Como melhorar a inauguração de um negócio?

Publicado por redator em

Abrir um novo negócio é uma tarefa trabalhosa que demanda um longo tempo de planejamento e investimento financeiro alto, e é a hora da inauguração um momento especial para por a empresa no mapa.

Para melhorar esse dia, existem alguns recursos que podem ser usados e ajudam a começar o processo de captar a clientela.

Por onde começar?

O primeiro passo é anunciar a inauguração semanas antes. Isso pode ser feito com banner para eventos que deve ser pendurado na fachada do estabelecimento quando este ainda está em fase de montagem, para despertar o interesse das pessoas que passam pelo local.

O banner deve informar data e horário da inauguração, além de informações extras como atrações ou promoções.

Contudo nem sempre os potenciais clientes passarão na frente do estabelecimento antes da inauguração, nesse caso, o panfleto é uma ferramenta útil para divulgação, seja através da distribuição em locais estratégicos ou para ficar na bancada de comércios parceiros.

O panfleto deve ter as mesmas informações que o banner: data, horário e eventuais promoções de inauguração, mas além disso é importante informar o local, informação desnecessária no banner pendurado na frente do prédio.

Quando o local estiver pronto para receber os equipamentos e perto de começar a funcionar é essencial que seja instalado um letreiro com o logotipo da marca, informação sobre o que representa (padaria, loja de presentes, pet shop, etc), número de telefone, endereço eletrônico e/ou página de rede social.

O letreiro é fundamental para o negócio, porque é maior que um banner ou faixa e chama mais atenção dos transeuntes, além de conter somente as informações mais básicas e essenciais sobre o estabelecimento, facilitando para o cliente entrar em contato caso necessário.

Pode ser feito com ou sem iluminação; caso o estabelecimento se encontre em lugar movimentado, mesmo à noite, é interessante investir em um letreiro luminoso que chame atenção no escuro também.

No dia do evento é importante já ter o logo da marca pronto e estampado nos produtos e embalagens para familiarizar o público com o comércio e começar a criar uma reputação.

Negócios do ramo têxtil, por exemplo, conseguem fazer isso com tags para roupas, que podem ter variados formatos como:

  • Geométricos;
  • Bordas arredondadas;
  • Bordas retas;
  • Formatos especiais.

Os formatos especiais são diferenciados e podem ter a ver com o produto que será comercializado, como por exemplo, formato de folhas para floriculturas, de camiseta para loja de roupas, de bola de futebol ou semelhante para loja de artigos esportivos e muitos outros mais.

Essa questão é acertada com a fábrica de etiquetas, que tem a função de desenhar e imprimir as tags de acordo com o gosto do cliente.

Os adesivos têm função semelhante às tags, com a vantagem de não precisar ser pendurado no produto, apenas colado, o que é mais adequado para os lugares que comercializam produtos que não podem acomodar uma etiqueta, como por exemplo os estabelecimentos da área alimentícia, que usam a etiqueta para selar pacotes e embalagens.

É uma maneira mais compacta de divulgar a marca do que panfletos e cartões, e com um design original consegue, até mesmo, ser entregue no fim da compra ao cliente para que possa colar onde quiser como adesivos decorativos, o que ajuda na divulgação também.

O grande momento

A inauguração é o momento especial de apresentação ao público de uma nova marca e, apesar de ser um evento único, para os clientes que estão conhecendo será um produto novo até a empresa conseguir se estabelecer no mercado e fidelizar uma clientela.

Com o desconhecimento sobre a qualidade da marca, o esforço realizado no primeiro momento de inauguração deverá ser continuamente empregado até que se firme como estabelecimento confiável e, mesmo assim, é importante investir sempre em divulgações e promoções para manter os consumidores já conhecidos e sempre atrair novos também.

A vantagem dos itens de propaganda aqui citados é que são objetos que podem ser facilmente trocados e reformulados caso seja preciso ou queiram ser feitas mudanças no logotipo e outras informações.

Renovar a marca é tão importante quanto criá-la do zero, porque mostra preocupação da empresa em se modernizar e acompanhar as mudanças que ocorrem no mundo, o que acaba sendo fator de importância para garantir longo período de atividade ao negócio.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *