Como limpar piso de madeira

Publicado por redator em

Que o piso de madeira é muito elegante, você já deve saber. Ele enriquece a decoração do ambiente. A variedade de pisos de madeira é interessante para explorar possibilidades na decoração e existem opções atualmente, como:

  • Parquet;
  • Taco;
  • Madeira de demolição;
  • Madeira maciça.

Mas não confunda. O piso laminado, por exemplo, apesar de parecer com madeira, não é igual aos pisos tradicionais. Eles são feitos de um material chamado HDF, que é um material derivado da madeira. 

Eles são mais fáceis de instalar e de manter, pois a sua limpeza é simples. Ao contrário dos pisos tradicionais, não pode ser encerado. Para manter o seu piso de madeira em boa qualidade, é preciso ter muito cuidado na hora da limpeza para não danificar o material.

Neste artigo você vai descobrir como limpar o seu piso de madeira da melhor forma para que ele dure muito tempo. Confira!

Escolha bem as suas ferramentas de limpeza

Antes de tudo, para começar a limpeza do piso, o primeiro passo é retirar a sujeira mais grossa que está na superfície. Tire o pó com aspirador ou uma vassoura de cerdas macias, sem se esquecer de cada cantinho da casa, embaixo e atrás de móveis. 

Existe uma variedade grande de aspiradores hoje em dia, e qualquer um deles é adequado para a limpeza, além de alcançarem espaços pequenos.

Em seguida, se não for suficiente a limpeza mais simples com vassoura ou aspirador, você pode utilizar algum produto específico para madeira. Mas fique atento! Não utilize elementos abrasivos como escovas muito duras ou esponja de aço.

Não importa o que você use, vassoura, aspirador, uma escova macia ou rodo, sempre esfregue levemente no piso no sentido da madeira para não riscar.

Algumas substâncias podem ser vilãs

Na hora de fazer a limpeza do seu piso, é importante não deixar de lado alguns cuidados que garantirão que a madeira do seu piso tenha uma boa durabilidade. 

Além de usar produtos indicados para madeira, respeite as instruções de uso da aplicação, principalmente antes da diluição de produto.

Um dos cuidados principais é evitar a utilização de produtos com silicone em sua composição. Isso é recomendado, pois pode manchar a madeira e danificar completamente a superfície. 

Sobretudo, também é indicado evitar produtos com álcool e água sanitária, dado que podem ser muito abrasivos e manchar de forma irreversível.

Apesar do acabamento bonito e vistoso, evite usar verniz ou ceras constantemente. Esses dois materiais se depositam na madeira e podem fazer com que o piso precise de uma repaginada no futuro por causa do acúmulo do material. 

Mesmo com todos os cuidados, ocasionalmente, é possível que seja necessário raspar e remover o acúmulo de cera e verniz, além de estarem danificados pelo uso. Para isso, é indicada a contratação de um profissional para fazer esse serviço.

Água em excesso pode ser um problema

Para finalizar a limpeza, você pode usar um pano levemente úmido e que possa, ou não, conter um pouco de detergente misturado. Utilizando essa técnica, você vai eliminar o restante da sujeira e vai deixar o piso totalmente higienizado.

No entanto, essa tarefa demanda muita atenção. Não é só o uso do produto errado que pode danificar o seu piso. É preciso que você tenha cuidado com a umidade em excesso, porque isso pode fazer com que o material do seu piso desenvolva mofos e estrague. 

Por fim, usar uma quantidade exagerada de água pode também manchar ou empenar a madeira, podendo ficar estufada, além de fazer com que o piso fique irregular. A longo prazo, essas irregularidades e descuidos na limpeza podem levar a madeira do piso a adquirir fragilidade e quebrar.

 

Categorias: Limpeza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *