade. 

De acordo com o da Constituição Federal, esse profissional é crucial à administração da justiça, ou seja, ele desenvolve um relevante papel na formação da sociedade, defendendo seu bom funcionamento.

Quem escolhe por essa profissão  firma um compromisso com a sociedade de garantir a defesa de qualquer pessoa, aliás, um advogado competente deve estar sempre preparado e atualizado para atender as necessidades da população em busca de um mundo mais justo.

A importância do advogado se dá porque sua atuação é fundamental para o funcionamento da justiça. 

Nesse sentido, o profissional deve analisar o direito de seu cliente que foi injustiçado, elaborar a defesa com base nas leis,  princípios, doutrinas e jurisprudência. 

Por fim, solucionar a situação, seja levando o caso ao judiciário ou procurando por alternativas para resolvê-la.

Perfil para um advogado de sucesso

Não basta apenas saber todas todas as leis, ter um perfil que se encaixe com a profissão é algo crucial e que fará toda  diferença, o perfil correto serve para ajudar a vencer os desafios que esses profissionais enfrentam no seu cotidiano e algumas das características são visíveis em todos os profissionais de sucesso.

E organizado

Ser organizado é uma das coisas mais importantes para quem quer ser um advogado de sucesso.Essa característica é muito importante, pois durante a carreira esse profissional irá trabalhar com muitos papéis de documentos, e se ele não for organizar não irá conseguir ter o controle sobre os processos de cada cliente.

Tem uma boa comunicação

Um advogado está sempre lidando com pessoas, seja em reuniões com clientes ou em audiências. 

Por esse motivo, um bom profissional precisa ser capaz de se comunicar bem e transmitir com clareza suas opiniões e ideias, também saber ouvir faz parte do perfil de advogado.

Uma dica para quem é tímido e não se sente confortável falando na frente de muitas pessoas, é praticar sozinho, na frente do espelho.

Boa escrita

Escrever bem é outra característica muito importante do perfil de um bom advogado. Esse profissional precisa escrever e-mails, contratos e outros documentos com frequência. 

Por isso é necessário escrever de maneira clara e objetiva sem erros gramaticais, isso irá demonstrar profissionalismo.

Facilidade de trabalhar em equipe

Nenhuma pessoa trabalha totalmente sozinho, e nessa área é bem comum que os profissionais atuem com grandes equipes. 

Como esse profissional tem muito contato com os clientes e funcionários do escritório,por essa razão eles sabem como lidar com pessoas.

Saber desenvolver funções, pedir ajuda e dar opinião quando necessário, e ter paciência para entender que ninguém é igual a ninguém.

Inteligência emocional

Ter inteligência emocional é saber controlar e lidar com os sentimentos e isso é algo que todo bom advogado precisa ter. 

Em primeiro lugar, é preciso ter afinidade e saber se colocar no lugar da outra pessoa, ter o total controle de maneira que os sentimentos prejudiquem a capacidade de pensar de maneira racional. 

A rotina de um advogado pode ser bastante estressante, principalmente quando se está no meio de um caso difícil, nesses casos é fundamental manter a calma, para que os sentimentos negativos não prejudiquem o julgamento.

Gosta de ler

Você já deve ter visto algum estudante de Direito carregando vários livros, não é mesmo? Pois saiba que eles realmente precisam ser lidos e após concluído o curso a situação não muda muito.

O profissional precisa ler e muito no seu dia a dia, estar sempre atualizado, processos, contratos e conhecimento das leis. 

Tudo isso são coisas que um advogado encara no seu cotidiano. 

Por isso, se você não gosta de ler, é bom começar a criar esse hábito antes mesmo de ingressar no curso.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *