Como criar um site profissional do zero?

Publicado por Redator Convidado em

site

Se você tem dúvidas sobre como criar site profissional do zero, saiba que não está sozinho nessa! 

Com as pessoas passando mais tempo online, as empresas que ainda não tinham um site perceberam a importância de fazer um. 

Com isso, empreendedores começaram a pesquisar como fazer o seu site profissional, mas também a demanda deste tipo de demanda aumentou para agências e profissionais de design. 

Atualmente, existem muitas opções de ferramentas para construção de sites. 

No entanto, é importante ter muita atenção ao realmente criar o seu site, já que quanto mais profissional ele for, maiores serão as chances dele obter os resultados que você deseja. 

Tenha em mente que o site de uma empresa – ou profissional – funciona como seu cartão de visita ou vitrine online. Logo, é extremamente importante que ele seja bem desenvolvido para atrair e conquistar clientes. 

Mas, afinal de contas, como criar um site profissional do zero? 

Neste artigo você irá conferir algumas dicas importantes que separamos sobre o assunto e aprender como realmente criar um site profissional e que conquiste clientes. 

Continue a leitura e confira! 

Dicas para criar um site profissional

Aqui está uma lista com algumas dicas importantes para criar um site profissional do zero. 

1. Especifique uma meta para o seu site e liste os seus requisitos

Se você deseja criar um site do zero, é melhor começar descobrindo qual objetivo ou propósito ele deve servir. Em outras palavras, o que você deseja alcançar com ele? 

Você está planejando vender produtos ou serviços? Talvez você queira mostrar seu portfólio? Ou talvez você esteja construindo seu site exclusivamente para fins de branding? 

A resposta a esta pergunta o ajudará a determinar: 

  • Que tipos de página você deseja publicar (página de portfólio, página de preços, página sobre nós, etc.) ;
  • Os tipos de conteúdo que você deseja apresentar neles (galeria de imagens, artigos, vídeos, etc.);
  • Bem como os recursos técnicos que você deseja (como integração com uma plataforma de email marketing ou uma solução de chat ao vivo).

2. Pesquise seu mercado e concorrentes

Com seu objetivo e ideias iniciais em mente, é hora de pesquisar seu público-alvo e concorrentes. 

O que você quer descobrir é: 

  • Em que tipo de informação seus clientes em potencial estão interessado;
  • Quais tipos de conteúdo seus concorrentes têm publicado para capturá-los.

A melhor maneira de fazer isso (embora um pouco demorado) é acessar os sites dos seus concorrentes, mídias sociais, sites de perguntas e respostas e fóruns – e anotar todas as informações para o seu negócio. 

3. Pesquise o que atrai você e o seu público-alvo visualmente

Agora é hora de fazer uma pesquisa visual para encontrar alguns layouts de design de site que você e seu público-alvo achariam visualmente atraentes. 

Assim como na etapa anterior, você vai querer começar pesquisando seus concorrentes, passando por várias galerias de modelos de sites.

O importante nesta etapa é lembrar o objetivo do seu site e o público-alvo que a página deve servir. 

Esses dois fatores devem ajudá-lo a decidir o layout do seu site (por exemplo, você pode estar construindo um site de várias páginas ou de uma página).

4. Escolha o construtor de site 

Vamos começar respondendo a uma pergunta – você realmente precisa de um construtor de sites para fazer um site? Resumindo, não. 

Se você tiver habilidades de codificação, poderá criar um site do zero usando apenas um editor de código e bibliotecas HTML, CSS e JS.No entanto, essa abordagem requer muito tempo, habilidade e experiência. 

Você também pode contratar um desenvolvedor web para construir um site para você. 

Muito provavelmente, esse desenvolvedor irá personalizar um dos modelos com os quais já trabalharam e irá configurar o site para você usando WordPress ou outro sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) popular. 

Outra opção é usar construtores de sites de “arrastar e soltar”. Eles vêm com modelos prontos e gratuitos, interfaces de usuário intuitivas e não exigem que você tenha qualquer conhecimento em HTML ou CSS. 

Além disso, você não precisa atualizá-los para ter seu site instalado e funcionando sem atrasos. 

No momento de pesquisar por construtor de site e fazer a sua escolha, é muito importante que você verifique a reputação da empresa no mercado, procurando por avaliações de clientes. 

Também verifique se existe alguma opção de teste gratuito para que você possa pelo menos ter uma ideia de como o construtor funciona na prática.  

5. Escolha o seu host 

Ao construir um site do zero, você também pode precisar escolher onde sua página será hospedada – o local onde todos os arquivos que compõem o seu site serão armazenados. 

Escolher o provedor de hospedagem na web certo é importante por alguns motivos: 

  • Isso pode afetar a velocidade e desempenho do seu site, o que é fundamental para uma alta classificação nos mecanismos de pesquisa;
  • Ele pode ajudá-lo a garantir que o site da sua empresa seja seguro e capaz de resistir a quaisquer ameaças em potencial;
  • Pode ajudá-lo a fazer backup de seus arquivos e de todo o site para que não se perca em circunstâncias imprevistas; 
  • Além disso, diferentes hosts da web fornecem vários níveis de serviço em termos de suporte ao cliente ou flexibilidade para fazer alterações nas configurações do seu site (como as configurações de DNS). 

Em outras palavras, o provedor de hospedagem na web pode impactar fortemente a eficácia do seu site e como sua pequena empresa será vista pelos outros. 

A boa notícia é que a maioria dos hosts da web populares têm recursos robustos, e a diferença entre eles será amplamente notada por empresas maiores, que atraem centenas de milhares de visitantes do site todos os meses. 

Últimas considerações

As dicas que citamos são apenas algumas das mais importantes quando se trata de criar um site profissional do zero. 

Você também precisará pensar em um nome para o seu site e comprar o seu domínio, escolher o layout que deseja utilizar, incluir conteúdo de qualidade, aplicar técnicas de SEO e muito mais. 

Portanto, caso tenha dúvidas ou prefira deixar que um profissional crie o seu site, pesquise por opções confiáveis. 

Esperamos que tenha gostado das dicas e que agora esteja mais claro como você pode construir o seu site profissional. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *