Ambiente comercial: organização e segurança

Publicado por redator em

ambiente comercial organização

A abertura de um estabelecimento comercial é um grande risco que muitos empreendedores correm para obter bons resultados e alçar novos desafios de empreendimentos.

Para se ter uma ideia, muitos visionários perceberam o potencial de comercialização em uma região em desenvolvimento que, após o crescimento urbano, passaram a se transformar e receber diversos moradores, em uma onda de migração, principalmente nos grandes centros urbanos. Com isso, esses locais se tornaram bons pontos de venda e comercialização.

Um supermercado é um destes empreendimentos que tem grande importância na economia de qualquer local, pois concentra muitos produtos e serviços para um público consumidor amplo e variado.

O gerenciamento deve ser feito de maneira que atenda a todos os clientes, das mais variadas classes sociais, com produtos diversificados e que englobam diversos setores, como:

  • Panificação e produtos artesanais;
  • Latarias e hortifrutigranjeiros;
  • Congelados e refrigerados;
  • Diversificação de carne, peixe e frango.

Além disso, a gestão deve elaborar um planejamento para controle de gastos do supermercado, com organização das movimentações financeiras, entre ônus e bônus, receitas e despesas, oferecendo aos clientes produtos com qualidade e dentro do prazo de validade.

Uso de programas de computador

O emprego de profissionais capacitados no setor é de suma importância, assim como o uso de um sistema de automação comercial para supermercados que vai facilitar os processos burocráticos e de gerenciamento de todo o estabelecimento comercial.

Muitas empresas oferecem esse tipo de serviço com dinâmicas que são utilizadas no dia a dia comercial, como controle de estoque para atender o público consumidor de maneira adequada, com reflexo na saúde financeira do supermercado.

A agilidade de atendimento, a presença de produtos em prateleiras organizadas e a venda de balcão em pleno funcionamento são responsáveis pelo fluxo comercial, garantindo um atendimento proporcional e crescente entre os consumidores.

O software automação comercial supermercado possui muitas praticidades que ajudam no gerenciamento de um supermercado, desde a coleta de dados para o controle financeiro até o controle de estoque para manter os valores dos produtos atualizados e com data de validade em dia.

Isso deve ser feito de modo a não acarretar nenhum tipo de problema com agentes fiscalizadores ou de saúde para os clientes, além de conferir a organização de entrada e saída de notas fiscais.

Acondicionamento certo garante produtos frescos

Produtos que precisam de um ambiente adequado precisam ficar acondicionados em uma câmara fria pequena com fácil acessibilidade para balconistas ou, até mesmo, para os clientes.

De um modo geral, esses itens consistem em geladeiras com cortes de carne bovina, frangos e suínos.

A venda de peixes também deve ser feita em um ambiente mais apropriado, pois este tipo de alimento tem uma data de validade menor em relação aos outros produtos comercializados.

Produtos embutidos, como presunto, mortadela e salames, precisam ser guardados em um ambiente com refrigeração para supermercados desenvolvido especificamente para este tipo de mercadoria.

Logística e fluxo de veículos

A segurança de um estabelecimento comercial deve se estender por todo o seu perímetro, principalmente quando se trata de um local como um supermercado.

Para se ter uma ideia, o trânsito de veículos é intenso, podendo ocasionar um tráfego mais intenso na região onde está instalado, principalmente se um projeto logístico não estiver integrado com a acessibilidade ao local.

Para evitar a aglomeração de veículos, tanto na entrada quanto na saída, e manter a segurança do local, a instalação de um sistema de catraca mecanica pode ser a solução ideal para regular a passagem de veículos, assim como manter a segurança de pedestres que utilizam a calçada.

A presença da tecnologia nos espaços os tornam ainda mais seguros, pois controlam o fluxo dos veículos que entram no estacionamento, podendo ser integrado por meio de um programa de gerenciamento de equipamentos que ajudam na liberação na saída do supermercado.

O acionamento pode ser feito com uma expedidora de tíquete, para a comunicação entre as portarias de entrada e saída, em conjunto com a comunicação empregada com um software de gerenciamento do local, utilizando:

  • Leitor de proximidade;
  • Leitor biométrico;
  • Leitor de ticket de estacionamento;
  • Terminais UHF.

Conforme a localização em que o estabelecimento comercial está instalado, a entrada de veículos é liberada por um destes meios e a cobrança do estacionamento pode ser empregada caso não seja consumido nenhum produto no local.

Para as empresas que prestam serviço na região, como motoboy no ABC, a entrada pode ser permitida para utilizar serviços como banco 24 horas e oficinas de manutenção e troca de pneus, que trabalham em parceria com o supermercado.

Quanto mais modernizado e tecnológico for o estabelecimento comercial e os serviços oferecidos, maior o público consumidor dentro das dependências, principalmente aplicando uma otimização dos negócios, para tornar tudo mais econômico, ágil e seguro para todos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *