Como abrir uma clínica de estética e serviços principais

Publicado por redator em

clínica

Abrir um negócio não é uma tarefa fácil é preciso estar atento a diversas variáveis, cuidar bem do espaço, disponibilizar para clientes e colaboradores um ambiente seguro, com máquina de café e capuccino para que seja confortável e agradável.

No entanto, existe diversos tipos de empreendimentos que se podem investir e um dos que vem crescendo com certeza é setor de estética.

Este setor é promissor e para quem quer empreender no ramo da beleza, se houver planejamento é possível construir um negócio rentável e promissor.

Existem muitos tratamentos estetica que as clínicas podem oferecer como:

  • Massagens relaxantes;
  • Limpeza de pele;
  • Maquiagem definitiva;
  • Preenchimentos.

Assim, neste artigo abordaremos elementos necessários para abrir uma clínica de estética bem como alguns serviços que podem ser realizados por esses ambientes.

O plano de negócios para o sucesso da sua clínica

O plano de negócios é um fator fundamental para que o empreendimento funcione. Além do mais ele ajuda na definição de estratégicas que garantirão que as clínicas de estética sejam um sucesso.

Existem quatro itens fundamentais para ter em seu plano de negócios:

  • Análise de mercado;
  • Plano financeiro;
  • Produtos e serviços;
  • Estratégias de marketing.

A análise do mercado consiste no conhecimento do público, e também ajuda na definição do diferencial que sua clínica oferecerá para que se diferencie de concorrência.

Assim, são feitas muitas perguntas sobre quem são os concorrentes diretos e indiretos, quem serão os fornecedores, os pontos fracos e fortes do negócio.

O planejamento financeiro é fundamental para que se saiba quanto de capital será investido, para compra de balança digital 150kg, cadeiras, espelhos, materiais para os procedimentos, contratação de profissionais entre outros.

Além do mais o plano financeiro permite ajuda na estimativa dos lucros e também sobre o tempo de retorno do investimento feito.

Já os produtos e serviços são a definição do que a clínica oferecerá, de qual será o preço dos serviços, além da definição se venderá produtos a pronta entrega. Também é aqui que a questão da diferenciação da concorrência ocorre de forma mais marcada.

E por fim, temos a estratégia de marketing que é fundamental para que todos os serviços alcancem o público correto. Quanto mais detalhado for a estratégia mais eficiente ela é.

Assim é importante identificar a linguagem do seu público. Se você identifica que seu público procura por uma clínica bem estruturada, demonstre em seus canais de divulgação o seu espaço, sua cadeira de massagem, a qualificação dos profissionais e assim por diante.

Um ponto fundamental para a estratégia de marketing é a presença online. Invista em publicações nas redes sociais e demais plataformas, pois elas te ajudarão a atingir um público que inicialmente você não vê.

Invista nos profissionais da sua clínica

Os profissionais são essenciais para qualquer tipo de empreendimento, porém, no ramo da estética é fundamental que os profissionais sejam qualificados quanto as metodologias, mas, principalmente, que sejam gentis e humanos no atendimento. Isso permite o aumento do negócio.

Assim, é importante que se contrate profissionais qualificados, e que portanto, também seja possível dar um salário condizente quanto a qualificação, pois assim o profissional trabalhará de forma mais adequada e também mais segura, trazendo qualidade para o seu cliente.

Uma clínica de estética pode contar com uma série de profissionais como:

  • Cirurgiões plásticos;
  • Esteticistas;
  • Dermatologistas;
  • Massagistas;
  • Auxiliares.

Também invistam em uniformes para esses profissionais para que as clínicas tenham uma boa identidade visual. Um dos elementos fundamentais para essa identidade visual é o uso de jaleco personalizado pelos profissionais.

Os equipamentos para uma clínica de estética

Além dos materiais de escritório para que a administração do espaço seja garantida é importante também alguns equipamentos específicos para que todos os procedimentos sejam feitos de forma qualitativa como: cadeira de massagem, cadeira reclinável para limpeza de pele, aparelho de peeling, vaporizador, fontes de oxigênio, mesa cirúrgica, entre outros.

Os serviços realizados por clínicas de estética são variados. Alguns dos principais podem ser citados como, a esfoliação facial e corporal, as hidratações feitos com diferentes procedimentos, peelings e drenagens linfáticas.

Assim, vimos que para a abertura de uma clínica de estética é importante atentar-se para muitos pontos que vão desde a elaboração de um plano de negócios bem feito, equipamentos de qualidade e uma equipe formidável. Só assim é possível construir um negócio sólido e rentável.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *