Concurso Público: tudo o que você precisa saber para passar

Publicado por redator em

Se você está pensando em estudar para um concurso público e não sabe por onde começar e o que fazer, você está no lugar certo.

De uma maneira geral, quando realizamos buscas na Internet de como estudar para concurso público ou qual concurso está aberto, existem inúmeros sites que nos mostram estratégias e ferramentas para alcançar a aprovação de uma forma fácil e rápida. 

Mas será que isso é verdade?

Primeiramente, tenha em mente que se você leu depoimentos de pessoas que passaram em apenas 3 ou 4 meses estudando, são pessoas que se enquadram na lista de exceção do que ocorre. 

A grande realidade é bem diferente. Há muitas pessoas, muitas mesmo, que já estudam há 3 ou 4 anos, mas ainda não conseguiram sua aprovação no concurso desejado.

Por isso, é fundamental que você entre nessa vida de concursos com a verdade sobre o que realmente ocorre para não se frustrar. 

Além disso, é essencial que você crie uma boa estratégia de estudos rumo a aprovação.

Dessa forma, o tempo para alcançar o seu objetivo pode ser longo, mas você estará fazendo a sua parte.

Veja esses passos que você deve seguir ruma a aprovação em Concurso Público.

Escolha do concurso público

Primeiramente, antes de mais nada, para responder à pergunta “como passar em concurso público?” você deve escolher em qual você realmente quer passar.

Por exemplo, se você quer ser Auditor Fiscal da Receita Federal, esse concurso será o seu objetivo e assim, você deve organizar seus estudos para ele. 

Assim, se abrirem concursos com o edital semelhante, você também poderá fazê-los.

O que não pode acontecer é: abrir um outro concurso que não tenha nada a ver com as matérias para Auditor Fiscal e você parar os seus estudos para estudar para ele. 

Dessa forma, você estará fugindo do seu objetivo, desviando o foco e a caminhada será ainda mais longa para alcançar o sucesso.

Não espere o edital do seu concurso abrir para estudar

Esse é um dos maiores erros de quem estuda para concurso! Você deve começar a estudar bem antes do edital abrir

Pelo menos o ciclo básico de matérias, ou seja, as matérias básicas como, por exemplo, português, inglês e informática, devem já ter sido todas vistas, estudadas e revisadas.

Assim, quando o edital for lançado, você terá tempo para estudar as matérias específicas que, na grande maioria das vezes, são as que têm maior pontuação no concurso.

Dessa forma, você deve pegar os editais passados do concurso ver as disciplinas e matérias que se mantiveram, analisar o peso e a importância e assim começar os seus estudos.

Por exemplo, se as matérias do ciclo básico valem o mesmo peso e possuem o mesmo número de questões, você deve dar a mesma importância em quantidade de estudos para elas. 

Mas se português tiver 10 questões e informática apenas 5, consequentemente, você deverá dedicar mais horas a português.

Isso se chama planejamento estratégico para passar em concurso público.

Planeje tudo com antecedência

Planejamento é tudo. Você deve ter em mente que precisa criar uma estratégia desde em qual o ambiente você irá estudar até a quantas revisões fará por semana.

De uma maneira geral, você deve fazer aquilo que melhor se adapta à você. 

Por exemplo, há lugares que indicam que você estude em cursos presenciais, mas se você se sente melhor estudando sozinho, acredita que rende mais, talvez esse seja o melhor para você mesmo.

Outro ponto é a quantidade de horas que você deve estudar por disciplina. Por exemplo, a recomendação é de 30 min em Direito Constitucional, mas se você está estudando e a matéria está rendendo, continue até se sentir confortável. 

O contrário também deve ser analisado. 

Por exemplo, se você precisa estudar 2 horas de contabilidade, mas não está mais rendendo nada, os pensamentos começam a surgir e eles não tem nada a ver com a matéria. 

Dê uma pausa e se necessário, passe para outra disciplina. 

Formas de fixação de conteúdo

Escolha o que mais se adequa a você:

  • Marcações
  • Resumos
  • Mnemônicos
  • Mapas Mentais
  • Cards
  • Fichamento

Revisões

Revisão é o segredo para passar em concurso público. Elas são deveras importantes, são a chave para memorizar o conteúdo com eficiência. 

Por isso, se programe para elas. 

Uma das formas indicadas de revisão é fazer a revisão de todo conteúdo estudado no fim da sessão de estudo, mais uma vez no dia seguinte e mais uma após uma semana. 

Depois disso, será necessário rever de uma em uma semana ou de um em um mês.

Faça exercícios

Ao final de todas as sessões de estudos, faça de 10 a 50 exercícios das disciplinas estudadas. Veja qual a Banca do seu concurso e faça questões dela. 

É claro que você também pode fazer de outras, mas é importante que quando você for fazer a prova do seu concurso público, você já tenha feito todas as questões da Banca dele anteriormente.

Verifique seu rendimento

Planeje simulados de tempos em tempos. Assim, você conseguirá saber qual está sendo seu rendimento e o que você precisar estudar melhor e novamente.

Gostou das dicas? Passar em Concurso Público não é uma tarefa fácil mas é gratificante quando o objetivo é alcançado.

Texto por: Real Guide


2 comentários

lohhan · 23 de fevereiro de 2020 às 02:15

ótimo artigo obrigado por compartilhar conosco.

    redator · 3 de março de 2020 às 11:04

    Olá, lohhan!!
    Tudo bem?

    Agradecemos o seu comentário. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *