Condomínios: saiba como realizar o gerenciamento contábil

Publicado por redator em

Condomínios

As cidades estão se verticalizando e cada vez mais, temos condomínios ao invés de casas, local onde moram mais pessoas, e que muita gente considera como mais seguro.

No entanto, a administração de um condomínio ou de um conjunto de condomínios não é uma tarefa fácil. Isso porque existem muitas pessoas residindo em um mesmo local e algumas regras precisam ser seguidas.

Além disso, existem funcionários que atuam no local que precisam de gerenciamento, assim como as contas que o condomínio tem. Por isso, é necessário que a pessoa que vai gerenciar esse espaço tenha conhecimentos sobre gestão condominial.

O que é a gestão condominial?

Esse tipo de gestão de condomínios consiste em ações de gerenciamento do local que visam garantir a harmonia e o bem-estar de todos, sendo, portanto, uma gestão focada em melhorias.

Além disso, esse procedimento de administração gerencia as ações do cotidiano, assim como os funcionários que atuam no local e que estão em contato com uma central condominial.

Para isso, o gestor de condomínios precisa ter conhecimentos:

  • Fiscais;
  • Contábeis;
  • De administração;
  • De relação interpessoal.

Isso porque o dinheiro arrecadado com a conta de condomínio necessita de um gerenciamento e cuidado, ou seja, precisa ser bem administrado para quitar as contas do condomínio.

Além disso, um bom síndico tem como objetivo reduzir também as inadimplências de um local, visando manter as contas em dia.

Além disso, o síndico tem a responsabilidade de impor algumas regras e normas, visando o bem-estar coletivo e não somente de uma ou duas pessoas.

Como o processo de gerenciamento do condomínio é bastante complexo e o síndico precisa ter diversos conhecimentos, é possível que ele necessite de uma consultoria de contabilidade para administrar o seu negócio.

O que a contabilidade para condomínios?

O segmento da contabilidade é um dos mais importantes dentro de uma empresa. Isso porque é por meio desse segmento que todo o processo de pagamento é realizado, assim como ocorre um controle e gerenciamento financeiro, mostrando a real situação do condomínio.

Por meio da contabilidade, o local paga os impostos de forma correta e até mesmo consegue realizar algumas reduções tributárias.

Como o conhecimento em contabilidade é bastante técnico, algumas empresas e síndicos apostam na contratação de uma consultoria contabil, para orientar os pontos fracos, fortes e onde é necessário haver uma mudança fiscal e contábil no local.

Com essa orientação, é possível otimizar os resultados, obtendo mais benefícios do que perdas financeiras.

O que é outsourcing contábil?

Além de buscar por uma empresa de consultoria contábil, o síndico pode buscar por um outsourcing contábil, que tem como objetivo um processo de terceirização de atividades financeiras de uma empresa.

Sendo assim, existe uma empresa de contabilidade ou um escritório de contabilidade que atua atendendo vários clientes e gerenciando seus segmentos fiscais e contábeis.

Portanto, essa é uma atividade mais complexa do que a simples assessoria ou procedimento de consultoria contábil. É como se fosse necessário terceirizar todo um segmento da empresa.

Senso que com esse processo, o outsourcing fica como um representante da empresa sendo responsável por procedimentos como emissão de notas, pagamentos de clientes e dos funcionários, gerenciamento de relatórios com o desempenho do condomínio, assim como com os gastos e os cortes que serão necessários.

Esse processo é importante porque ajuda o síndico a pensar de forma estratégica em relação ao condomínio e sua gestão financeira.

No entanto, é precisa saber também quais são as vantagens de contratar esse tipo de serviço. A principal vantagem em se contratar uma empresa que preste serviços contábeis para empresas é o fato da economia que essa atividade proporciona.

Sendo assim, essa ação representa uma redução de custos da empresa, fazendo com que o síndico consiga se concentrar de forma mais acentuada nas outras atividades da empresa, sem se preocupar com esse gerenciamento fiscal ou contábil.

Além disso, é uma oportunidade de conseguir ampliar seus serviços e atividades, reduzindo as inadimplências por meio da contratação de uma equipe técnica.

Essa é uma ação importante até mesmo para as empresas de condominios, que também realizam o gerenciamento condominial que pode ser feito tanto por síndico, como por uma empresa especializada e profissional nesse segmento.

Para isso, é importante buscar consultorias e empresas especializadas nesse ramo para que o gerenciamento seja feito de forma mais assertiva.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *