Confira peças fundamentais para empresas industriais

Publicado por redator em

Algumas peças tem extrema importância no ramo industrial, devido à sua alta funcionalidade para execução de processos e à diversidade de sua utilização. Conheça algumas delas:

Peças com múltiplas aplicações

O compressor de ar é um equipamento de muita utilidade, em setores como oficinas, serralherias, borracharias e funilarias.

Pois servem para geração e armazenamento de ar, que será utilizado posteriormente em aplicações, como enchimento de pneus e pinturas com pistola.

Um dos principais benefícios do uso do compressor, é a ausência da emissão de poluentes no ambiente de trabalho.

Alguns dos cuidados necessários no uso do compressor, são a limpeza frequente do local de trabalho, para que não haja contaminação do equipamento e a nivelação adequada do apetrech.

Para manter a lubrificação sempre em dia. Outro cuidado recomendado, é a limpeza regular do filtro de ar para compressor, para evitar o superaquecimento do aparato.

O filtro tem como função filtrar as impurezas e o óleo na utilização do compressor de ar, além de eliminar a umidade no aparelho, por isso a importância de cuidar deste componente.

Ao fazer o tratamento de águas contaminadas, indústrias como as de petróleo, óleo e gás, podem contar com um equipamento que separa os sólidos e óleos presentes na água.

Esse aparato é o flotador ar dissolvido. A máquina é composta por um equipamento de separação centrífuga, que separa os sólidos da água.

Um compartimento para coleta de óleo, bombas para geração de ar e apetrechos para controle do equipamento.

O processo de limpeza da água, se dá pela produção de bolhas que se acoplam ao óleo, diminuindo sua densidade.

O óleo é então removido para o coletor e os sólidos são retirados da máquina por meio de um dreno.

Algumas das vantagens da utilização deste equipamento, são a ausência de emissão de ares e odores, devido ao seu sistema ser fechado e ao bom índice de separação do óleo.

Outro apetrecho imensamente utilizado na indústria em diversas aplicações é a válvula. Ela é usada para controlar o fluxo de gases, materiais em suspensão e líquidos.

Esse equipamento é utilizado de diversas formas, desde a indústria até o uso residencial, como em registros de gás e torneiras de água, por exemplo.

Elas podem ser de muitos tipos, conforme a função a que se destinam.

Tipos de Válvula

As válvulas manuais podem ser de diversos tipos, tais quais:

  • Globo;
  • Borboleta;
  • Gaveta.
  • Macho;
  • Guilhotina
  • Esfera.

A válvula globo é a mais utilizada no mercado e pode ser encontrada em indústrias química, siderúrgica, petroquímica e metalúrgica.

Serve para uso em gases, óleos combustíveis, vapores, amônia e outros fluídos corrosivos. A válvula borboleta é usada nas indústrias alimentícia, têxtil, farmacêutica, siderúrgica, etc.

Pode ser encontrada em sistemas de saneamento, no tratamento de água e esgoto e em instalações prediais. Também pode ser encontrada na agricultura em sistemas de irrigação.

A válvula gaveta pode ser encontrada, principalmente, em saneamento e indústrias siderúrgica, petroquímica e em sistemas de irrigação. A válvula do tipo macho, é uma das mais comuns.

Ela não precisa de manutenção, pois é um equipamento auto lubrificado. Sua utilização garante a vedação completa dos fluídos. É muito encontrada nas indústrias de papel e celulose.

A válvula guilhotina é encontrada nas indústrias de geração de energia, mineração e química. Ela interage com substâncias como álcool, óleo contaminado, alguns ácidos e líquidos com sólidos em suspensão.

A válvula esfera é facilmente encontrada nas indústrias de papel e celulose, e também na automotiva e em sistemas de irrigação.

Por ter um custo um pouco mais elevado, ela não tem tanta aplicação em projetos mais simples.

Os materiais que prescindem o uso dessa válvula são os gases, vapores, pastas e líquidos altamente corrosivos. Seu uso em materiais menos agressivos não se justifica, devido ao alto custo da peça.

Um dos modelos disponíveis dessa peça, é a valvula esfera tripartida, que se compõe de um corpo e duas tampas.

Ela apresenta total segurança para uso em substância altamente inflamável, por conta da propriedade de anti propagação da centelha.

Para montagem de um sistema eficiente, de transporte de fluidos nos sistemas industriais, é necessário utilizar peças adequadas para esse fim.

É preciso ter tubos de qualidade, adequados ao tipo de fluido que será transportado e uma boa conexão, soldável ou rosqueável.

A escolha do material e tipo de conexão, depende do fim a que a tubulação se destina. A eficiência das peças de uso industrial, serão sempre melhor aproveitadas.

Se avaliados os critérios para sua correta utilização. Isso é, inclusive, medida de segurança para evitar que a má utilização cause acidentes.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *