Atividades curriculares e o funcionamento de uma escola

Publicado por redator em

A escola é um ambiente de aprendizado, seja esse ambiente um berçário de 0 a 1 ano, seja uma escola de ensino infantil, fundamental e médio. Isso porque , é nesse ambiente que o aluno presencia suas primeiras relações sociais fora do ambiente familiar e aprende novas habilidades, seja tocar um instrumento, cantar, ler, enfim, se desenvolve de forma multidisciplinar.

Por conta desses inúmeros aspectos que rodeiam esse ambiente, existem muitas considerações que precisam ser feitas para que a escola correta seja escolhida.

Assim como a frequência em uma boa escola de musica sp garante a você um bom desenvolvimento técnico, uma boa escola garante um conhecimento artístico, econômico e social mais apurado.

Neste artigo iremos falar sobre os vários aspectos e serviços complementares que uma escola pode oferecer, como as atividades extracurriculares e locais para refeições.

Atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares são todos os cursos e oficinas, como também todas as atividades que a escola oferece e que não estão dentro da grade tradicional e obrigatória das acadêmias.

De modo geral, elas são muito ofertadas em escolas que possuem horário integral, porém, cada vez mais escolas de período parcial tem oferecido essas atividades e atraído os pais.

A palavra extracurricular se refere ao fato de que todas as suas atividades estão fora do contexto curricular obrigatório. Assim, essas ações permitem que os alunos aprendam conteúdos que ultrassom os limites da sala de aula, permitindo que haja uma formação mais complexa.

Para se ter uma ideia, algumas escolas possuem parcerias com escola de musica em guarulhos, oferecendo oficinas de música, ensino de instrumentos. Já outras possibilidades de curso são:

  • Ensino de idiomas;
  • Danças;
  • Artes plásticas;
  • Culinária;
  • Atividades esportistas;
  • Educação financeira.

Há muitas vantagens em uma instituição de educação oferecer as atividades extracurriculares.

Isso porque, além de serem um diferencial com relação aos concorrentes, essas atividades permitem o estimulo cognitivo, o desenvolvimento afetivo e, consequentemente, o bom desempenho acadêmico.

Essas atividades extracurricular poder dar aos alunos a oportunidade de:

  • Trabalhar a criatividade;
  • Desenvolver taletos;
  • Melhorar o desempenho escolar;
  • Melhorar o convívio social.

Assim, as atividades extracurriculares podem estar em diversas instituições de ensino, tanto nas de ensino maternal como de ensino médio e fundamental.

Refeições na escola

As refeições nas escolas são essenciais para os dias atuais. Osso porque, a escola pode ser uma forma de educar a alimentação de seus alunos, pois fomenta por meio da oferta da merenda uma nutrição mais adequada.

As merendas, como são conhecidas, são oferecidas mais pelas escolas de ensino infantil. Isso porque além de uma alimentação nutritiva, as refeições coletivas permitem que as habilidades sociais sejam desenvolvidas, por conta de um almoço em um ambiente relaxado e agradável.

As refeições que são oferecidas pelas escolas são importantes também para as crianças que possuem alguns problemas como:

1. Não comem bem

Por conta de os alunos estarem em contato com outras pessoas da sua idade, o estímulo a alimentação saudável se torna mais efetiva, já que o exemplo e a imitação é fundamental no processo de aprendizagem.

Assim, no refeitório da escola ele não terá a atenção dos pais para recusar comer determinado alimento, fazendo que comportamento de comer por iniciativa própria seja desenvolvido.

2. Relacionamento social

O espaço da refeição é o tempo ideal para o compartilhamento de experiências e criação de laços.

Desse modo, o refeitório da escola é composto por mesas compartilhadas que favorecem esse tipo de convívio.

Assim, o ambiente além de ser agradável permite o estabelecimento de relações, fazendo com que a criança passe tempo de qualidade com outras pessoas.

As refeições nas escolas podem oferecer muitas possibilidades aos pais, as instituições e principalmente aos filhos, já que poderão experimentar diversos tipos de alimentos e poderá constituir uma rotina, manter relações sociais, desenvolvendo-se de forma saudável.

Desse modo, vimos que uma escola possui diversos aspectos, todos eles importantes para que os alunos se desenvolvam de maneira saudável e bastante segura.

Assim, os pais conseguirão ser atentar para esses tópicos e identificarão quais são os estabelecimentos que podem oferecer aos seus filhos a melhor educação e o melhor ambiente com relação à segurança, como com o uso de comprar catraca, e para o desenvolvimento infantil.

É importante que as escolas levem em consideração a contribuição dos pais nos ambientes escolares, pois só assim é possível ter uma relação e a construção de confiança entre a direção, professores e os responsáveis por cada aluno.

Por isso, ao escolher uma escola, seja criterioso e identifique qual é aquela que atende todas as suas demandas, sejam sociais, econômicas ou culturais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *