A segurança necessária para o seu negócio

Publicado por redator em

Para uma empresa dar certo, muitos setores precisam funcionar, dentre eles, o de Segurança do Trabalho. Este setor tem a função de evitar acidentes no ambiente de trabalho, visando proteger aos funcionários e a imagem empresarial.

Investir neste setor representa redução de custos e cuidado com a mão de obra qualificada da empresa, além disto, com a credibilidade e confiabilidade em relação ao serviço prestado.

Este setor visa cuidar os funcionários, por meio de equipamentos de segurança necessários e orientações sobre como proceder no local de trabalho.

A Segurança do Trabalho é regulamentada por normas e leis do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Além disso, ela é regulamentada também pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Ter um setor de segurança do trabalho representa muitos benefícios, como, por exemplo:

  • O cliente fica mais confiante sobre o serviço prestado;
  • O funcionário trabalha melhor, pois sabe que é amparado e protegido pela empresa;
  • Você consegue evitar acidentes e, consequentemente, reduzir despesas;
  • Sua empresa fica dentro das normas e leis trabalhistas.

Além de trabalhar com os equipamentos de proteção individual, o setor também atua na sinalização de segurança, no que se refere a cores, placas, faixas, e qualquer objeto que sirva de indicativo para que o trabalhador e o cliente visualizem e tomem o cuidado necessário.

Por exemplo, em locais onde o piso está molhado deve haver uma sinalização adequada, bem como locais com escadas, elevadores, dentre outros.

Os avisos precisam ser vistos e reconhecidos como um sinal de atenção, e isso também depende do tipo de material utilizado em sua confecção. Quem regulamenta isto é a NR-26 (Sinalização de Segurança) que trabalha com as cores no ambiente de trabalho para prevenir acidentes.

A presença das cores diferenciadas pode facilitar nos seguintes aspectos:

  • Delimitação de áreas;
  • Identificação de tubulação;
  • Advertir sobre riscos com a presença de gases;
  • As cores podem indicar toxicidade de alguns elementos.

Estas cores geralmente estão associadas a placas, que devem ser postas em locais visíveis a todos os presentes.

A Segurança para manusear itens variados

Em alguns momentos, no local de trabalho, será necessário manusear produtos químicos. E, existe os equipamentos de segurança específicos para essa função.

Dentre os produtos químicos mais utilizados, e que se deve ter a devida cautela no manuseio (por se tratar de um componente inflamável), está o Álcool Isopropílico.

Ele é utilizado para limpar as superfícies de placas eletrônicas e também na composição de produtos, como tintas, vernizes e removedores, sendo indicado para profissionais que trabalham com polimento de automóveis, por exemplo.

O álcool isopropílico automotivo é utilizado para o polimento da pintura do veículo. Com o álcool é possível realizar os procedimentos necessário de forma correta. Em geral, este material é utilizado quando o veículo precisa passar por alguma inspeção.

Outro material muito utilizado, que também possui sua importância em diversos tipos de negócios, é o Saco antiestatico. Ele é como um plástico, utilizado para guardar itens que geram cargas eletrostáticas, e que podem danificar o equipamento. Ou seja, este saco é utilizado em equipamentos mais sensíveis.

O material é transparente como uma forma de segurança, pois fica mais fácil identificar o tipo de equipamento que está contido em seu interior. A vantagem é que esta embalagem pode ser reutilizada várias vezes, diminuindo o impacto ambiental do seu uso.

A segurança interna como estratégia de marketing

Como citamos no artigo, a segurança aumenta a confiabilidade da empresa e a equipe de marketing pode criar uma ação ou campanha em cima disso, tanto para conscientizar os trabalhadores sobre a importância de seguir as normas e regras impostas pelo setor, como também no público, de modo geral.

O departamento responsável pela segurança do trabalho pode promover campanhas de conscientização, para fixar no colaboradores a importância de seguir as normas de segurança.

Essas campanhas podem estar alinhadas ao conceito de endomarketing, trazendo um maior engajamento por parte do quadro de colaboradores.

Uma ótima forma de trazer os ideais de segurança aliado à satisfação do colaborador pode ser com os brindes corporaticos, que podem ir desde uma uma caneta, uma caneca personalizada, uma agenda, garrafa até uma Camisa de basquete personalizada.

O tipo de brinde vai depender do segmento da empresa e do tipo de engajamento que a equipe de endomarketing deseja. Nesta hora, vale a pena ser criativo!

Com isto, os funcionários se sentem mais importantes e estimulados em relação aos métodos de proteção.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *