Camisa ou camiseta? Tire todas as suas dúvidas

Publicado por redator em

Você sabe qual é a diferença entre camisa e camiseta? Apesar de a diferença entre os nomes serem grandes, a proposta de cada uma é bem diferente da outra. Para entender exatamente o que é cada peça e não errar mais, fique atento às explicações a seguir: 

Camisa social

Vamos começar com a maior diferença que separa a camisa da camiseta: abertura com botões. A camisa social é aquela que tem uma abertura na frente, normalmente no centro. Ela, na grande maioria das vezes, possui botões em uma lateral e casinhas na outra.  

Além dessa primeira diferença, existe outra: o colarinho. Ele está presente nas camisas e camisas sociais. Ainda, existem modelos com ou sem manga comprida, com bolso ou sem e uma variedade de estilos de corte.

Camisa e camiseta também são confeccionadas em tecidos diferentes. A primeira pede uma costura mais nobre, podendo ser feita de seda ou tecidos mais estruturados. Deve ser assim porque ela é apropriada para usar em ocasiões mais formais. 

Como e quando usar

Como mencionado anteriormente, as camisas são uma proposta de look mais formal, portanto devem ser utilizadas em situações bem específicas. É uma ótima escolha para quem trabalha em escritórios tradicionais, que pedem mais formalidade. 

Uma camisa de algodão com calça do mesmo tecido em alfaiataria, ou mesmo um jeans mais encorpado, é uma combinação perfeita para aquele ambiente. 

Já para um evento (batizado, casamento, formatura, premiações…) o algodão pode ser trocado por algo mais refinado, como a seda ou um outro tecido nobre. Pode-se também optar por combinar com um blazer e uma gravata, para dar ainda mais elegância ao look.

Camisa social X calor

A transpiração pode acabar incomodando muitos homens nos dias mais quentes. Aquela famosa “pizza” embaixo dos braços pode ser constrangedor para alguns, que acabam tendo que permanecer com a roupa assim na frente de outras pessoas.

Nesse caso, uma undershirt pode ser a salvação. Ela é uma camiseta colocada sob a camisa social na intenção de absorver o suor e evitar que ele se transfira para a peça principal. Seu uso é muito comum em cidades mais quentes e, principalmente, no verão. 

Camisa Polo

Essa é uma peça que fica entre a camisa e a camiseta. Não é tão formal quanto a primeira nem tão casual quanto a segunda. É uma opção com gola e botões, porém sem abertura total na frente.

Além disso, ela, geralmente, é de manga curta e não tem muita variação quanto ao tecido com a qual é fabricada. 

Ou seja, a Polo é um meio-termo – muito bem aceito, diga-se de passagem – , tem uma gola e poucos botões – 3 ou 4, no máximo. Assim como a camisa, tem ocasiões em que pode ser usada, mas é bem mais democrática.   

Como e quando usar

A camisa polo tem um estilo mais despojado, mas não deixa de ser formal. Ela é ideal para confraternizações, reuniões de pais e mestres, cinema, teatro e outras ocasiões que não exigem tanta formalidade. 

O mais interessante é que ela combina com quase tudo. Pode ser usada com uma calça jeans, com bermudas ou mesmo uma sarja. Ela é apropriada também para saídas à noite e reuniões de família. 

Camiseta 

A camiseta é o oposto completo da camisa. Ela não é nem um pouco formal, muito pelo contrário, é bastante casual. Não apresenta botões, aberturas na parte da frente ou gola, é uma peça bastante simples.

Sua gola apresenta dois possíveis formatos apenas, em V ou em U. Não há restrição ou indicação de uso para nenhuma delas, vai de acordo com o gosto pessoal de cada um. 

Apesar de ser a mais simples das três opções, ela é a mais utilizada, pois serve para todas as ocasiões do dia que não requerem qualquer formalidade. Além disso, as estampas com desenhos e mensagens diversas fazem com que a variedade de opções seja infinita.

Ela é também uma excelente opção de presente, pois todo homem tem e gosta de usar. A camiseta é ótima para dias quentes ou frios, para homens e mulheres, para adultos e crianças. É, sem dúvidas, a peça mais democrática entre todas as anteriores.  


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *