Casas de repouso devem contar com serviços especializados

Publicado por redator em

idade

Chega um momento da vida que viver sozinho não é uma opção. Isso é evidente quando as pessoas chegam à terceira idade e começam a sofrer com a mobilidade urbana, a mente começa a ficar esquecida e os remédios para uma saúde regulada aumentam.

Nesse momento, é preciso contratar cuidadores especializados, com conhecimento técnico para que possa acompanhar, durante todo o tempo, os idosos que precisam de ajuda para realizar tarefas simples, como cozinhar, tomar banho e se lembrar de tomar toda a medicação nos horários corretos.

Local ideal com adaptação ambiente

Muitas empresas oferecem diferentes serviços de atendimento para a terceira idade, em forma de casa de repouso para idosos.

Este tipo de local engloba vários profissionais que estão preparados para receber pessoas com os mais diferentes diagnósticos clínicos, com todo o zelo e segurança que este espaço deve ter.

Entre os profissionais presentes, podemos destacar:

  • Médicos geriatras que fazem avaliação periódica;
  • Enfermeiras para atendimento imediato;
  • Técnicos e cuidadores de idosos;
  • Nutricionistas garantem a alimentação adequada.

Apesar da socialização fazer bem entre os residentes, as mulheres idosas podem ficar em um asilo para senhoras, com direito a televisão com programas dedicados a este público, assim como homens também contam com espaços dedicados, com recreação voltada ao público masculino.

Profissionais treinados para toda situação

A equipe de um asilo deve ser devidamente treinada, pois muitas tarefas ficam sob a responsabilidade de cuidadores, como a alimentação, horário para tomar a medicação, ajuda para o banho, por causa da mobilidade reduzida, entre outros afazeres, obrigando profissionais a estarem atentos durante todo o tempo.

As casas de repouso contratam profissionais de diferentes áreas, como enfermaria, com auxiliares e técnicos, médicos, além de cozinheiros e faxineiros.

Para facilitar a identificação de quem é quem, a uniformização dos funcionários é uma solução apropriada.

Os uniformes profissionais femininos para enfermeiras contam com bolsos para manter ferramentas de trabalho, como bloco de anotações, canetas e termômetro, por exemplo, para fácil acesso e utilização.

As cores também servem para identificar a responsabilidade de cada funcionário em um local de trabalho. Dessa maneira, espaços como cozinha e copa contam com funcionários dedicados à preparação dos alimentos e ajuda com os residentes no momento das refeições.

Funcionários responsáveis pela limpeza do local, como faxina de todos os ambientes e recolhimento de lixo utilizam uniformes mais resistentes.

De todas as formas, os uniformes femininos para empresas como as casas de repouso devem constar o nome do funcionário e a marca do estabelecimento em que os idosos convivem, até mesmo como uma maneira de reforçar a ideia de igualdade entre os colaboradores.

Preparação de alimentos deve seguir regras

Quando uma pessoa chega à terceira idade, é comum problemas de saúde surgirem, pois o corpo perde algumas propriedades de forma natural.

Nestes casos, a alimentação é um ponto que deve ser muito bem equilibrado e nutritivo, para não causar nenhum mal-estar entre os residentes, ou até mesmo agravar doenças pré-existentes, como diabetes, pressão alta e alergias.

Os cuidados devem ser extensivos à higienização das louças, panelas e talheres utilizados durante as refeições. Uma cozinha bem equipada vai contar com maquina de lavar pratos industrial, fogão resistente e geladeira que mantém os produtos em refrigeração adequada.

A equipe responsável pela cozinha deve ter uma tabela nutricional disponibilizada, além de informações dos residentes, pois cada indivíduo é diferente um do outro.

O cardápio deve ser preparado por um profissional nutricionista, que identificará quais as necessidades de cada paciente, adequando os alimentos à maioria dos residentes, com os devidos cuidados quanto a pacientes cardíacos e diabéticos, com a redução de sal e açúcar, para evitar qualquer tipo de acidente alimentar.

A disposição do ambiente também deve ser prática, com equipamentos próprios para o local, para atender a demanda de limpeza, com a lava louça profissional sobre a pia, para que todos os utensílios sejam limpos e supervisionados pelos responsáveis, evitando qualquer tipo de resíduo em panelas, pratos e talheres.

Para aqueles que vão deixar os pais em um local como a casa de repouso, é importante estar atento quanto à presença destes equipamentos e à capacitação profissional dos funcionários.

O ambiente deve refletir responsabilidade, carinho e conforto, respeitando todas as leis vigentes, para que os idosos possam usufruir de um espaço dedicado e tenham boa qualidade de vida.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *