Veja como montar uma clínica médica simples

Publicado por redator em

clínica

Afinal, com ou sem crise, todo mundo adoece e precisa de atendimento especializado, o que mantém o fluxo de pacientes constante. Da mesma forma, é possível investir em uma instalação especializada, como uma empresa prestadora de serviços ambientais.

Isso não significa que este projeto possa ser realizado de forma caótica. Na verdade, é exatamente o contrário: como qualquer erro de uma unidade de saúde, pode ser literalmente fatal. É fundamental ter uma Infraestrutura elétrica industrial adequada às atividades ali desenvolvidas.

Quer saber mais? Então continue lendo e conheça algumas dicas para abrir sua clínica sem maiores problemas:

Invista em itens de aço inox

Ao contrário do que muita gente pensa, não é, todos os metais são iguais. Na verdade, cada liga tem suas peculiaridades, tornando-as utilizáveis ​​em determinados contextos, mas completamente inadequadas para outros.

No caso de instalações médicas, em geral, o material mais indicado é o aço inoxidável. A razão disso são suas características mais marcantes, como:

  • Alta durabilidade;
    Superfície brilhante, permitindo rápida identificação de contaminantes;
  • Longevidade;
  • Menos sulcos dificultam o acúmulo de bactérias.

Por este motivo, embora esta liga metálica possa ser utilizada na confecção de praticamente qualquer móvel, é particularmente recomendada para a fabricação de peças, como armários de aço inoxidável, ferrugem, onde os instrumentos são utilizados em procedimentos médicos. Como esse metal dificulta a multiplicação das bactérias, o risco de contaminação é muito menor. No caso de outros armários, como arquivos e prontuários, nada impede que sejam feitos de outras matérias-primas, como madeira.

Prefira acabamentos de cores vivas

Abrir uma clínica médica é uma das melhores opções para quem quer fazê-lo com menor risco, mas isso não significa que uma instalação não deva fazer com que seus clientes (ou melhor, pacientes ) satisfeito com os serviços prestados. Parte disso é criar um ambiente que seja ao mesmo tempo aconchegante (afinal, ninguém vem à clínica porque se sente confortável), também facilita a limpeza e cria um ambiente profissional no local.

Uma das melhores formas de fazer isso é investir em estofados que, apesar de modernos, vêm em tons claros e neutros. Uma das opções disponíveis para isso é um revestimento de cimento 3D: como o nome sugere, cria uma sensação de três dimensões, mesmo que sejam apenas duas. Mesmo que o modelo selecionado tenha um tom claro, dará a impressão de volume, o que é interessante do ponto de vista decorativo, deixando o ambiente mais agradável. Como resultado, o paciente fica mais confortável.

Considerar terceirização de serviços

Embora a função principal de uma clínica médica seja prestar atendimento nesta área, este serviço está dependente de uma série de outras atividades de apoio. Muitas vezes se interessam por áreas como: segurança, recepção de pacientes ou higiene do espaço.

Para eficiência e redução de custos, os especialistas recomendam a terceirização desses serviços. Nesse caso, ao invés de contratar funcionários diretamente, uma empresa é contratada para fornecer a mão de obra necessária para as operações da empresa e em alguns casos insumos, como no caso da terceirização dos serviços de limpeza.

Para que todas essas vantagens se tornem realidade, porém, e que a contratação de serviços não cause dores de cabeça aos gerentes das instalações, alguns cuidados precisam ser tomados. A primeira é certificar-se de que a empresa parceira é confiável, para isso é melhor dar preferência a quem tem mais tempo de mercado. Também é interessante buscar a opinião de clientes antigos para conhecer seus pontos fortes e fracos.

Por fim, também é importante destacar que, caso os profissionais encaminhados pela empresa não estejam equipados com os equipamentos de proteção individual (EPI) necessários para a realização de suas atividades e ocorra um acidente, o examinador preventivo também será responsável. Portanto, este também é um aspecto que deve ser levado em consideração na hora de adjudicar um contrato de serviço.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *