As vantagens da terceirização de serviços

Publicado por redator em

No universo mercadológico atual, o foco tanto dos empresários como os dos gestores tem sido a produtividade, que pode ser alcançada e potencializada por meio de diferentes técnicas e estratégias.

Em um ambiente extremamente competitivo, ter um diferencial de produção que reflita diretamente na otimização de processos e redução de despesas é a fórmula do sucesso.

Pensando e agindo dessa maneira, o mercado criou a dinâmica da terceirização, ou seja, a contratação de empresa terceirizada que é especializada em uma determinada função, trazendo mais agilidade e eficiência na execução dos processos.

O investimento na terceirização promove, ainda, uma redução de custos para empresa, que investe a quantia fixa mensal para que o trabalho seja executado por profissionais qualificados, sem somar gastos com treinamentos, formações e contratação de funcionários.

Dessa forma, o valor economizado pode ser aplicado em outras áreas o que traz mais resultados e retornos aos empresários, sócios e investidores.

Serviços terceirizados

Atualmente, muitas áreas dentro de uma empresa podem ser terceirizadas, mas a principio as principais áreas eram:

  • Limpeza;
  • Manutenção;
  • Segurança;
  • Serviços de recepção e portaria.

Com o passar do tempo, as vantagens da terceirização foram vistas e estendidas para outras áreas como a comunicação, a contabilidade, a construção civil e demais áreas prestadoras de serviços.

Em algumas situações as pessoas atuam in company, ou seja, atuam dentro da empresa que solicitou o serviço terceirizado, o que ocorre muito na área da limpeza, recepção e portaria, pois é necessário para execução da atividade.

Entretanto, algumas áreas permitem que o serviço seja realizado na sede da empresa fornecedora, como a comunicação, contabilidade e segurança remota – aquela responsável pelo controle e acompanhamento das câmeras e dos alarmes de seguranças dos estabelecimentos.

Neste último serviço, há também a segurança tradicional, que exige a presença do profissional no local para realização da atividade.

Assim, a terceirização também proporciona a flexibilidade e extensão da empresa sem que seja necessário expandir todas as áreas e criar novos setores e locais, o que também contribui para a diminuição de custos e gastos da organização.

Limpeza

Nas empresas, principalmente as maiores, a limpeza é terceirizada. Isso permitiu a criação e expansão de mais um mercado, pois era necessário organizar e fornecer essa mão de obra especializada para as demais empresas e, diante disso, surgiu a empresa de terceirização de limpeza.

Tal empreendimento pode oferecer o serviço para varias empresas e prefere terceirizar o setor, diminuindo recursos e processos, pois a responsabilidade de uma boa execução e contratação de funcionários fica a cargo da organização fornecedora.

Segurança

Um outro serviço essencial para operação das atividades, depois da limpeza, é a segurança.

É esse setor que fornece equipamentos e materiais modernos e novos para gerar um bom sistema de segurança, diminuindo ao máximo os riscos de invasão e furto dentro das corporações.

Como cada empresa apresenta uma característica e exige um tipo de trabalho, a terceirização permite essa flexibilidade para atender as demandas do mercado.

Além disso, o mercado permitiu o desdobramento e maior especialização e segmentação das atividades dentro de uma determinada área, o que fez com que o mercado se expandisse e fornecesse uma mão de obra bem especializada.

Isso ocorre, por exemplo, com empresas de controle de acesso, ou seja, são voltadas apenas para essa área do mercado que compõem a área da segurança.

Assim, essas empresas são responsáveis por fornecer os equipamentos como catracas, que podem ser mais rebuscadas ou mais modernas com cadastro de digitais para o reconhecimento via biometria. Cartão de proximidade, senhas e portaria remota são outras alternativas para inserir o controlador de acesso aos locais.

Identificação

Como alguns trabalhos exigem que o colaborador fique dentro da empresa contratante, a identificação se faz necessária.

Assim a utilização de uniformes é um dos principais recursos utilizados, também podem ser necessários o uso de crachás, equipamentos de proteção individual quando necessário, camiseta e calça para uniforme.

O uniforme contribui não apenas para identificação, mas também para padronização e estratégias de divulgação, relacionamento e fortalecimento da marca com os seus colaboradores.

Legalidade

Para realizar a contratação desses serviços, é importante que as empresas compreendam e ajam de acordo com a legislação que rege a relação de terceirização de trabalhos.

Desse modo é possível criar um modelo de contrato que não tenham cláusulas que não são permitidas, evitando problemas trabalhistas e constitucionais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *