Como gerenciar um escritório de advocacia

Publicado por Parceiros em

Como gerenciar um escritório de advocacia

Aquelas pessoas que ainda estão decidindo pela carreira jurídica devem saber que essa é uma ótima profissão,pois  traz um sentimento de responsabilidade social muito grande, uma sensação de estar fazendo o bem para o próximo e que também é bastante respeitada no mercado de trabalho. 

A remuneração dos advogados é ótima, o que é mais do que justo, devido ao tempo de estudo e a carreira acadêmica que esses profissionais precisam enfrentar, além da aprovação na OAB, que demanda muito trabalho e dedicação.

Todo esse processo para se tornar um advogado é bastante trabalhoso,mas, com dedicação e responsabilidade, é perfeitamente possível passar por todas as etapas e, então, conseguir o tão sonhado diploma e o registro de advogado, que também trazem uma satisfação pessoal enorme.

Um escritório de advocacia é um empreendimento que precisa de uma gestão muito eficiente. 

A advocacia não visa o lucro, mas um escritório dedicado à atividade advocatícia se trata de uma empresa com características específicas, que também demanda de uma boa administração financeira, gestão pessoal e controle fiscal.

As principais questões que envolvem a gestão de escritório de advocacia são bem amplas, mas é preciso estar muito atento não apenas aos pequenos deslizes que podem ocorrer, mas, também, aos procedimentos e tecnologias que vão otimizar a solução de problemas e potencializar a performance de sua equipe de advogados.

As atividades relacionadas ao Direito são as principais características de um escritório de advocacia, pois presta consultoria e atendimento nos setores criminal, trabalhista, previdenciário, civil e direito do consumidor.

É comum os casos serem resolvidos longe dos tribunais, assim, nem sempre é necessário recorrer a processos judiciais e comparecer a tribunais de Justiça. 

Dicas para gerenciamento de uma escritório de advocacia

Fazer um acompanhamento do fluxo de caixa

Para manter um bom gerenciamento para escritórios de advocacia você vai precisar registrar e controlar as finanças que entram e saem de seu escritório.

Controlar o fluxo de caixa faz toda a diferença, pois permite que o advogado fique por dentro de todas as contas do escritório e tudo o que precisa pagar, o que tem a receber, lançamentos futuros tanto de débito como de crédito.

Não misturar as contas do escritório com as contas pessoais

Uma dica boa de como gerenciar um escritório de advocacia é separar muito bem as suas finanças profissionais das pessoais.

É muito comum, principalmente quando o advogado atua como sociedade de Advocacia, que essa mistura aconteça.  

Mas apesar de ser comum, isso não é indicado, pois acaba completamente com o controle e planejamento do seu escritório enquanto empresa.

Organizar os custos

Se você não sabe todos seus custos, então você não sabe onde é fundamental investir.

Esse é o segredo para o advogado analisar quais são os gastos que podem ser cortados e onde seu dinheiro pode ser investido com sabedoria.

Ao reduzir os custos que não valem a pena, o trabalho pode ser mais eficiente, mas lembre-se,caso você resolva reduzir custos fundamentais, pode perder em produtividade e em receita, por isso é importante o gerenciamento dos custos.

Investir tempo em seu planejamento

Administrar um escritório de advocacia é muito mais complexo do que somente abrir as portas e esperar os clientes chegarem. 

Um passo importante para o sucesso do seu negócio é fazer um planejamento completo antes de iniciar qualquer atividade.  

É importante que você reserve um tempo para conhecer melhor e compreender as características do local onde você deseja abrir o seu escritório. Também é importante entender qual é o seu público-alvo.

Contar com a ajuda de um contador

É muito comum que no gerenciamento de escritório de advocacia, os advogados de primeira viagem quanto os mais experientes pensem em controlar gastos, ter uma folha mais enxuta, eles acreditam que o escritório não precisa contratar um contador, isso é um erro muito grave.

Não importa o tamanho da empresa e a quantidade de sócios, clientes e funcionários, contar com a ajuda de um profissional da área da contabilidade é crucial para o futuro do escritório.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *