Como encontrar o inquilino perfeito para alugar o seu imóvel?

Publicado por Redator Convidado em

A realidade de ser um proprietário de imóvel pode ser difícil, nem sempre é fácil responder aquela pergunta: como encontrar o inquilino perfeito para alugar seu imóvel. Apesar do fato de que deixar o imóvel vazio possa causar prejuízo, a verdade é bem mais funda que isso.

Ter um inquilino problemático pode vir a causar muitos outros prejuízos, tantos que às vezes o proprietário não vai fazer a mínima ideia de como resolver quando os problemas começam a aparecer.

Existem algumas dicas básicas para evitar que situações indelicadas e chatas aconteçam, essas dicas são algumas que um proprietário de imóveis deve sempre ter em mente se ele quiser encontrar o inquilino perfeito.

Como encontrar o inquilino perfeito para alugar o seu imóvel

Maneiras de fazer isso seria ligando para seu futuro inquilino e fazer uma pequena entrevista com ele. Saiba mais sobre sua vida, se ele tem ou não família, e se sim, qual o tamanho da mesma. Entender mais sobre o inquilino e passar informações importantes, como o preço e as regras de seu imóvel, pode passar para ambos os lados que a negociação vai ou não ser de sucesso.

Pode parecer um passo muito óbvio que qualquer dono de imóvel sabe, porém muitos decidem ir logo para a parte onde o inquilino vem conhecer o imóvel, sem muito pensar. Isso não é ideal pois pode deixar pequenas informações importantes passarem despercebidas.

Saiba se sua decisão vale a pena

Antes de tudo, analise todas informações passadas pelo futuro inquilino e invista em um Sistema para Locação de imóveis que funcione para todos os serviços que você precisa para seguir com a sua decisão. Um sistema como esse pode ajudar você a ver seus ganhos e decidir se esse novo inquilino pode ou não melhorar eles.

Como dito antes, nem todo inquilino é uma boa decisão dentro de seu imóvel. Uma das partes importantes é entender como esse inquilino vai afetar seus gastos e ganhos se comparados a outros inquilinos. Para ter total certeza, pense em diversas situações possíveis com o seu possível futuro inquilino e decida se isso vale a pena.

Crie uma ficha de cadastro

Criar uma ficha cadastral pode ser uma boa aposta para descobrir como encontrar o inquilino perfeito para alugar o seu imóvel. Nela, é possível incluir informações básicas como:

  • nome, CPF, RG, endereço atual, renda;
  • telefone e dados profissionais (qual o emprego e em que lugar trabalha atualmente);
  • contatos para imóveis que foram alugados antes.

Com essas informações, é possível fazer contato com a empresa onde o possível inquilino trabalha, por exemplo, e extrair diferentes opiniões sobre a pessoa. Lembre-se sempre que uma pessoa pode muito bem estar mentindo sobre sua personalidade ou costumes para conseguir um imóvel.

Enquanto não há uma maneira de parar isso, fazer contato com imóveis antes alugados pelo seu futuro inquilino ou com seu trabalho pode fornecer informações extras que irão ajudar com sua decisão final.

Pergunte ao proprietário do imóvel antes alugado se esse futuro inquilino pagou suas contas em dia, se não era problemático ou se não causava problemas constantes para possíveis outros inquilinos na residência ou perto dela.

É importante notar que você pode solicitar mais documentos. Entre esses, peça sua CNH ou sua Carteira de Trabalho, ou até mesmo comprovantes de renda como seu holerite ou extratos bancários.

Considere a renda do inquilino

Caso a renda do inquilino não for o bastante, o aluguel pode vir a ser maior que 33,3% de sua renda mensal e, estatisticamente, isso significa que o inquilino pode ter dificuldade de deixar suas contas em dia. Isso, claro, pode se tornar um problema no futuro.

Antes de ter certeza que esse é o caso, pergunte sobre sua renda, seu trabalho e, se o inquilino tiver uma família, pergunte quantas pessoas iriam contribuir com o aluguel. Em alguns casos, se três pessoas na casa, por exemplo, contribuem com parte de seu dinheiro, o inquilino consegue manter as contas em dia.

Conclusão

Essas são dicas muito básicas para compreender como encontrar o inquilino perfeito para alugar seu imóvel, porém, são essenciais por mais simples que pareçam ser. Um erro muito comum de vários proprietários de imóvel é esquecer alguns desses passos em vez de investir em passar mais tempo verificando seu futuro inquilino.

Agora que você entende como encontrar o inquilino perfeito para alugar seu imóvel, não se esqueça de seguir esses simples passos e com certeza você pode se livrar de muita dor de cabeça no futuro.

Categorias: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *