Como Poupar Dinheiro? 8 Truques que deve Conhecer!

Publicado por Parceiros em

Duas pessoas sentadas ao redor de uma mesa, contando dinheiro e somando contas

Poupar dinheiro pode muitas vezes ser uma verdadeira dor de cabeça porque não sabemos bem como fazer, especialmente quem vive muito apertado com o dinheiro que ganha.

Contudo, é cada vez mais essencial saber poupar no ambiente doméstico e sermos capazes de poupar dinheiro, o que nos pode tirar de um aperto.

Por tudo isso, aqui ficam algumas das dicas eficazes sobre como poupar dinheiro sem falhar a tentar.

Muitos acreditam que não é fácil poupar algum dinheiro mês após mês, que pode ser usado para umas férias, gasto num pequeno presente para alguém que se ama.

No entanto, os especialistas dizem que não é nada complicado, mas certos erros são cometidos quando se poupa dinheiro, o que pode levar a que não alcancemos os nossos objetivos financeiros.

Antes de prosseguir com as dicas sobre como poupar dinheiro, é necessário que fique claro que a poupança não deve começar daquilo que sobra.

Pelo contrário, a poupança deve fazer parte da gestão mensal do seu dinheiro. Esta é uma das competências financeiras pessoais básicas que deve conhecer. É aconselhável atribuir pelo menos 10% dos seus rendimentos diretamente à poupança.

Só comprometendo-se totalmente com o seu objectivo é que poderá poupar o dinheiro a que se propôs. Está a pensar desistir? Não faça isso, pela saúde das suas finanças pessoais!

1. Objectivo de poupança

Antes de saber como poupar, é necessário visualizar o que se quer poupar. É claro que poupar é para tudo: situações de emergência, tratamentos médicos, viagens ou negócios.

No entanto, quando começamos a poupar, é melhor ter algo que nos possa motivar. Qual é o objectivo da poupança? Sabendo isto, é mais fácil concentrar-se no objectivo e, portanto, saber quanto precisa de poupar (uma quantia específica de dinheiro).

Conhecendo estes dois aspectos, é mais difícil gastar o dinheiro que nos custa a poupar por caprichos do dia-a-dia.

2. Controle os gastos

Para saber como poupar, não só precisa de conhecer o estado das suas finanças pessoais, mas também precisa de saber como organizá-las da forma mais eficiente.

Por esta razão, descrevemos os diferentes meios de controlo que lhe permitem saber qual o melhor método para si (de acordo com o seu objectivo) de poupança.

Os primeiros são os meios de financiamento, que são aqueles que nos fornecem a liquidez necessária para alcançar um objectivo imediato em troca do seu pagamento no futuro, como é o caso dos empréstimos e créditos.

Estes não são aconselháveis se a sua intenção for comprar algo que não produza dinheiro, como por exemplo, uma viagem.

Existem também formas de investimento que proporcionam um retorno ao longo do tempo em troca da assunção de certos riscos. Isto pode ser um pouco assustador, porque normalmente fala-se de grandes somas de dinheiro, mas se for bem pensado, o resto virá por acréscimo.

Existem também os meios de rendimento mais comuns, que se referem às fontes de rendimento que não exigiram investimento prévio. Falaríamos, por exemplo, sobre o nosso emprego.

Este é um dos meios mais comuns de ganhar e poupar dinheiro, mas é um processo mais lento. Com base nesta informação e visualizando o seu objectivo de poupança, analise qual pode ser a sua melhor opção.

3. Ter duas contas bancárias

Uma dica infalível para poder poupar é tendo uma conta bancária onde recebe o seu rendimento mensal e outra conta para poupança, e para onde pode transferir diretamente 10% do seu salário. A única regra é não tocar nessa conta até que o objectivo tenha sido alcançado.

Com este método não só verá a sua liquidez aumentar constantemente, como também sentirá a paz de espírito de poder lidar com qualquer acontecimento imprevisto importante, tal como uma súbita perda de emprego.

4. Não se deixe enganar por ofertas

Este conselho de poupança já é um cliché, mas temos de o pôr em prática. Evitar compras compulsivas, o que é uma grande razão pela qual não atingimos os nossos objetivos de poupança.

Para poupar tanto quanto se propõe poupar, pode comparar os preços de todos os produtos e serviços que consome: alimentos, gasolina, vestuário, telefone, companhias de seguros, etc.

Aprenda a comprar com critério e evite o stress. Se encontrou uma pechincha que precisa no dia em que vai comprar, leve apenas esse item e vá imediatamente para as caixas. Ao aplicar este conselho, saberá como poupar eficazmente e fazer a diferença.

5. Orçamentar todo o seu dinheiro

Se quiser saber como poupar, precisa de saber para onde vai o dinheiro e planear antecipadamente como o gastar. Basicamente, a regra diz que a partir do seu salário líquido, deve atribuir:

50% para despesas essenciais, que incluem habitação, transporte, utilidades e mercearias. 20% para as prioridades financeiras, que são a reforma, a poupança e a dívida. E 30% para lifestyle, que são presentes, viagens, restaurantes, compras e tudo o resto.

Acompanhe os gastos para se certificar de que se mantém dentro do seu orçamento.

6. O melhor momento para poupar é agora

“Vou fazê-lo no próximo mês”, “Vou começar este ano”… Quando se trata de poupar, todos temos boas intenções, mas está muito longe de atingir os nossos objetivos. Só porque pensa que deve poupar, isso não acontecerá por magia. Esta dica de poupança é essencial: comece já a poupar.

Existem muitos métodos de poupança, alguns mais eficazes do que outros, tais como os investimentos. Mas se quiser começar com pequenos passos, pode programar com o seu banco a transferência automática de uma pequena percentagem dos seus rendimentos para uma conta poupança todos os meses, se não se sentir capaz de o fazer você mesmo.

Em todo o caso, quanto mais cedo começar, melhor! Verá que se surgir a necessidade de investir em algo, ficará grato por esse dinheiro extra.

7. Poupar em casa

Não existem só despesas fora de casa. Estas também existem em casa. Mais importante ainda, precisa de saber como poupar dinheiro nas suas contas de eletricidade, água, aquecimento, etc.

Não deixe os aparelhos eléctricos ligados ou em espera quando não os estiver a utilizar, isto pode representar uma poupança de 15% na sua conta.

Apague as luzes quando não estiver na sala e substitua as lâmpadas normais por lâmpadas eficientes, que consomem 80% menos energia do que as lâmpadas incandescentes e têm uma vida útil até 15 vezes mais longa.

Feche a torneira de água quando estiver a escovar os dentes ou a ensaboar – pode poupar mais de 10 litros de água de ser desperdiçada em apenas um minuto.

E por fim, não use demasiado o aquecimento ou ar condicionado, mantenha a temperatura a 20ºC; lembre-se que por cada grau a mais na temperatura, a conta da luz aumentará em 5-10% e, portanto, o seu dinheiro. Estas dicas de poupança não só o ajudam, como são dicas para o ambiente.

8. Pense no que compra e para que compra

Quer esteja a comprar presentes de Natal para os seus entes queridos, quer faça as suas compras semanais, evitará gastos desnecessários se souber como poupar.

Se fizer uma lista de compras antes de sair e se cingir a ela, não comprará mais nada além da lista, e ficará agradavelmente surpreendido quando vir que comprou tudo o que realmente precisa e gastou menos que o habitual.

Desenvolva estes hábitos agora, para que esteja pronto quando o grande dia chegar: quando tiver atingido o seu objectivo de poupança. Esperamos que tenha achado o conteúdo deste artigo útil para o ajudar a aprender a poupar. Diga-nos que dicas põe em prática para poupar.

Este artigo foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Como Economizar, um blog com dicas sobre Finanças Pessoais para o ajudar e gerir o seu dinheiro e alcançar a independência financeira.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *