Como organizar o estoque da sua empresa? 5 dicas simples

Publicado por Parceiros em

Para que uma empresa funcione bem e gere lucro é necessário que todos os setores funcionem corretamente e em harmonia. Por isso, manter o estoque organizado faz toda a diferença para a empresa.  

Um estoque organizado evita desperdícios, falta de produtos e reduz o tempo de procura de mercadoria. 

Porém, a realidade não é tão bela e simples assim. Há muitos empreendedores que encontram dificuldades em manter a organização e a eficiência de seus estoques. E com isso acabam perdendo muito dinheiro, pois a perda ou falta de mercadorias gera prejuízos. 

Mas saiba que é possível ter um estoque organizado e eficiente, onde é possível encontrar as mercadorias de forma rápida e controlar a entrada e saída, evitando que mercadorias faltem, sobrem ou se tornem obsoletas. 

Não importa se a empresa é grande ou pequena, se for organizada, o estoque fará a diferença no funcionamento da empresa. 

Dicas para organizar o estoque

Um estoque perfeito não pode faltar ou sobrar mercadoria, é preciso estar nivelado. Sobrar significa dinheiro parado ou mal investido e faltar significa redução de receita, pois não há realização de vendas. 

Manter o estoque equilibrado garante a fluidez das coisas. Material em excesso significa dinheiro empregado equivocadamente e desperdício, material em falta gera perda de serviços e até cliente. Por isso, é importante saber a necessidade da compra de cada material. 

Seja pelo excesso, seja pela escassez, ambos geram prejuízo a sua empresa.  O estoque deve ter acuracidade, isto é, precisão. A acuracidade se refere a ter quantidades físicas apuradas e o resultado dessa apuração deve ser exato. A quantidade física apurada deve ser equivalente aos registros de controle de entrada e saída do estoque. 

Com as técnicas corretas e disciplina será possível manter tudo organizado. 

Por isso, confira essas dicas importantes para manter o estoque organizado. 

  • Conheça suas mercadorias

 

Planejamento é importante em qualquer setor da empresa e no estoque não é diferente. Por isso, planeje suas compras e o uso de mercadorias. 

Para isso é importante também conhecer os clientes e saber quais os produtos são mais adquiridos. 

Para controlar o estoque é preciso conhecer todos os produtos utilizados, bem como conhecer as quantidades utilizadas dentro de um determinado período de tempo. 

Para isso, faça um cadastro de todos eles e organize com essas informações. Uma maneira simples é através de uma planilha. Para começar é preciso obter as seguintes informações: 

 

  • Conheça todos os produtos: linha, tipo, quantidade; 
  • Identifique os materiais e quantifique-os; 
  • Cadastre os produtos, registrando todas as informações, inclusive sua utilização; 
  • Registre todas as informações de entrada e saída, verificando quais são mais utilizados, menos utilizados e possíveis encalhados; 
  • Prazo médio de uso; 
  • Quantidade consumida. 

Baseado nessas informações estabeleça uma quantidade mínima e máxima para manter em estoque. 

  • Registro de mercadorias 

Todas as mercadorias que entram e saem do estoque deverão ser registradas. Os produtos devem ser detalhados de forma ser encontrados facilmente no estoque. Não adianta uma loja cadastrar uma blusa como blusa preta, pois se houver mais de um modelo de blusa preta, será impossível controlar corretamente. 

Realize inventários periodicamente, ou seja, confira todos os produtos que estão no estoque. Caso haja alguma divergência entre os registros, quanto mais cedo encontrar, ficará mais fácil solucionar o problema.  

  • Compras 

Para uma compra eficiente é de extrema importância planejar e saber quando realizá-la. 

Para isso é necessário conhecer o tempo que o fornecedor demora em entregar o material, bem como saber a quantidade utilizada por você. Para que assim não falte material ou então para que não se compre antecipadamente. 

Na hora de comprar e escolher o fornecedor fique atento aos seguintes fatores, como preço, prazo de entrega, qualidade, portfólio e atendimento pós-venda. 

  • Sistema de Registros 

Existem alguns sistemas de registros. Um deles é o FIFO, do inglês First in, First out. Traduzindo significa primeiro entrar e primeiro sair.  Esse sistema é utilizado por produtos perecíveis, principalmente. Pois nesse sistema os produtos que entraram primeiro no estoque devem ser também os primeiros a sair. 

Mas muitas outras empresas adotam esse sistema para que o estoque fique sempre com produtos chegados recentemente. 

  • Identifique e padronize as informações 

Precisa haver um padrão de informações e localização de produtos no estoque. É necessário que as mercadorias semelhantes fiquem próximas. Por exemplo, blusas de mesmo modelo, mas com cores diferentes.  

Se o estoque for grande, os corredores também podem ser nomeados para facilitar a localização, assim como as prateleiras das estantes

Mas não esqueça de adicionar essas informações na planilha de registro ou no sistema. Isso fará a diferença na hora de localizar o produto dentro do estoque. 

Como foi possível observar, não é tão complexo manter um estoque organizado. Isso certamente fará toda a diferença na eficiência da empresa e na apuração dos resultados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *