Os benefícios de usar um ERP na sua loja

Publicado por redator em

Usar um ERP se tornou um requisito inevitável para as empresas modernas, independentemente de seu tamanho. 

Com uma concorrência cada vez mais acirrada, planejar os recursos empresariais e tomar decisões rápidas, baseadas em dados atualizados é a base para alcançar ou manter a competitividade.

Um sistema ERP oferece um conjunto de ferramentas e recursos personalizáveis ​​que permite que as organizações integrem e gerenciem todas as principais operações com agilidade e precisão.

Além disso, esse tipo de sistema permite a automatização de diversas atividades, o que aumenta a produtividade dos colaboradores e permite, também, a redução de custos.

E não é só isso. Continue a leitura para conhecer os principais benefícios de usar um ERP na sua loja!

Informações confiáveis

Em todo o tipo de negócio, informação é poder! Um sistema ERP permite captar uma série de dados provenientes de várias subdivisões, como estoque, vendas, compras e outros processos.

Esses dados podem ser apresentados em relatórios gerenciais, de acordo com a necessidade. Com informações em tempo real, precisas e relevantes é possível tomar decisões rápidas e bem fundamentadas. 

Dessa forma, você pode adotar as melhores estratégias e, assim, aproveitar as melhores oportunidades de negócio.

A grande vantagem de usar um ERP é que ele integra diversos processos em um único sistema. 

O banco de dados único facilita a acessibilidade às informações e ajuda as empresas a se planejarem melhor para enfrentar a concorrência, atender às demandas e lidar com mudanças inesperadas.

Gestão eficiente de estoque

O estoque é crucial para empresas de varejo. O controle sobre ele permite que você armazene o suficiente para atender à demanda e evitar custos desnecessários com itens em excesso.

Ao usar um ERP, você lida com esse desafio de maneira muito mais abrangente. O sistema armazena informações detalhadas sobre cada produto disponível em estoque, histórico de demanda e muito mais.

Assim, você tem informações suficientes para precificar seus produtos, conceder descontos estratégicos, etc.

Além disso, a ferramenta ajuda na previsão de demanda, analisando as tendências de compra do cliente no passado, permitindo modificar o estoque para atender às demandas futuras.

Finalmente, o ERP simplifica significativamente a realização de inventários, agregando maior controle e confiança quanto às quantidades registradas no sistema.

Integração de diferentes canais

Hoje, muitas empresas, além das lojas físicas, também investem em e-commerce para maximizar as vendas de seus produtos.

Ao usar um ERP, elas podem integrar as suas operações a fim de oferecer uma experiência muito melhor para seus clientes.

Por permitir um controle de estoque integrado, o ERP possibilita, por exemplo, que os consumidores possam comprar pela internet e retirar na loja.

Essa é uma tendência cada vez mais crescente no varejo, então as lojas devem estar atentas para melhorarem seus resultados.

Melhorar a eficiência operacional

O software de ERP permite que as empresas capturem, armazenem e gerenciem informações por meio de um sistema automatizado, a fim de organizar e simplificar as operações do dia a dia e reduzir os tediosos esforços manuais ao realizar essas atividades repetitivas.

A solução ajuda os colaboradores a aumentar a eficiência para garantir que as metas sejam cumpridas, melhorando os resultados e reduzindo custos. 

Agilidade no processo de vendas

Os sistemas de frente de caixa, conhecidos como PDV, registram automaticamente os detalhes da transação de vendas, eliminando assim atividades manuais e a ocorrência de erros humanos quando a tarefa é realizada manualmente.

Os modernos softwares ERP de varejo, como o Cake ERP, possuem soluções de PDV integradas, o que garante transações de vendas mais rápidas e fáceis. 

Com a ajuda da solução, os varejistas podem reduzir o tempo de espera dos clientes para finalizar a compra. 

Além disso, o sistema sincroniza os dados em tempo real, o que permite à gerência supervisionar os negócios em diferentes pontos de venda.

Finalmente, as melhores soluções de PDV são capazes de emitir cupons fiscais, mesmo off-line, o que garante a realização de vendas em momentos que estiver sem conexão, sincronizando logo que possível.

Gerenciamento de preços e descontos

A natureza do negócio de varejo exige um sistema de preços dinâmico. No entanto, acompanhar isso manualmente é uma tarefa bastante trabalhosa.

Por isso, usar um ERP que possa automatizar o processo de registro do preço dos produtos, é imprescindível para tornar o processo simples e sem esforço.

Além disso, o uso de um sistema ERP possibilita o acompanhamento da margem de contribuição de cada produto, o que permite que sua loja possa adotar uma política de descontos consciente e estratégica.

Logo, não seria errado dizer que o uso de um ERP é inevitável em um mercado em que a concorrência está cada vez mais acirrada. 

O sistema inclui recursos que podem melhorar os resultados operacionais de uma loja, trazendo uma vantagem sobre os concorrentes.

Comece a usar um sistema ERP na sua loja

Para que sua loja possa tirar o máximo proveito de um sistema ERP, é muito importante optar por uma solução voltada para o varejo, como o Cake ERP

Essas soluções apresentam recursos otimizados e exclusivos para lojas, como o sistema PDV, que garante maior eficiência na concretização das vendas, ajudando a melhorar a experiência dos clientes.

O Cake ERP é uma solução desenvolvida pela NL Informática, uma empresa nacional que há mais de 38 anos vem construindo uma das mais sólidas carteiras de clientes na área de softwares de suporte à gestão.

Todos os produtos NL são certificados e possuem um dos mais altos níveis de confiabilidade.E então, gostou de conhecer os benefícios de usar um ERP na sua loja? Você pode começar a usufruí-los agora mesmo, testando gratuitamente o Cake ERP por 10 dias! Clique aqui e aproveite!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *