Acompanhamento de pós-venda e assistência

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pós-venda e assistência técnica

Os consumidores se apegam a marcas e produtos por uma série de detalhes. Fidelização, relacionamento afetivo, promoções, disponibilidade da marca nas prateleiras de lojas e supermercados. Os motivos de escolha de um produto são variados e devem ser trabalhados pelas empresas de diferentes formas, inclusive no pós-venda.

A necessidade de buscar lojas especializadas em consertos ocorre quando um equipamento eletrônico, como um aparelho de som ou uma televisão, apresentam algum defeito mas que podem ser consertados e voltar a funcionar com uma simples substituição de cabos, placas ou botões.

O relacionamento entre cliente e empresa deve ser um trabalho de fidelização, construído na base da confiança e na entrega de produtos de qualidade.

Assim, o objetivo a ser alcançado deve estar relacionado à satisfação do consumidor, para que a escolha seja sempre por uma marca confiável, em detrimento à concorrência.

A importância da apresentação inicial, como funcionalidade, atendimento e oferta de uma rede de assistência técnica após a compra é imprescindível na escolha e isso pode bastar para que um cliente seja fidelizado, em um processo que pode ser de longo prazo.

Tecnologia permite reaproveitamento permanente

Um produto que está presente em diversos lares é o aparelho televisor. Produto voltado para a diversão e informação da sociedade, é preciso saber que uma tv led queimada tem conserto e, nesta hora, entra em ação a “operação recuperação”.

Uma assistência técnica deve estar vinculada a uma rede própria da marca, para oferecer um serviço adequado e que seja capaz de atender o cliente da melhor forma possível.

Além disso, o profissional deve ter um curso específico para o conserto de cada equipamento eletrônico que chega em sua loja.

Esses cursos devem ser oferecidos pelas empresas que fabricam os equipamentos eletrônicos pois, na maioria das vezes, as placas utilizadas possuem um fornecedor exclusivo para garantir a qualidade e a eficiência do produto.

Do mesmo modo, o consumidor deve ser informado sobre os procedimentos quanto ao conserto de tela de tv led, que pode ser identificado pelo técnico nas seguintes etapas:

  • Detecção de mau funcionamento;
  • Apresentação de orçamento sobre peças e serviços realizados;
  • Laudo técnico de avaliação;
  • Procedimentos adotados para substituição de peças.

Caso o equipamento esteja dentro do prazo de garantia estipulado pela fábrica, ou o proprietário apresente um seguro do equipamento, os serviços devem ser realizados sem qualquer custo, inclusive quanto à retirada e devolução em domicílio.

Nesse cenário ainda é possível que a empresa realize a troca do equipamento sem custos extras.

Já no caso do mau-funcionamento apresentado ocorrer fora do prazo de validade da garantia do produto, ou tenha sido causado por uso de forma inapropriada, o conserto TV LCD pode ser feito mediante apresentação dos custos, determinando as peças a serem substituídas e todo o trabalho técnico a ser colocado em prática.

Estando em acordo com as diretrizes apresentadas, o cliente pode liberar o conserto e arcar com os custos, sem nenhum ônus à fabricante ou revendedora.

A fidelização de clientes além do produto

Dentro dos serviços oferecidos por uma empresa corporativa, como produtos de qualidade e bens, é preciso ampliar o contato com o consumidor.

A oferta de bancar o custo de frete e transporte de pequenas cargas, entre a loja onde o produto foi adquirido e a residência do comprador, pode ser uma forma de agradar e, ao mesmo tempo, reforçar a proximidade da marca junto a seu público-alvo.

Ambiente apropriado para equipamentos

Uma loja de assistência técnica deve estar atenta quanto aos serviços que serão oferecidos dentro da sua rede de atuação, entre as várias marcas presentes no mercado.

Os profissionais deste setor podem ajudar na montagem de quadros elétricos apropriados para atender à demanda de energia para o pleno funcionamento dos equipamentos eletrônicos.

Além das residências, muitos estabelecimentos comerciais utilizam televisores de LCD para informar os consumidores, como forma de propaganda no interior de lojas, ou como painel eletrônico em anúncios de lanchonetes e restaurantes.

Nestes casos, o técnico deve ser responsável em apresentar o melhor cenário para o uso dos equipamentos eletrônicos, montando um painel de comando industrial para suportar toda a carga elétrica com eficiência, praticidade e segurança.

A abrangência dos serviços prestados ao consumidor valoriza a marca e todo o atendimento ofertado a partir dos cuidados com os equipamentos, inclusive quanto ao atendimento.

A competência se junta a todos os atributos relacionados à qualidade dos produtos, no preço frente à concorrência, o rendimento e, até mesmo, a durabilidade.

A empresa de assistência técnica que se presta a cobrir todas as necessidades do cliente, garantindo satisfação, acaba garantindo a fidelização do público-alvo e reforça o compromisso com os trabalhos oferecidos e na valorização da marca junto ao mercado consumidor.


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