Como a alimentação muda a produtividade de uma empresa

Publicado por redator em

alimentação

Para que haja qualidade no dia a dia de uma empresa, é preciso que os funcionários utilizem alguns serviços. Pontos como segurança, qualidade de vida e bons relacionamentos importam.

Por exemplo, o controle de acesso predial, que permite ou não entrada de determinadas pessoas, pode fazer com que os funcionários e colaboradores se sintam melhores naquele espaço.

Outro ponto muito importante é a alimentação. Na verdade, ainda hoje, o cartão alimentação não é obrigatório, apesar de tratamos essa necessidade como natural. Mas, será que já paramos para pensar em sua verdadeira importância?

Por conta disso, hoje vamos falar sobre esse assunto: a alimentação na empresa como forma de motivação.

A importância de um bom cartão alimentação

Diferentemente do vale transporte, o vale alimentação não é obrigatório para as empresas. Na verdade, todo o gasto com alimentação do funcionário é descontado em porcentagem do salário.

Porém, oferecer um bom cartão alimentação para os colaboradores de uma empresa pode mudar (e muito) o dia a dia do trabalho.

Em primeiro lugar, um bom vale alimentação pode fazer com que os funcionários se sintam mais motivados no trabalho. Isso inclui, também, todas as outras estratégias e atividades que envolvam o bem estar dos colaboradores.

Isso não diz apenas sobre a necessidade de comida que nosso corpo tem, mas também a sensação de que a empresa está cuidando do bem estar do funcionário.

Hoje, cada vez mais, as pessoas se mantém em empregos por ideologia e sentimento. O salário, apesar de ainda ser muito importante, acaba sendo substituído pela ideia de estar ou não se sentindo bem naquele local.

De maneira resumida, o vale alimentação é um cartão com determinada quantia em dinheiro que possibilita o funcionário escolher o que deseja comprar em um supermercado.

Diferentemente do vale refeição (que é mais voltado para restaurantes), o vale alimentação é utilizado para compras fora da jornada de trabalho.

Padarias, açougues, sacolões e outros tipos de comércio voltados à alimentação, normalmente, aceitam esse tipo de pagamento.

Imagina um colaborador ver algo gostoso em uma vitrine expositora para padaria e poder comprar? Isso aumenta a motivação e, consequentemente, a produtividade.

Que tal uma cozinha?

Além do oferecimento do vale alimentação, é possível, também, que as empresas e indústrias tenham dentro do estabelecimento uma cozinha industrial. Isso vai permitir que os colaboradores se alimentem sem sair do local de emprego.

Da mesma forma que um bom cartão alimentação, a cozinha também oferece maior conforto e qualidade para o dia a dia do funcionário.

Novamente, isso influencia na motivação e no trabalho diário. Além disso, com uma cozinha agradável, a empresa também possibilita uma boa relação entre os funcionários, que terão um lugar a mais para se envolverem. As empresas mais modernas possuem esses espaços muito bem planejados e amplos.

Não é necessário um balcão expositor com diversos tipos de comida. A ideia é mais simples que isso. Às vezes, só um espaço bacana já é o suficiente. Que tal investir nisso?

Intervalo para lanches

A pausa para o almoço é obrigatória. Todas as empresas precisam oferecer, no mínimo, uma hora de almoço, a cada oito horas trabalhadas. Mas, você sabia que um intervalo para lanches durante um período de quatro horas também é uma estratégia muito importante?

Algumas vantagens de realizar esse intervalo são:

  • Aumento da felicidade na empresa;
  • Evita cansaço demasiado;
  • Funcionários passam a se sentir melhores na empresa;
  • Maior produtividade;
  • Recomposição dos funcionários;
  • Sensação de que o tempo passa mais rápido.

É claro que todos esses pontos acabam influenciando diretamente no resultado apresentado por esses funcionários.

Dez minutos no período da manhã e dez minutos no período da tarde (para as empresas que atuam durante oito horas por dia) já é o suficiente para uma recomposição. Isso é muito benéfico para o próprio negócio, que consegue ter mais resultados.

Outras formas de motivar os funcionários

Hoje, muitas empresas buscam diversas formas de motivar os funcionários. Isso é feito por meio de atividades que ofereçam qualidade e bem estar no dia a dia.

As empresas passaram a perceber que quando os colaboradores se sentem mais felizes e cuidados dentro do emprego, mais produtividade eles oferecem, e isso é muito vantajoso.

Algumas outras formas de conseguir isso são: ginástica laboral, cafés da manhã temáticos, comemoração de aniversários, entre outros.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *